Conecte-se agora

Sintesac pressiona governo para realizar pagamento do Plano Bresser dos servidores

Proposta de pagamento parcelado foi protocolada no governo pela equipe jurídica do sindicato

Publicado

em

ASCOM/SINTESAC

A Luta para um acordo com o governo do estado não para. Dessa vez, o jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre, Sintesac, protocolou um documento para que Gladson Cameli pague o Plano Bresser dos servidores em saúde, que tem direito, de forma parcelada. A ideia é que esse pagamento seja antecipado, uma vez que na justiça deve demorar um pouco mais.

A direção do Sintesac já sentou com a Procuradoria Geral do Estado para debater o assunto, que deve beneficiar milhares de trabalhadores. “Agora estamos aguardando o bom senso do governo. Até o momento essa situação está avançando e a gente aguarda uma resposta positiva nos próximos dias”, relatou Adailton Cruz, presidente do Sintesac.

Trabalhadores

O coordenador do departamento jurídico do Sintesac, advogado Marcelo Neri, esteve em Cruzeiro do Sul esta semana para explicar a cerca de 250 trabalhadores, que tem direito ao Plano Bresser, sobre as tratativas com
o estado. A reunião foi na sede do sindicato e contou com servidores aposentados, interessados na ação coletiva.

Agora, existe a possibilidade de o caso ser agilizado, já que o governador sinalizou que deve realizar um acordo para os pagamentos devidos, sem precisar continuar com a ação na justiça. O fato é que os trabalhadores gostaram do que ouviram. Esse direito do servidor foi retirado em 1990 e desde então a tentativa era de reparar os direitos
violados.

Justiça

O caso também está no Tribunal Superior do Trabalho, TST. O presidente do Sindicato já chegou até ir a Brasília e conversou com o juíz Dr. Caputo Bastos, que chegou a agilizar o caso. “O processo foi julgado e até agilizado, mas o estado entrou com um embargo e ainda possui uma série de instrumentos para protelar esses pagamentos” revelou.

A proposta de pagamento parcelado está avançando. “Assim que sair a resposta, se for positiva, a gente chama uma assembleia com a categoria para votar e depois enviar ao governo e protocolar junto ao TST para efetivar o pagamento”, explicou Cruz. Caso o governo do Acre não aceite as sugestões do documento protocolado, o caso seguirá na justiça.

“Nós estamos empenhados em resolver. Todos os 3.400 trabalhadores que tem direito ao Plano Bresser fiquem tranquilos, o sindicato não se esqueceu de vocês e vai lutar até o fim para defender e acelerar esse pagamento. Tão logo tenhamos uma resposta do governo, repassaremos para todos. Vamos aguardar”, informou Cruz.

Propaganda

Cidades

Prefeitura inicia serviços do Saúde Itinerante 2019 à comunidade de Sena Madureira

Publicado

em

A prefeitura de Sena Madureira realizou no último sábado, 20, a primeira ação do programa Saúde Itinerante de 2019. Os serviços ocorreram na escola rural municipal José Joaquim de Matos e atenderam a comunidade do Projeto Joaquim de Matos, localizado no quilômetro 38 do Ramal do Toco Preto (Sentido Sena-Rio Branco). Lá, mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, receberam atendimentos diversos.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Sintia Souza, a ação tem como objetivo levar saúde de qualidade ao povo da zona rural. O prefeito Mazinho Serafim destacou o programa como um dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde para intensificar os atendimentos ao maior número de habitantes possível.

“É muito importante trabalhar com a gestão de saúde voltada também para a comunidade rural. São pessoas que precisam ser atendidas e muitas vezes não têm condições de irem até a cidade em busca da saúde. Então levamos a saúde até esses moradores, facilitando o acesso e melhorando a qualidade de vida de nossa população rural. Nosso trabalho com a saúde é no intuito de atender a todos e é isso que o programa executa”, garantiu Mazinho.

A comunidade recebeu atendimentos com profissionais de enfermagem, médico, odontologia, e puderam se imunizar por meio do oferecimento de vacinas e realizar exames preventivos. Além disso, os moradores também receberam medicamentos e puderam atualizar os cadastros junto ao programa Bolsa Família. A prefeitura ainda disponibilizou vacinação antirrábica para cães e gatos da região.

O secretário de saúde ressaltou que o empenho da equipe superou as expectativas desta primeira ação. “Esta é uma comunidade muito grande, então tivemos que trazer muitas equipes e felizmente conseguimos atender a demanda. Trata-se apenas da primeira de uma série de sete ações itinerantes que iremos fazer no decorrer deste ano”, pontou Daniel Herculano.

As famílias também puderam fazer agendamento de consultas para exames de Ultrassonografia e Cardiologia. Estiveram presentes na ação a deputada Meire Serafim, o secretário municipal de saúde Daniel Herculano, os vereadores Ney Areal e Tom Cabeleireiro, a coordenadora do programa saúde itinerante Sintia Souza juntamente a toda equipe de profissionais da saúde do município, como médicos, dentistas, enfermeiros, Agentes de Saúde, Médico Veterinário e equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Continuar lendo

Cidades

Brasileia sedia fase regional de futsal dos Jogos Escolares 2019

Publicado

em

Depois de sediar a fase municipal, Brasileia realizou na quinta-feira, 18, a abertura dos Jogos Escolares 2019, fase regional de futsal do Alto Acre, no Ginásio de Esportes Eduardo Lopes Pessoa. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Fernanda Hassem, Gerente de Esportes Clebson Venâncio, professor Vladimilson Coordenador Geral dos Jogos Escolares, Coordenadoras dos Núcleos de Estado de Educação dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, Silvia Pacheco e Rosimari Ferreira e equipe.

A parceria entre governo do estado e prefeitura vem resgatando a autoestima dos estudantes-atletas e também de toda a comunidade local, realizando os jogos escolares desde a fase municipal à regional, onde os campeões irão representar a sua região em Rio Branco, durante a fase estadual.

A prefeita, Fernanda Hassem, destaca a importância dos jogos para o esporte do município.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e equipe de Esporte, além das escolas estaduais. Brasileia está sediando e a prefeitura sempre será parceira das boas ações e iniciativas. Que o estado possa continuar investindo nas atividades esportivas escolares e que possamos estar incentivando ainda mais o esporte em nosso município, ” destaca a Fernanda.

O Coordenador Geral dos Jogos Escolares, professor Vladimir, também falou a respeito. “Os campeões da fase regional irão participar da fase estadual de futsal, que acontecerá em Cruzeiro do Sul e de handebol em Rio Branco. Estamos alegres com essa realização” destacou o coordenador.

A fase regional dos jogos acontecem simultaneamente em Brasileia com o futsal e em Epitaciolândia, handebol, durante três dias e conta com a participação de equipes dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, nas modalidades de 12 a 14, e 15 a 17 anos, masculino e feminino, com participação de mais de 190 atletas.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.