Conecte-se agora

Sena Madureira discute implantação de inspeção de produtos de origem animal

Publicado

em

Representantes da prefeitura de Sena Madureira e empresários locais reuniram-se com o auditor fiscal agropecuário, João Carlos Aranha, para orientações de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar.

Para aderir ao sistema é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

“Uma vez o município aderindo ao sistema, as empresas fiscalizadas por ele poderão comercializar seus produtos em todo território nacional, ampliando assim, seu leque de comercialização que vai gerar divisas ao município. A empresa pode aumentar sua produção, vender seus produtos para fora do estado ou município, aumentando sua arrecadação e gerando emprego. Então, entrando no SISBI o município só tem a contribuir para a economia local”, orienta o auditor.

Com a adesão, as empresas cadastradas terão acesso ao selo nacional do SISBI. “Para isso o município de Sena Madureira ainda precisa de estruturação do serviço de inspeção, atualização das leis e criação de normas de fiscalização dos estabelecimentos”, disse o auditor.

O veterinário da prefeitura de Sena Madureira, Rodrigo Bortolan, afirma que a secretaria municipal de saúde é a responsável pela inspeção para poder adquirir a certificação do sistema.

“Já fazemos uma inspeção, no entanto, teremos que aderir as normas mais exigentes, assim, poderemos colocar o produto de origem animal produzido em Sena em qualquer estado brasileiro, a exemplo de Rondônia que já aderiu. Então, consequentemente, teremos mais emprego e renda, inclusive, atraindo outras empresas, como frigoríficos e laticínios que atuam nesse setor”, avalia o especialista.

Propaganda

Cidades

70 alunos iniciam projeto Bombeiro Mirim 2019 em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Cerca de 70 estudantes participam do projeto Bombeiro Mirim na 10ª edição em Cruzeiro do Sul. Os estudantes selecionados passaram o ano inteiro realizando atividades desenvolvidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.

Uma das responsáveis Taila Martins disse que os alunos são inseridos em atividades contra drogas, apoio escolar, educação de trânsito, salvamento, noções de mergulho, atendimentos.

“Nós trabalhamos com várias disciplinas com os alunos sobre nossa profissão como prevenção de queimadas e salvamentos e também assistência escolar com cursos de línguas e informáticas”, disse.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Carlos Batista disse que o projeto é muito importante e deve ser implementado em outras cidades do estado.

“Nós temos essa satisfação de abrir mais uma edição e sabemos que ele é muito importante para prevenir a criminalidade e incentivar esses jovens no caminho militar e deve ser feito em outras cidades”, afirmou.

Continuar lendo

Cidades

Policial militar é esfaqueado ao tentar impedir roubo a comércio em Sena Madureira

Publicado

em

Por volta das 22 horas desse domingo, 21, o sargento da Polícia Militar Aleykson, tentou intervir um roubo em um ponto comercial situado na praça 25 de setembro, centro da cidade de Sena Madureira, e, na ação, acabou ferido no antebraço por uma arma branca (faca) pelos acusados.

Na ação, o militar tentou capturar os acusados, mas os mesmos empreenderam fuga. O Sargento foi conduzido ao Pronto Socorro de Rio Branco, para realizar exames mais precisos.

Conforme atendimento médico, o policial passa bem, contudo, o antebraço está inchado, o que requer melhores cuidados.

O 8° BPM de Sena Madureira pede ajuda à população para encontrar os autores. Assim, caso tenham informações liguem 190.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.