Menu

Vigilância sanitária visita restaurante da Ufac após denúncias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe do departamento de vigilância sanitária de Rio Branco realizou visita ao Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta sexta-feira, 12, após inúmeras denúncias de intoxicação alimentar sofrida por estudantes, após se alimentarem no local na última quarta-feira, dia 10.


O próprio Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou a visita. Na ocasião, a equipe conversou com os acadêmicos e recolheu do alimento servido no restaurante. “Se para a Ufac sintomas de intoxicação é sinônimo de “estranheza ao paladar” que envolve “ervas finas”, para nós, é de muita gravidade! É só comprova aquilo que a gente vem denunciando nas últimas semanas”, comentou o DCE.

Publicidade


Entenda

Dezenas de estudantes da Universidade relataram que sofreram intoxicação alimentar após almoçarem no RU no último dia 10. Alguns expuseram que precisaram procurar atendimento médico devido às graves complicações.


LEIA MAIS:  Alunos da Ufac passam mal após refeição em restaurante universitário


O cardápio continha: bife ao molho de acerola; arroz branco; feijão carioca; salada de feijão branco com cenoura cozida e ervas finas; macarrão ao molho de tomate com bacon; suco de caju e tangerina.


Uma estudante do curso de letras, que preferiu não ser identificada, disse que almoçou no RU e logo depois passou a sentir dores no estômago e ânsia de vômito. Já um acadêmico de enfermagem contou que após ter almoçado teve que ir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta dos sintomas de intoxicação alimentar.


O que diz a Ufac

Por meio de nota, a Universidade informou que não identificou problemas nos gêneros alimentícios, na água e nem na preparação das refeições, mas, repassou alguns esclarecimentos. “Bife ao molho de acerola apresenta sabor ácido, típico da fruta, o que pode ter ocasionado estranheza ao paladar. A salada com feijão branco, cenoura cozida e ervas finas pode apresentar aroma e sabor forte”.


A instituição disse ainda que as refeições são preparadas diariamente e seguem as Boas Práticas de Fabricação (BPFs), estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, frente às reclamações, garantiu que “irá analisar aceitação dos ingredientes utilizados nas preparações das refeições para não somente garantir o valor nutricional, mas o bom paladar”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido