Menu

Pesquisar
Close this search box.

Crianças do Hospital do Câncer só irão receber medicamentos no mês de maio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma dívida de mais de 70 mil reais deixada pela gestão governamental anterior tem causado dor e sofrimento às dezenas de crianças internadas no Hospital do Câncer, em Rio Branco. Os medicamentos necessários aos pacientes com leucemia, por exemplo, só devem chegar em meados do mês de maio. Até lá, familiares se viram como podem a espera dos insumos.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a dívida fez com que o único laboratório fornecedor dos medicamentos se recusasse a abastecer o Estado com os remédios específicos para o tratamento de câncer, fazendo com que o Hospital do Câncer continue sem medicação.

Anúncios


“O governo já negociou a dívida com o laboratório e fez o pedido dos medicamentos. Mas os remédios só devem chegar em 30 dias”, diz o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Sesacre, Marco Aurélio Nogueira.


O processo de compra feito pelo atual governo iniciou em janeiro e só deve terminar daqui um mês, quando finalmente o Estado irá receber o medicamento.


Burocracia

O próprio governador, Gladson Cameli, relatou o problema durante a transmissão de seu programa de rádio, na Difusora. Ele destacou que o Acre tem enfrentado na tentativa de comprar as medicações necessárias aos pacientes.


Cameli revelou que o Estado só pode comprar a medicação que está em falta de uma só empresa no Brasil, ressaltando a enorme burocracia neste caso. “Aproveito para chamar atenção dos poderes do Estado, do Ministério da Saúde, Justiça Federal e Ministério Público do Estado. Não é possível que uma empresa só possa fornecer esses remédios”, declarou.


Segundo o governador, a burocracia e a falta de assistência dos poderes estão fazendo com que pessoas morram sem a medicação necessária. “Pegamos muitos processos licitatórios da gestão passada e tive que determinar a compra emergencial desses remédios que, por incrível que pareça, só podem ser vendidos por apenas uma empresa no Brasil inteiro”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido