Menu

Pacientes reclamam que PS está sem ortopedista nesta sexta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não há ortopedistas nesta sexta-feira, 03, na escala de profissionais do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o único Pronto Socorro público da cidade. Segundo funcionários da própria unidade, desde o mês de fevereiro, vários horários têm ficado descobertos de profissionais especializados.


A escala de hoje, enviada ao ac24horas, atesta o desfalque de ortopedista, médico responsável por avaliar e realizar procedimentos, por exemplo, nos pacientes que chegam ao hospital com fraturas causadas por acidentes automobilísticos.

Publicidade

A escala dos profissionais regida pela Gerência de Assistência do Pronto Socorro mostra que nesta sexta, nenhum médico ortopedista está disponível para os cidadãos.


Caso um dos médicos de plantões esteja no centro cirúrgico, o paciente que chegar ao Pronto Socorro não terá o atendimento e avaliação devidos. A situação preocupa os demais profissionais de saúde no local.


“Recebemos o paciente, mas se não tiver médico, não dá para trabalhar. Não podemos receitar, nem avaliar paciente de trauma assim. O clínico pode até observar e fazer um paliativo, mas quem sabe mesmo é o ortopedista, porque foi para isso que ele estudou”, disse um enfermeiro do hospital.


O ac24horas tentou buscar informações sobre o assunto, por telefone, junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), mas até a publicação desta matéria, a Sesacre não respondeu a solicitação, nem retornou as ligações. O site ressalta que o espaço está aberto para retratação do estado com relação ao caso.


 



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido