Menu

Guardião vai sofrer auditagem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Segurança Pública, Coronel Paulo César, determinou que seja feita uma auditagem minuciosa no uso de escutas no denominado Guardião, para saber se o instrumento de auxílio às investigações policiais chegou a ser usado de maneira indevida, sem autorização judicial para efetuar os grampos de telefones de políticos ou adversários do governo passado. A informação foi dada ontem pelo vice-governador Major Rocha ao BLOG DO CRICA. Para Rocha, o que se quer saber é se o Guardião, que tanto tem seu uso contestado sempre foi acionado dentro do que prevê a legislação. “Deve ser por isso que estão soltando informações na imprensa dizendo que querem tirar o aparelho do comando da polícia, alguém deve estar com temor de alguma coisa. Mas se tiver algo errado na utilização, o autor vai pagar pelo crime”, disse Rocha com ironia.


PERPÉTUA NEGA DISSIDÊNCIA DO PCDOB COM NERI


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) negou ontem à coluna de que, quando coloca no debate uma candidatura própria à prefeitura da capital, se trate de confronto com a prefeita Socorro Neri, mas diz apenas a ao fato de adequar-se à proibição das candidaturas proporcionais. Lembra Perpétua (foto) que, o PCdoB integra a base da prefeita na Câmara Municipal de Rio Branco, tem o secretário de Educação; o professor Moisés Diniz, que é do PCdoB, e ainda participa com outros quadros. E explica a parlamentar que a discussão sobre a decisão de candidatura somente se dará quando a prefeita Socorro Neri dizer se disputará a reeleição. E reforça acrescentando que não há rompimento, lembrando ser ela da base de apoio à prefeita Socorro na Câmara Federal, a quem tem procurado ajudar. Registrado. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado. Entre mortos e feridos escaparam todos.


BOA NOTÍCIA


Muito boa para os desportistas a notícia de que o governador Gladson Cameli vai recuperar o estádio “Arena da Floresta”, que foi recebido destruído. Ou recuperava ou se acabava de vez.


TRAÇAS E CUPINS FIZERAM A FESTA


Quem é que imaginava um time da tradição como o Rio Branco Futebol Clube ter que disputar o campeonato da Série C com um combinado do Vasco da Gama e Náuas. Parece que bateram milhares de traças e cupins e destruíram o patrimônio do clube, que vive hoje só do nome.


FORA DO JOGO


Não adiantam as especulações sobre a Marfisa Galvão (PSD) ser candidata à vice-prefeita na eleição do próximo ano. O senador Sérgio Petecão (PSD) descarta de cara esta hipótese.


BUSCA DA MODERNIDADE


Não ficou só num bom projeto. A senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) está correndo para viabilizar a implantação de um Parque Tecnológico, o que seria um avanço para o Estado. Não se pode pensar em modernidade, desenvolvimento, sem a ciência da tecnologia.


BEM MAIS DESENVOLTO


O deputado Chico Viga (PHS) mudou da água para o vinho na sua atuação parlamentar. Nos mandatos anteriores era o líder da “bancada dos mudinhos”, na atual legislatura tem ido à tribuna defender projetos e se encontra engajado nas comissões parlamentares.


FALTA RESOLUTIVIDADE


O vice-governador Major Rocha garante que na mini-reforma a Secretaria de Polícia Civil vai virar um Departamento, mas sem perder a autonomia financeira e administrativa, mas ficará subordinada à secretaria de Segurança Pública. Diz que, o que se busca é a maior solução de crimes, que caiu muito e vem sendo alvo de reclamações do MP. Não pode continuar, diz.


NÃO PODE MAIS CONTINUAR


Para Rocha, não pode mais haver a cisão dentro da Polícia Civil porque isso prejudica a investigação dos crimes. Não vê problema nenhum do sistema de Segurança ser comandada por um Coronel da PM. “No governo passado não era comandado por um Delegado?”. Com o argumento, rebate o Delegado que diz não querer ser comandado por um PM. “Para mim, não importa de onde é o secretário, o que o governo quer é que a polícia seja unida e efetiva”, diz.


AUDITAGEM NO GUARDIÃO


Para Rocha, o que deve ter motivado as denúncias sobre o uso do Guardião é que alguém deve estar preocupado com o pedido de auditagem nas operações realizadas feito pelo secretário Paulo César, para saber se todas as gravações efetuadas até aqui tinham autorização judicial. “se alguém fez algo errado, fez gravação para prejudicar adversário político, terá que pagar, deve se este o temor”, enfatiza o vice-governador Major Rocha.


CAIXA DE PANDORA


Esta questão do Guardião será como abrir a caixa de pandora. Desde a sua instalação se acusa que se fez uso do instrumento de gravar conversas sem autorização judicial e para fins políticos, mas ninguém provou nada até aqui. Mas com esta auditagem o véu será tirado. Será uma novela de capítulos emocionantes..


A PAZ É QUE INTERESSA


Que se entendam. O que a população espera da nova equipe da segurança é que os bandidos sejam tirados de circulação, drogas sejam apreendidas, assim como armas, e se consiga tirar de Rio Branco o troféu de ser uma das cidades mais violentas do país. Chegou ao limite.


