Conecte-se agora

Prefeitura apresenta plano para Operação Verão 2019 durante audiência pública

Publicado

em

Atendendo convite do vereador Emerson Jarude, uma equipe de técnicos e secretários da Prefeitura de Rio Branco participou na manhã desta terça-feira, 16, de uma audiência pública na Câmara Municipal da Capital, para apresentar aos parlamentares o plano elaborado para execução da Operação Verão 2019, cujo início está previsto para o dia 22 de abril e término dia 31 de outubro deste ano.

A Operação Verão deste ano terá três vezes maior abrangência que a versão de 2018 e envolverá cerca de 700 trabalhadores divididos em 33 equipes e a utilização de 250 máquinas e equipamentos, a um custo projetado de R$ 50 milhões. Cerca de 1.500 ruas serão recuperadas pela Prefeitura, em 227 bairros da cidade.

A secretária municipal de Planejamento, Janete Santos fez a apresentação do plano elaborado pela Prefeitura aos vereadores. Ela iniciou a apresentação fazendo um relato da situação financeira do Município, que dispõe de um orçamento da ordem de R$ 829 milhões para 2019, menor que o orçamento de que dispunha em 2018.

Estatística

De acordo com a Prefeitura, Rio Branco possui uma área total de 8.834 km², dividida entre 227 bairros residenciais e loteamentos; uma população de 401.155 habitantes, sendo 369.000 habitantes (92%) na área urbana. 170 mil veículos circulam nos 800 quilômetros de malha viária da cidade, sendo que desse total existem aproximadamente 600 quilômetros pavimentados.

O plano também aponta que sob a responsabilidade do Município existem 1.000 quilômetros de estradas vicinais, onde residem cerca de 32.000 habitantes (0,8%). Rio Branco possui 378 quilômetros de corredores de transporte público urbano e rural, 59 linhas de ônibus e uma frota de 174 veículos, que mensalmente fazem 100.000 viagens/mês (2.400.000 passagens/mês).

Operação Verão 2019

A Operação Verão é uma ação de infraestrutura urbana que envolve serviços públicos de zeladoria, tais como: tapa-buracos, limpeza de parques e praças, iluminação pública, reparos na sinalização de trânsito, paisagismo, poda de árvores, remoção de entulhos, reparo de calçadas, serviços de drenagem, limpezas de igarapés, retirada de faixas e cartazes irregulares e etc.

SEINFRA/EMURB

Serviços: Aplicação de 60 mil toneladas de massa asfáltica, correspondente a 570 mil m² de asfalto; Beneficiamento de 1.500 ruas de 227 bairros com massa asfáltica; Realização de melhoria em 100 km de ramais; Equipamentos: 174 Máquinas e equipamentos; Equipe de Trabalho: 300 trabalhadores.

RBTRANS

Serviços: Construção/reforma de 23 abrigos de ônibus; Realização de serviços de sinalização horizontal e vertical nas vias estruturantes e corredores de ônibus; Equipamentos: 03 caminhões (01 Caminhão de Pintura e 02 Caminhões 2/4); Equipe de Trabalho: 14 trabalhadores em 03 equipes.

SMZC

Serviços: Limpeza de 35 mil metros de córregos na área urbana; Limpeza de 1.000 caixas de drenagens; Limpeza urbana em 227 bairros ao longo do ano; Manutenção de 15 mil pontos iluminação pública; Implantação de 500 novos pontos de iluminação pública; Educação ambiental para 6 mil pessoas; Equipamentos: 58 Veículos, Máquinas e equipamentos; Equipe de Trabalho: 300 trabalhadores, entre operadores, garis e motoristas;

SEMEIA

Serviços: Alcançar 25 mil pessoas com educação ambiental; Realizar a manutenção de 92 canteiros centrais, retornos e rotatórias (a cada 20 dias); Realizar poda de 3.500 árvores; Realizar, de forma contínua, 19 mil irrigações; Produzir 130 mil mudas; Realizar gestão de 150 hectares de áreas verdes, paisagismo e espaços públicos; Realizar tratamento de 6.200 toneladas de resíduos sólidos/mês; Realizar compostagem de 120 toneladas/ano; Equipamentos: 08 carros e caminhões; Equipe de Trabalho: 95 trabalhadores.

Propaganda

Acre 01

Policial atropela casal e derruba poste na estrada Dias Martins; mulher teve perna dilacerada

Publicado

em

Uma grave acidente deixou três pessoas feridas na tarde deste sábado (18) na estrada Dias Martins, em frente a um supermercado, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, o condutor do veículo Ônix, placa QLW 2612, o Policial Militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Alan Melo Martins, de 37 anos, conduzia o seu carro no sentido bairro-centro quando colidiu com a moto que estava o casal José da Silva e Silva, de 43 anos, e Silvinha Pereira da Silva, de 38 anos. Com o impacto a moto foi arrastada e Silvinha sofreu uma dilaceração na perna direita.

Após colidir com a motocicleta, o militar perdeu o controle da direção, bateu o carro no corrimão de entrada do supermercado e só conseguiu parar o veículo após derrubar um poste de iluminação.

Segundo informações de populares que vinha acompanhando o veículo do policial, Alan já vinha batendo o carro no meio fio da Estrada Dias Martins desde a rotatória do Colégio Armando Nogueira.

Três ambulâncias do Samu foram acionadas, prestaram atendimentos às vítimas e as conduziram ao Pronto Socorro de Rio Branco. De acordo com o médico do Samu, o estado de saúde de José e Alan é estável. Já a situação de Silvinha é mais grave, ela teve parte da perna direita dilacerada.

Paramédicos do Samu chegaram afirmar a reportagem do ac24horas que o policial apresentava sinais de embriaguez.

Militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local e interditaram a estrada Dias Martins, para os trabalhos da perícia técnica. Na região ocasionou um grande congestionamento de veículos, após aproximadamente 2h30min, a via foi liberada para o tráfego dos veículos.

Continuar lendo

Acre 01

Socorro Neri exonera nora de Luiz Tchê e dá cargo para genro da vereadora Elzinha Mendonça

Publicado

em

A prefeita Socorro Neri (PSB) começa as articulações de olho na disputa municipal de 2020. A gestora de Rio Branco resolveu exonerar a secretária de Meio Ambiente Paola Fernanda Daniel, nora do deputado estadual e líder do governo, Luis Tchê (PDT), para beneficiar uma aliada de sua base na Câmara Municipal, a vereadora Elzinha Mendonça, que indicou o seu genro, o ex-diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária no governo de Sebastião Viana, Aberson Carvalho., que já esteve a frente da Semeia na gestão de Marcus Alexandre.

A movimentação nas redes sociais em torno da troca de comando na Semeia fez com o presidente da Umarb, Oseias Silva, fosse as redes sociais desabafar. “Por alguns acontecimentos de bastidores da política municipal, parece que o slogan O Bem Coletivo é o que nos move, pregado pela gestão atual está caindo por terra. Perdendo um grupo atrás do outro, parece que chegou a hora de alocar os de “confiança” em pastas. Vai começar pelo Meio Ambiente? Ética? Moral? com velhas práticas ? Nesta política não dá para acreditar. Rio Branco não precisa disso. Queria acreditar no bem coletivo, mas com as práticas de bastidores ocorrida está difícil”, questionou.

Procurada pelo ac24horas, a assessoria de comunicação da prefeitura de Rio Branco informou que o decreto de exoneração de Paola Daniel será publicado na edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial e que ela ajudará o município em outra função cujo o cargo não foi revelado.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.