Menu

Nazaré, um nome acima de qualquer suspeita

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quando li uma declaração do vice-governador Major Rocha de que no seu gabinete foram comprados em dois meses 41 mil reais de sacos de lixo, convenhamos, volume muito alto, fiquei espantado. O Rocha está na cota dos que fazem denúncias com documentos. Uma denúncia que; em princípio atingia em cheio a sua antecessora Nazaré Araújo; uma figura humana sem ranço, honesta, acima de qualquer suspeita, diria que foi uma das poucas figuras que não naufragou na equipe do governo passado. Não me pronunciei de imediato porque tinha que checar uma situação que não deixava de ser absurda. E recebi a informação de que de fato a compra existiu, mas plenamente justificável, já que os sacos de lixo em contestação foram adquiridos para serem usados pelas famílias vítimas da alagação e mantidas pelo governo. Isso somente reforçou a boa imagem que tenho da então vice-governadora Nazaré Araújo. E como tal, não podia deixar que a sua figura pública ficasse com a nódoa da suspeição, por isso o comentário agora depois de vários dias do fato. E para concluir, uma observação: nunca precisei da Nazaré para nada no governo. Nem para tomar um café. Registre-se.


CORONEL MÁRIO CÉSAR: “NÃO VOU RENUNCIAR”.


O Comandante da PM, Coronel Mário César, resolveu esticar a corda com seu adversário, o vice-governador Major Rocha e seu grupo, ao anunciar ontem à coluna de que, não pensa em renunciar, cedendo assim ás pressões do grupo do Vice. “Estava na reserva, fui chamado e nomeado pelo governador Gladson Cameli para o cargo, não cometi nenhuma ilegalidade. Enquanto for da confiança do governador eu fico”, destacou o Coronel Mário César.


DIFERENÇAS CONTORNÁVEIS


Sobre a alegação para pedir a sua saída de que não tem boas relações com o secretário de Segurança, Paulo César, como denuncia o vice-governador Major Rocha, o Comandante da PM reconhece que há diferenças, mas nada que impeça a execução do que é planejado na equipe.


PONTO SEM VOLTA


Esta disputa entre o vice-governador Major Rocha e o Comandante da PM, Coronel Mário César, chegou a um ponto que não tem mais volta para o governador Gladson Cameli: ou demite o Comandante e agrada o seu Vice, ou não demite e entra em rota de colisão com ele.


CHEGA E VIAJA


A chegada do governador Gladson Cameli está prevista para amanhã, em Rio Branco. Mas é possível que emende na segunda-feira uma ida à Brasília. Fica a dúvida se vai resolver de uma vez esta questão da PM, ou se ele fará como se diz no popular, adiar e cozinhar o galo


NOME NA MESA


Os discursos de ontem na reunião do MDB foram todos no sentido de candidatura própria a prefeito de Rio Branco, com o deputado Roberto Duarte (MDB) na cabeça de chapa. Duarte é agora o presidente do diretório municipal do MDB. A sua candidatura não tem mais volta.


COM QUE ROUPA QUE VAI


A única dúvida é saber com que roupa que vai o deputado Roberto Duarte (MDB) para a disputa da PMRB: se com a atual de oposição ao governo Gladson Cameli, ou se refluirá para uma posição mais conservadora de aliado, e assim conquistar o apoio da máquina estatal.


EM QUALQUER CENÁRIO É COMPETITIVO


Em qualquer dos dois cenários: de oposição ao governo Gladson como é atualmente ou como aliado, o deputado Roberto Duarte (MDB) será um nome competitivo na eleição para a prefeitura da capital. Duarte saiu fortalecido na capital, onde foi o deputado mais votado.


NADA CONTENTE


Deputados da base do governo não estão contentes; com o líder do governo, deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISITAS), porque acham que, ele abandonou o coletivo para tratar dos interesses de um grupo que formou na ALEAC, composto pelos deputados Neném Almeida (SD), Whendy Lima (PSL) e Chico Viga (PHS). Diniz é visto por alguns colegas como Jacaré- Açu, comendo cargo atrás de cargo e chorando. O certo é que falta muito para a unidade da base.


SÓ COM CARTA-BRANCA


Perguntei ontem ao vice-governador Major Rocha se irá continuar atuando para unificar a base do governo na Assembléia Legislativa. E a resposta foi enigmática: “só se tiver carta-branca do Gladson”. Carta-branca, traduzindo, quer dizer ter o poder de resolver pedidos.


EXEMPLO DE POLÍTICO


Existem políticos que passam pela vida pública e saem enlameados. O ex-deputado Chagas Romão, que entregou ontem a presidência do diretório municipal do MDB, é daqueles que saiu da vida parlamentar sem uma mancha durante os vários mandatos que exerceu. Belo exemplo.


DERROTA DA MARA ROCHA


A declaração feita ontem da Colômbia pelo governador Gladson Cameli de que manterá no cargo o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, cuja demissão é defendida pela deputada federal Mara Rocha (PSDB) e o seu grupo, foi uma derrota política para a parlamentar.


MENTORA DA NOMEAÇÃO


A deputada federal Mara Rocha (PSDB) foi a mentora da nomeação do Paulo Wadt para a Agricultura, já que a indicação partiu do seu grupo, atropelando o nome defendido pelo senador Sérgio Petecão (PSD). Mas o desencanto veio rápido, e hoje estão rompidos.


RIBAMAR É UM TAREFEIRO


O chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, virou o saco de pancadas políticas neste governo e ganhou a fama da “Bad Boy” do Cameli. Pancadas injustas, Ribamar é um tarefeiro, não move uma palha em nomeações, por um motivo simples: quem tem a caneta é o governador.


NOMES POSTOS


Os nomes postos até aqui para disputarem a PMRB no próximo ano são os do ex-deputado Jamil Asfury (PSC), Coronel Ulisses (PSL) e Roberto Duarte (MDB). Nomes ventilados, mas que não se pronunciaram: Socorro Nery (PSB), Minoru Kinpara (REDE), Mara Rocha (PSDB) e Alan Rick (DEM). Os quatro últimos somente devem se pronunciar no próximo ano.


OS CAMINHOS DA ESQUERDA


Os caminhos da chamada “esquerda” (sic), formada pelo PT-PCdoB, estão bifurcados para a disputa da prefeitura de Rio Branco em 2020. Não tenho dúvida de que se a prefeita Socorro Neri for disputar a reeleição, o PT e PCdoB estarão com ela. Não disputando, procuram outro nome. Não vejo mais alternativas.


NÃO TEM FORÇA


A situação dos médicos cubanos é calamitosa, fazendo bico fora da medicina para sobreviver. Mas é perda de tempo procurar a bancada federal por uma alternativa para trabalharem na capital na Associação dos Servidores do Acre. Os deputados federais não têm este poder.


CRM EM CIMA


Os médicos cubanos para atender em unidades de saúde, depois do fim do convênio entre Brasil-Cuba, estão impossibilitados de exercer a profissão no país. O CRM está em cima. Para clinicarem legalmente teriam que serem aprovados numa prova do REVALIDA. E ponto.


DECISÃO TOMADA


A informação que tenho do grupo do vice-governador Major Rocha é de que uma negativa do governador Gladson Cameli em demitir o Comandante da PM, Coronel Mário César, a reação de Rocha está definida: lava as mãos com o sistema de segurança com total desvinculação.


MELHOR VENDER BODÓ


Caso a bancada de apoio do governo Cameli, que é amplamente majoritária na Assembléia Legislativa, for derrotada pela minoria opositora, não aprovando os nomes de Leilane Ribeiro para o Acreprevidência e do João Pereira para a ANAC, melhor ir vender bodó na esquina.


QUEDA NA MORTANDADE


Uma boa notícia que vem de Cruzeiro do Sul na área de segurança, a queda drástica no número de execuções que estavam alarmantes naquele município. Temos que registrar o bom trabalho da PM e Polícia Civil no combate ao crime. E esperar que a violência caia ainda mais.


ANA BEIRUTE


Uma grata surpresa ontem na reunião do MDB para a escolha dos novos dirigentes municipais, foi a filiação da Dra. Ana Beirute, para ser candidata a vereadora de Rio Branco na próxima eleição. É bom para a política quando se vê pessoas capacitadas assumindo candidaturas.


ESPAÇO DAS MULHERES


Cada vez mais mulheres com qualificação devem buscar o seu espaço na política, porque será através do mandato que terão oportunidade de projetar novas conquistas. Ana Beirute terá na campanha para vereadora a experiência do marido, ex-vereador e médico Carlos Beirute.


AINDA SOBRE MULHERES


Estava ontem em uma roda de jornalistas e o comentário era o trabalho da senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS), que consegue projetar cada ação parlamentar. Sempre está criando pautas positivas novas. Ainda agora, percorreu vários municípios para priorizar as suas emendas. É boa a sua projeção, por servir de exemplo para outras mulheres entrar na política.


BOA ASSESSORIA


A senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) foi inteligente em se cercar de bons assessores.


NÃO PODE DEIXAR PARA AMANHÃ


O governador Gladson Cameli não pode postergar e ir empurrando o problema com a barriga, porque é algo grave e que envolve a segurança, e com reflexos no Estado, notadamente, numa capital que é uma das mais violentas do país. Tem que chegar amanhã com a decisão amadurecida se manterá ou não no Comando da PM o Coronel Mário César. Se vai manter, ponto! Se não vai manter, que demita e anuncie logo um nome novo. É uma questão delicada que não pode ficar em banho-maria. E até porque é um impasse que não está transmitindo para a população uma boa imagem do seu governo. Ao contrário, molda uma imagem conturbada. Alguém sairá desfavorecido da briga, mas quem vai ganhar não importa. O que importa para o povo é que o sistema de segurança funcione e devolva a paz aos acreanos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.