Menu

Pacientes do Hospital do Câncer protestam na Aleac; veja o vídeo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital do Câncer em Rio Branco, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), superaram as dores físicas e foram pedir socorro aos deputados estaduais durante a sessão desta quinta-feira, 02, na Assembleia Legislativa.


O grito de socorro é de quem enfrenta a difícil doença e além de lutar contra um câncer é obrigado a conviver com o descaso do poder público. As pacientes denunciam falta de medicamentos e até, acredite, de um atendimento humanizado por parte até dos médicos.

Publicidade

“Estamos a mercê da sorte. Estamos reivindicando um atendimento com mais qualidade, começando pela situação da estrutura física do prédio. O teto só falta cair nas nossas cabeças. Não tem sequer um bebedouro com água. O atendimento é muito ruim desde a recepção. Alguns médicos nos tratam muito mal, bem diferente de quando nos atende em seu consultório particular”, afirma Jovelina Nava, que faz tratamento contra um câncer de mama.


O mais grave é que, segundo a denúncia, crianças, mulheres e homens estão morrendo por falta de tratamento.


“Temos aqui várias pessoas com comprovantes de compra de medicamentos, não tem uma simples seringa e não tem verba para o TFD. Esse problema vem de muito tempo e todos os dias morrem gente por falta de tratamento”, acrescenta Jovelina.


Por falta do tratamento de radioterapia, muitos pacientes são obrigados a fazer o tratamento na unidade do Hospital de Amor em Porto Velho. Os pacientes relatam a diferença em relação ao Hospital do Câncer do Acre.


“O tratamento em Porto Velho é completamente diferente. Chegamos lá e somos bem atendidas com humanidade do portão até a sala do médico. Eu fui vítima do Unacon. Comecei, mas como o tratamento demorou muito a doença voltou. Eu disse que nunca mais pisava no Unacon e graças à Deus eu consegui e estou fazendo tratamento em Porto Velho. Estamos pedindo socorro pelas crianças, homens e mulheres que estão morrendo por falta de tratamento no Hospital do Câncer do Acre”, diz Maria de Fátima Oliveira.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido