Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sena Madureira discute implantação de inspeção de produtos de origem animal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes da prefeitura de Sena Madureira e empresários locais reuniram-se com o auditor fiscal agropecuário, João Carlos Aranha, para orientações de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar.


Para aderir ao sistema é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Anúncios


“Uma vez o município aderindo ao sistema, as empresas fiscalizadas por ele poderão comercializar seus produtos em todo território nacional, ampliando assim, seu leque de comercialização que vai gerar divisas ao município. A empresa pode aumentar sua produção, vender seus produtos para fora do estado ou município, aumentando sua arrecadação e gerando emprego. Então, entrando no SISBI o município só tem a contribuir para a economia local”, orienta o auditor.


Com a adesão, as empresas cadastradas terão acesso ao selo nacional do SISBI. “Para isso o município de Sena Madureira ainda precisa de estruturação do serviço de inspeção, atualização das leis e criação de normas de fiscalização dos estabelecimentos”, disse o auditor.


O veterinário da prefeitura de Sena Madureira, Rodrigo Bortolan, afirma que a secretaria municipal de saúde é a responsável pela inspeção para poder adquirir a certificação do sistema.


“Já fazemos uma inspeção, no entanto, teremos que aderir as normas mais exigentes, assim, poderemos colocar o produto de origem animal produzido em Sena em qualquer estado brasileiro, a exemplo de Rondônia que já aderiu. Então, consequentemente, teremos mais emprego e renda, inclusive, atraindo outras empresas, como frigoríficos e laticínios que atuam nesse setor”, avalia o especialista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido