Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição promete com CPI baixar o preço da energia

Com a proposta básica de baixar o preço da conta de luz, parlamentares da oposição puxados pelos deputados Jenilson Lopes (PCdoB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), conseguiram dar um nó político na bancada majoritária do governo e vão instalar na próxima semana a CPI da Energisa. Se vão reduzir a tarifa de energia elétrica, como prometeram ao mundo, somente se saberá ao fim da CPI. Mas o comentário inicial que se pode fazer é que foi mais uma derrota do governador Gladson Cameli na ALEAC. A CPI só terá condições de ser instalada, porque a oposição juntou assinaturas de aliados rompidos com sua administração, como os deputados Roberto Duarte (MDB) e Meire Serafim (MDB). Mas deles nada o governo pode cobrar, por não terem ninguém indicado para cargos na administração. Ambos são oposição ao governador por circunstâncias e decisões pessoais. Mas a surpresa ficou por conta dos deputados que eram tidos como aliados fiéis, como Neném Almeida (SD), Cadmiel Bomfim (PSDB), do partido do vice-governador Major Rocha e outros, que não atenderam pedido do governador Gladson, que apelou pessoalmente aos deputados que lhe apoiam para que não assinassem a CPI. Pode parecer ficção, mas é uma realidade: a oposição minoritária conseguiu derrotar uma base do governo amplamente majoritária. Este é o ponto básico da discussão. Outro ponto é que, com uma base com esta fidelidade (sic), o Cameli não precisa de oposição. A articulação política do governo fracassou. A liderança do governo fracassou. E o governador Gladson Cameli recebeu uma amostragem de que não pode contar com o seu grupo político na hora do ônus. No máximo, quando for para receber os bônus. Mas não se pode deixar de ressaltar dois pontos: ou os que são a favor da CPI baixam o preço da energia elétrica e subirão no conceito popular, ou fracassam e serão execrados como demagogos. Tomara que reduzam o preço da energia. Sou um que quer, ver o valor que pago mensalmente mais baixo. Aguardo!


ESTOU PARA VER


Já vi alguns governos atrapalhados no início de gestão, mas igual ao do Gladson, não vi igual.


DIFÍCIL CONSEGUIR


Com base de apoio majoritária apenas na teoria, será difícil criar uma pauta política positiva. Nós temos uma novidade no atual governo: a sua base política existe somente no nome.


NÃO PODE FAZER NADA


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), não pode ser culpado de nada, porque o cargo exige que atue como magistrado e é o ritual que cumpre.


NOVAS SURRAS POLÍTICAS


E a continuar com esta base política desorganizada, sem unidade, atarantada, sem rumo, sem lenço e sem documento, o governador Gladson se prepare para outras derrotas na ALEAC.


DANDO GARGALHADAS


A oposição deve estar dando gargalhadas com a facilidade em derrotar o governo. Em colocá-lo contra a parede. Recebendo um presente de Natal antecipado atrás do outro. Ganhar do governo na ALEAC está sendo tão fácil como tomar pirulito da boca de criança. Este governo é um elefante numa casa de louça no campo político. Gladson: leia a Arte da Guerra, Maquiável, vai achar bons ensinamentos nestes livros de como quem governa deve tratar os adversários.


QUEM É O LOUCO?


Quem é o louco de não querer que o preço da sua conta de energia seja reduzido? Eu e todo mundo torce para que isso aconteça. Por isso, é esperar que tenhamos, no mínimo, ao fim desta CPI da Energisa, a tarifa que pagamos mensalmente cair pela metade. Oremos!


VÃO ASSINAR UM IMPEACHMENT


Caso a base do governo continuar a dar ouvidos ao deputado Jenilson Lopes (PCdoB), com seu jeito parcimonioso de Padre Conselheiro e ao Edvaldo Magalhães (PCdoB), com uma conversa que convence a quem escuta de chupar limão e sentir gosto de maçã, quando menos
esperarem, estarão assinando uma peça de impeachment do governador Gladson Cameli.


CPI DO DEPASA


Na conversa interna de um grupo de Zap de deputados já falam até em CPI do DEPASA. Como sei? Não é o caso de responder. Fontes são fontes. Não devem nunca ser revelar.


PAREDE TEM OUVIDO


O chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, se não sabe, fique sabendo: as paredes palacianas têm ouvidos apurados e captam os privilégios a terceiros. Rio Branco tem muros baixos.


DEIXAR CLARO UMA COISA


Nunca é demais se dizer que, acima dos interesses de quem se encontra no poder, se encontra a minha coluna. Porque governadores, prefeitos, deputados, senadores, vereadores, todos passam e a coluna fica. Exatamente, por isso não engesso nenhuma crítica ou comentário.


NAS MÃOS DO GOVERNADOR


O líder do governo, deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS), disse ontem estar tranqüilo sobre boatos de que será substituído na função, após mais uma derrota do governo na ALEAC. “O governador que me nomeou é quem pode me demitir, não criarei problema”, destacou. Falou que, ele ficará alguns dias fora a tratamento de saúde e, e a decisão é do Cameli.


VOU COBRAR REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ


O deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) não pretende participar como membro da CPI da Energisa e promete aguardar todo o seu trâmite para depois cobrar pelos resultados finais prometidos, de que a CPI baixará o valor da conta da energia elétrica cobrada no Estado.


NÃO ESTAVA NA COTA


Todo mundo pensa que a indicação da jornalista Mirla Miranda para Diretora de Comunicação da ASSECOM é da cota dos espaços do deputado federal Alan Rick (DEM), mas é um engano. O Gladson Cameli já foi cientificado disso. Não avanço no comentário. Vou ficando por aqui.


DUAS PERGUNTAS E DUAS RESPOSTAS


Chegou uma pergunta, a qual transcrevo: “Luis Carlos, o senhor (senhor está no céu!) sabe me dizer se quando o então governador Jorge Viana aumentou o teto do ICMS cobrado sobre a conta de energia elétrica, o seu líder na Assembléia era o deputado Edvaldo Magalhães? E sabe se fez algum discurso criticando?”. Respostas: Sim para a primeira. Não para a segunda.


VELHO DITADO, LEITOR!


E para o leitor que mandou a pergunta, lembro o ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”.


NEGOCIAR COM QUEM TEM MANDATO


Mais uma ratada do governador Gladson Cameli se abrir negociação para ter o PSL na sua base; seja com o secretário-geral Tião Bocalom; com o presidente Pedro Valério ou com o candidato derrotado, Ulysses Araújo. Tem que conversar com quem tem mandato: deputado Wendy Lima (PSL). Porque na política, o que vale é o mandato, o restante é só perfumaria.


AJUDAR COMO?


A GOL colocar vôos de dia para Cruzeiro do Sul e cobrar 2 mil reais o preço de ida e volta da passagem, está ajudando em que os acreanos? Se alguém justificar este assalto à luz solar, que me explique. Só que podem até tentar, mas não vão me convencer que não é sacanagem.


DIREITO DO VOTO


O vereador Célio Gadelha (PSDB) enterrou a CPI da EMURB, ao retirar a sua assinatura do pedido de instalação. Alguém pode discordar do seu ato, mas não pode lhe criticar por ter um entendimento diferenciado dos que queriam uma CPI. A EMURB já está sob investigação.


VÍTIMA DE AMADORISMO


Nesta questão da sua indicação para o Acreprevidência, o ex-deputado federal Alércio Dias foi vítima do amadorismo do governo. Se antes da sua nomeação, tivessem submetido o seu nome à apreciação dos deputados, por certo seria aprovado, e não sofreria desgaste.


COMO ENTRAR NUM SUPERMERCADO


Um bandido entrou ontem numa Lotérica, enquadrou todo mundo sob a mira da arma, roubou, e saiu tranquilamente como se estivesse saindo de um supermercado. Oremos!


AGUARDAREI JULHO


O governador Gladson Cameli disse que resolveria a questão da segurança pública, tirando a cidade de ser uma das mais violentas do país, devolvendo a paz aos acreanos, em Julho. Aguardemos para fazer os elogios ou críticas, conforme o resultado do que vier a ocorrer.


SILÊNCIO TUMULAR


Se sentida a ausência da fala sobre o sistema de Segurança do vice-governador Major Rocha.


TALHADO PARA O CARGO


Pelo seu humanismo, o professor Moisés Diniz é talhado para o cargo de secretário municipal de Educação. Não se consegue encontrar uma queixa contra seu comportamento na pasta.


SÓ NO PASTOREIO


O Pastor Agostinho Gonçalves da IBB, embora continue a gostar de política, tem se dedicado apenas ao pastoreio. Mas, continua sendo uma figura antenada com tudo o que acontece.


NÃO MANDEM, POR FAVOR!


Não é querendo ser desrespeitoso com quem me envia nomes de petistas nomeados para o governo, não me diz respeito, peguem o endereço do Gladson Cameli e enviem para ele. E isso virou um mantra interminável. Está me enchendo o saco! A depender de mim pode nomear até o Cesário Braga, o Carioca, Jorge Viana, quem quiser. Sou apenas jornalista


TEMPO ENCERRADO


Daqui para frente, as cobranças vão ser direcionadas apenas para o governador Gladson Cameli e a sua equipe de secretários. O governo Tião Viana está morto, sepultado, e de osso branco. Como o governador disse em recente entrevista de que não vai governar olhando o retrovisor, também, não vou ficar na coluna atribuindo erros do antecessor para justificar fracassos do novo governador. O povo não quer saber mais de Tião Viana, do seu secretariado, quer as promessas de campanha do Gladson Cameli cumpridas. E neste ponto, a coluna vai cobrar quando necessário de quem está no poder. Não é repetindo a toda hora o bordão de que a culpa é do PT, que o Acre sairá do buraco econômico em que se encontra enfurnado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.