O GALO DO WADT ESTÁ COZINHANDO


O vice-governador Rocha se mostra muito preocupado com o que está acontecendo com o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, fala que não vai se meter, mas repudia declarações dele no projeto Moreno Maia, quando na ocasião teria dito que “todo político é ladrão” e que foi escolhido por ser técnico. O que posso dizer é com estas atitudes é que o seu galo está cozinhando, alerta Rocha. Denuncia também que, como secretário não pode intermediar compra de terras por rondonienses no Acre,, como teria tentando com o empresário Jorge Moura.


ABACAXI CASEIRO


Essa questão do secretário de Agricultura, Paulo Wadt, é um abacaxi caseiro, a sua indicação foi chancelada pela deputada federal Mara Rocha (PSDB), com a qual hoje se encontra rompido. Não conheço nenhum secretário que trombou com a classe política e ficou no cargo


É PRECISO DESENHAR?


Esta coluna não tem intenção de agradar ou desagradar quando comenta um fato político. Não brigo com a notícia. Não tenho satisfação a dar ao governador e a nenhum dos seus secretários. Por isso, não peço licença para dar uma notícia. Refiro-me ao comentário de ontem sobre a possível candidatura do Thiago Caetano à PMRB. É preciso ter de desenhar?


NEM A PAU, JUVENAL!


Comento fatos de bastidores, disso não abro mão. Se o candidato do Gladson Cameli vai ser o Cabide, o Montana Jack ou o Thiago Caetano, para mim tanto faz quem será o escolhido. E tampouco quem será o futuro prefeito de Rio Branco. Calar para agradar, nem a pau, Juvenal!


DEU UMA LOBA


Até hoje o governador Gladson Cameli não chamou o deputado federal Alan Rick (DEM), que foi importante na sua eleição, para conversar sobre o episódio da demissão no Planejamento. Prometeu que o faria e se mandou para a Colômbia lhe dando a popular loba. Fez pouco caso.


E ISSO É PORQUE PRECISA DO ALAN!


O que chama a atenção neste tratamento de desdém do Gladson Cameli com o deputado federal Alan Rick (DEM), é que o governador precisa das emendas parlamentares do Alan. Se faz isso com um deputado federal da sua base, imagine o leitor, com um aliado sem mandato.


SORTE DO CAMELI


A sorte do governador Gladson Cameli é que tem na presidência da ALEAC o deputado Nicolau Junior (PROGRESSISISTAS), que é equilibrado, conversa com os deputados, se na presidência não tivesse um aliado da postura do Nicolau, essa base do governo na ALEAC já seria um caco.


FAZENDO PREGAÇÃO


Um amigo de muitas campanhas políticas no jornalismo me perguntou ontem o que faz como assessor especial do governador o ex-deputado Jairo Carvalho. Fiquei matutando um pouco, e arrisquei: – Como ele é Pastor Evangélico, deve estar fazendo culto e pregando para o Cameli.


ELEIÇÃO NO GLORIOSO


Até o fechamento da coluna apenas a chapa encabeçada pelo deputado Roberto Duarte (MDB) tinha sido registrada para a disputa da presidência municipal do partido, na próxima sexta-feira. Duarte é o candidato do deputado federal Flaviano Melo, que dá as cartas no Glorioso.


CHAPA ALTERNATIVA


Embora o jornalista Wiliandro Derze diga que já fechou a sua chapa, não registrou. Se conseguir registrar vai travar uma disputa de David contra Golias, por não ter apoio da cúpula.


NÃO TEM QUE PENSAR


Sobre a sucessão municipal a prefeita Socorro Neri será peça importante sendo ou não sendo candidata. Mas não tem que colocar isso em debate neste momento, isso é assunto para se começar a discutir no próximo ano. Se antecipar este debate, ela liquida sua administração.


VÃO ENTRAR NUMA FRIA


Posso até estar enganado, mas acho que não estou. Estou pagando para ver os deputados que prometeram baixar o preço da conta de luz com a “CPI da ENERGISA” cumprir. Guardei até a minha fatura deste mês para comparar com o preço da fatura após o fim da CPI para cobrar.


NÃO TEM ESTE PODER


Os deputados que chancelaram a “CPI da ENERGISA” sabem que o Legislativo acreano não tem nenhum poder para reduzir a tarifa de energia elétrica. E nem do valor do ICMS. Mas já que pariram o Mateus, os senhores terão que embalar o mostrengo e serão cobrados sobre isso.


FRASE DO DIA


“Nunca ensine um porco a cantar. Você perde o seu tempo e ainda perturba o porco”.
A frase acima se aplica a muitos políticos. É de autoria de Paul Dickson, escritor americano.


AFINANDO NO DIAPASÃO


A bancada de apoio ao governo continua a ser afinada no diapasão. Dentro do novo contexto de atuação a oposição e os que a acompanham serão tratados como adversários do governo. É que os seus integrantes têm me dito. Outro ponto afinado foi que a liderança do governo continuará com o deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) e desta feita dentro de uma unidade, o que não vinha acontecendo até este momento. E neste caso vai prevalecer a vontade da maioria governista nas votações. Pode vir o argumento que isso não é democrático. Balela! Não ser democrático é a bancada minoritária de deputados dar o rumo para a bancada majoritária. No parlamento é assim: manda a maioria. O restante, protesta.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.