Menu

Pesquisar
Close this search box.

Candidatos fazem denúncia no MPF por irregularidades em concurso público da Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Candidatos que prestaram o último concurso público realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) para o cargo de Assistente em Administração entraram com representação junto ao Ministério Público Federal (MPF/AC) via online devido a suspeita de pelo menos 10 irregularidades no certame. As falhas apontadas pelos candidatos vão desde falta de transparência a erro na leitura do gabarito e na contagem dos pontos divulgados no resultado preliminar.


Insatisfeitos com o andamento do certame, alguns candidatos prepararam um documento e denunciaram tais irregularidades ocorridas, segundo eles, no concurso. “Verificamos inúmeros problemas e estamos pedindo esclarecimento sobre esses pontos. Foram muitas irregularidades. De início, pareciam coisas pequenas, mas juntando tudo e com o erro na divulgação do resultado preliminar, nós decidimos pedir uma análise de tudo”, afirma a estudante C.N, de 26 anos.

Anúncios


O gabarito da prova da candidata C.N está de acordo com o gabarito divulgado pela Universidade, no entanto, no resultado preliminar, ela apareceu com quatro pontos a menos. Com o erro na contagem dos pontos, C.N caiu de 2º para 9º lugar. Assim como ela, outro candidato expôs: “eu acertei 25 questões no conteúdo específico, porém, no resultado, eles erraram e colocaram apenas 20 para mim. Fiz a correção do meu gabarito e vi que a contagem deles é que está errada”.


Até a manhã desta quarta-feira, 24, o MPF/AC ainda não havia se pronunciado sobre as denúncias formalizadas pelos candidatos no site da instituição.


A lista apresentada ao órgão federal para solicitar uma análise do concurso aponta 10 irregularidades, são elas: Falta de Transparência (Ausência de Divulgação de Candidatos Inscritos para reserva de vagas a candidatos negros antes do resultado); Falhas de segurança no dia da realização da prova; Ausência de detectores de metais e fiscalização nos banheiros; Ausência de envelope para guardar eletrônicos em algumas salas; Envelope frágil para guarda nos locais em que foi disponibilizado; Fiscalização quanto ao porte de eletrônicos e outros materiais proibidos restrita a simples pergunta se o candidato portava ou não ao adentrar na sala; Falta de acompanhamento nos banheiros. (Descumprimento do Item 17.29 – G); Falta de Cadernos na sala 3, Centro de Convenções – UFAC; Falta de Gabaritos. Gabaritos preenchidos à mão – sala 3, Centro de Convenções – UFAC; Fiscais passando informações sobre a anulação das questões com erros gráficos durante a aplicação das provas. (Descumprimento do Item 17.30); 9. Falta de resposta aos recursos. Respostas fornecidas apenas individualmente através de solicitação por e-mail. (Descumprimento do Item 13.4) e Erro na leitura do gabarito e na contagem dos pontos na divulgação das notas do resultado preliminar.


O que diz a Ufac

A comissão organizadora do concurso publicou uma nota na última semana informando que a Universidade está fazendo a correção das notas e que o resultado preliminar deve ser publicado – novamente, no próximo dia 30 de abril.


“A Comissão esclarece que, quanto aos cargos de Assistente em Administração e Psicólogo: Área Clínica, que tiveram o andamento do concurso suspenso, conforme comunicado expedido em 18/04/2019, os possíveis erros de leitura ainda estão sendo aferidos, buscando identificar em qual das leitoras houve falha, estabelecendo como data provável para divulgação do novo resultado preliminar o dia 30/04/2019, com abertura de novo prazo recursal”


A Universidade destaca que dúvidas e esclarecimentos devem ser direcionados à Comissão Organizadora, através do e-mail concurso.prodgep@ufac.br ou através do telefone 99911-1075 (em horário comercial).


A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODGEP garante que a Comissão organizadora está avaliando caso a caso, respeitando o cronograma estabelecido no edital que rege o concurso.


Entenda

Ao menos 30 candidatos que prestaram o concurso expuseram uma série de erros verificados no resultado preliminar do certame. Os candidatos alegam que a contagem dos pontos está errada, além de ter havido anulações injustificáveis de questões e que, ainda, todos que conferiram o gabarito constataram falhas na correção das questões, principalmente do conteúdo específico. A preocupação dos candidatos é que tantos erros possam beneficiar pessoas que sequer estudaram para fazer a prova.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido