Menu

Malária cai 60% nos primeiros três meses de 2019 no Acre

Aumento de malária no Juruá - Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A incidência da malária caiu cerca de 60% no Acre no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (25) o Ministério da Saúde. Foram 9.787 em 2018 contra 3.334 em 2019. No País, os dados do Ministério da Saúde apontam redução de 38%.


O anúncio marca o Dia Mundial da Malária, lembrado nesta quinta-feira. De janeiro a março deste ano, a pasta notificou 31.872 casos novos da doença. No mesmo período em 2018, foram registrados 51.076 casos de malária no país. Os dados foram apresentados pelo coordenador-geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, Cassio, durante o 4º Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que acontece hoje, em Manaus (AM). Na ocasião, a pasta também lançou a campanha “Brasil Sem Malária”, com foco na região Amazônica, que concentra mais de 99% dos casos da doença.

Publicidade

A redução dos casos de malária no país se deve, principalmente, à integração das ações de saúde realizadas pelo Governo Federal em parceria com os Estados, Municípios e a população contra a malária. Para 2019, entre os principais desafios, estão os de manter a continuidade das ações de vigilância da malária, melhorando a oportunidade no diagnóstico e tratamento, resposta rápida a surtos, mobilização social e orientação de prevenção da doença para a população, fortalecimento dos níveis locais, além de comprometimento de todos os envolvidos nas ações de prevenção da doença.


A reportagem do ac24horas procurou as autoridades de Saúde no Acre para comentar os números, mas não obteve sucesso.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido