Conecte-se agora

Acre adere ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

Publicado

em

O governador Gladson Cameli assinou o contrato de adesão do Acre ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que envolve os estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins. A última discussão sobre a criação do colegiado ocorreu em março, em Macapá (AP).

O projeto de criação foi apresentado em 2017, e saiu do papel após aprovação da criação em todos os estados membros. O Consórcio é uma autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

O Diário Oficial do Acre publicou, nesta segunda-feira, dia 15, o extrato de assinatura do contrato, datado de 29 de março último. O documento cita todos os governadores que aderiram ao consórcio. Com isso, o governo acreano terá de desembolsar R$ 500 mil/ano para manter a autarquia. Mesmo valor para todos os outros estados.

Por meio do Consórcio dos governadores, formulam estratégia para implementação de uma agenda comum de programas e projetos prioritários, voltada a ampliar os fatores de competitividade e sustentabilidade da região, considerando o potencial de sua economia, de seus recursos ambientais, logística, população e os desafios, também comuns.

Propaganda

Destaque 3

Resultado preliminar do processo seletivo da Saúde está previsto para a próxima semana

Publicado

em

O processo seletivo simplificado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) realizado por meio da Secretaria de Gestão e Administração (SGA) obteve mais de 19 mil inscritos. A previsão de divulgação do resultado preliminar é na próxima terça-feira, 23, porém, como o número de inscritos foi superior a 15 mil, o prazo pode ser prorrogado, para a próxima semana.

O edital foi definido pela SGA, órgão responsável pelos processos seletivos, junto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para acompanhar a parte legal, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para analisar o impacto financeiro e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

“Foram esses quatro órgãos que inicialmente definiram o edital do processo seletivo, após várias reuniões”, esclareceu o diretor de Assistência de Saúde, Wilson Afonso Júnior.

O Ministério Público do Estado do Acre também acompanhou a formulação do edital, e após alguns questionamentos do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed), Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnico de Enfermagem e Enfermeiros do Estado do Acre (Spate) e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sindfac), o edital foi retificado.

“O processo seletivo é transparente, dentro da legalidade e sem nenhum tipo de juízo. Possui um avaliador, e uma pessoa conferindo o trabalho do avaliador. O local é de acesso restrito aos servidores da Sesacre responsáveis pelo certame”, afirmou Wilson Júnior.

Karoline Lameira, assessora técnica jurídica da Sesacre, disse que as notas serão todas divulgadas no Diário Oficial com lançamento discriminado, ou seja, em cada etapa consta a nota e em seguida a nota total, para não restar dúvidas.

Certame

As vagas são para suprir as necessidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Cruzeiro do Sul, Brasileia, Feijó, Jordão, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

No total são 212 vagas disponíveis para: agente administrativo, auxiliar em saúde bucal, técnico de laboratório em análises clínicas, técnico de radiologia, técnico em enfermagem, biólogo, biomédico, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, médico especialista em cirurgia geral, clínica médica, otorrinolaringologia, pediatria e radioterapia.

Agência de Notícias do Acre. 

Continuar lendo

Destaque 3

Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem será divulgado nesta quarta-feira, 17

Publicado

em

Participantes que solicitaram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conferir hoje, 17, se os pedidos foram ou não aceitos. O resultado estará disponível na Página do Participante.

Para consultar o resultado, será necessário informar o CPF e a senha criada na hora de fazer a solicitação.

Os estudantes que não tiverem a solicitação aceita poderão entrar com recurso no período de 22 a 26 de abril, também na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado no mesmo endereço, a partir de 2 de maio.

Para participar do exame, os estudantes – com ou sem isenção da taxa – devem fazer a inscrição no período de 6 a 17 de maio.

Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo para pedir a isenção da taxa do Enem terminou no último dia 10. A taxa de inscrição deste ano é R$ 85.

Também nesta quarta-feira será divulgado o resultado das justificativas dos estudantes que não pagaram o Enem 2018 e que, por algum motivo, faltaram às provas. Para pedir isenção novamente este ano, esses estudantes tiveram que apresentar uma justificativa da ausência.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.