Menu

Pesquisar
Close this search box.

Parques de Rio Branco estão abandonados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Onde ir quando se precisa de um espaço público em Rio Branco? O ac24horas percorreu os parques de Rio Branco, conversou com moradores e constatou o dramático abandono desses equipamentos públicos. No bairro Eldorado II, o vídeomaker Kennedy Santos começa uma viagem jornalística pelo Parque Vale do Açaí, construído pelo então governador Binho Marques no âmbito das Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), programa que pretendia melhorar o desenvolvimento humano em regiões vulneráveis. Hoje, pontos do Vale do Açaí estão completamente degradados e se transformaram em pontos de consumo de droga -ou alaga as casas quando chove. “Estamos vendendo a casa por conta do abandono daqui”, disse uma moradora do bairro Chico Mendes, um dos locais cortados pelo parque. Na casa do Antonio e da Silvana, por exemplo, a água chega a 1,70 metro dentro do imóvel.


Esgoto, água servida, muito lixo, carcaças de móveis, eletrônicos e balseiros tomam conta do Igarapé São Francisco, onde a natureza, de tão generosa, propícia cenas inusitadas: um homem cuida de 18 jacarés. Logo perto, no Parque Igarapé Fundo, usuários consomem drogas na frente de todo mundo e não há segurança.

Anúncios


Ao final, uma parceria com o Iapen permite a limpeza e recuperação de alguns parques. No geral, a população não tem onde ir quando quer tirar um tempinho para o lazer e diversão com a família. Veja o vídeo!


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido