Menu

Pelo menos, não é omisso com os problemas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Saúde continua com os seus problemas crônicos, com uma grande fila de pacientes à espera de cirurgias, reclamação de falta de médicos, de macas nos corredores, falta de remédios, mas neste caldo de cultura negativo nota-se nos novos gestores da pasta a vontade de acertar. O secretário Alysson Bestene  não tem ficado sentado no gabinete, no ar condicionado, mas, pelo contrário, vem fazendo visitas periódicas às unidades da capital e interior, ouvindo a população, servidores, médicos, enfermeiros, na busca de solução dos problemas. A questão dos medicamentos parece solucionada com a compra de um novo estoque, as dívidas com o Santa Juliana; que desafoga a lotação do HUERB, foram pagas e a parceria retomada. No Hospital Regional do Juruá as dívidas também estão sendo quitadas; o novo HUERB será inaugurado funcionando em breve, enfim, já há uma luz no fim do túnel. A Saúde é uma das secretarias mais sensíveis em qualquer governo, a boa gestão é imprescindível. Tem problemas sérios a resolver. É cedo para fazer um balanço definitivo da nova administração. Pelo menos, o Alysson não é omisso. O que já é um bom indicativo de que pode dar certo.


O GRANDE TESTE


O primeiro grande teste do secretário Ney Amorim depois que assumiu a articulação política do governo vai acontecer nesta questão da CPI, cuja instalação é coordenada pelos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jenilson Lopes (PCdoB). Se instalada, será uma derrota do governo.


DERROTA INEXPLICÁVEL


Em caso de derrota da base do governo, não há nem como explicar, a oposição sendo minoria.


VÃO ASSINAR O IMPEACHMENT DO GLADSON


Se a base do governo for na conversa mansa de Frade Capuchinho do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e do deputado Jenilson Lopes (PCdoB); vão ficar embevecidos e, quando menos esperarem, já assinaram até um pedido de impeachment do Gladson Cameli.


CANDIDATURA PRÓPRIA


O deputado Roberto Duarte (MDB) deve assumir no próximo mês a presidência do diretório municipal do MDB, o que o coloca como o coordenador partidário na eleição municipal. E me disse ontem ter uma meta fechada: o MDB sair de candidatura própria a prefeito da capital.


QUESTÃO FECHADA


Para o deputado Roberto Duarte (MDB) esta é uma questão fechada dentro do partido.


SARRAFARAM O BOCALOM


Após ver a debandada de dois votos que estavam entre os oitos que defendiam o PSL ir para a base do governo Cameli, o secretário- geral Tião Bocalom ficou sem condições de colocar a proposta em votação e a reunião onde aconteceria a decisão foi cancelada. O PSL rachou de vez. Se a sua representatividade já era pequena, ficou menor ainda depois dessa briga.


NÃO HÁ MAIS LUGAR


Com este episódio, não há mais lugar no PSL para os grupos do Bocalom e do Coronel Ulysses.


INDEPENDE DO MINORU


O deputado Roberto Duarte (MDB) confirmou que foi feito um convite ao professor Minoru Kinpara para ser o candidato a prefeito do MDB, mas como este não respondeu, será buscado outro nome para a disputa da prefeitura. Mesmo porque há outros nomes com seu potencial.


O JOGO É BRUTO


A informação que se tem é que a família do professor Minoru Kinpara não vê com bons olhos a sua filiação no MDB. Nem discuto. Mas se entrar nessa de disputar a prefeitura de Rio Branco por um partido sem estrutura, ele está pedindo para nadar de novo e morrer na praia.


ROMPIMENTO SELADO


O fato da deputada Meire Serafim (MDB) ter assinado a CPI da Energisa e do ICMS é uma comprovação que continua o rompimento político do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, com o governador Gladson Cameli. Não há nenhum sinal de uma reaproximação.


VALENTIA SELETIVA


Contra o Executivo não existe ninguém mais valente do que os políticos. Mas quando se trata de levantar o véu do Judiciário, saem pela tangente, e a valentia some como que por encanto. Um exemplo é o senador Márcio Bittar (MDB), que ajudou sepultar a chamada “CPI da Toga.”


My god!


O prédio onde ficava a Polícia Federal, no Centro, foi a leilão no governo passado. Ninguém arrematou porque a edificação estava condenada. Quem ganhasse teria de derrubar. E não teve protesto. Como foi demolido aconteceu uma gritaria. Durma-se com um barulho desse!


QUASE ZERO A ZERO


Ano passado, neste período, foram 68 execuções. Até hoje os números são de 58 mortes. Uma leve melhora no índice, mas nada que possa ser visto pela população como um sentimento de mais segurança. Passou a ser preocupação o volume grande de assaltos por motoqueiros.


RDA


O governo deveria olhar com carinho para a Rádio Difusora Acreana. O chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, que foi jogador, poderia ser esta ponte para ajudar a modernizar a RDA e dar um suporte à equipe de esportes da emissora. A secretária Silvânia está só nessa luta.


POR CIMA DA CARNE SECA


Sai presidente da CBF e entra presidente da CBF, e o presidente da Federação Acreana de Futebol, Antonio Aquino, o Toniquim, está sempre por cima da carne seca. Ocupa a vice-presidência da CBF; o que não é pouco, num Estado sem uma projeção nacional no futebol.


ESPERAR PARA CONFERIR


O governador Gladson Cameli prometeu para julho um “salto de qualidade” nos resultados do sistema de Segurança do Estado. Vamos dar o crédito de confiança e cobrar se não acontecer.


GOLPE DE MESTRE


Araruta teve o seu dia de mingau. O governador Gladson deu um golpe de mestre ao anunciar a contratação dos que passaram nos concursos para a Polícia Militar e Polícia Civil. O anúncio tirou do centro da discussão todos os equívocos cometidos por seu governo nos 100 dias.


NÃO SEI QUAL SERÁ A MÁGICA


O Portal de Transparência indica que o governo já gasta 48.01% com o pagamento de pessoal. Beirando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não sei qual será a mágica para não ultrapassar o permitido em lei. Mas, já que prometeu terá de contratar todos os aprovados.


NUMA SEGUNDA ETAPA


Fui me informar ontem com um membro do governo como ficariam os casos dos chamados “excedentes” do concurso para a Polícia Civil e Polícia Militar. A informação é que só entrarão nesta etapa se houver desistência, fora isso, eles terão de esperar por uma etapa posterior.


PRESENÇA É ESSENCIAL


O secretário Saúde, Alysson Bestene, deveria continuar as visitas às unidades hospitalares, porque não existe possibilidade melhor de escutar as críticas do povo e procurar soluções.


OPERAÇÃO CAÇA-UBER


A prefeita Socorro Neri correndo para reverter a sua impopularidade por conta dos buracos na cidade e o RBtrans trabalhando para aumentar a sua rejeição popular, com operações de caça aos motoristas do UBER? Aliás, gostaria de ver campanhas preventivas de trânsito e menos ânsia de multar. Não creio nisso, mas passa a impressão de que ganham bônus por multa.


CALCULARAM O PREJUÍZO POLÍTICO?


Os que cercam a prefeita Socorro Nei têm noção de quantas pessoas trabalham no UBER? E num Estado que não gera emprego, numa prefeitura que também não gera emprego, e quem procura uma renda extra, honesta, é tratado como marginal? Poupem-me de explicações!


AMARROU NO RABO DO VEADO


Foi falácia o governo justificar que reduziu o ICMS sobre o querosene de gasolina porque baixaria o preço das passagens. Conversa fiada. O preço da passagem para Cruzeiro do Sul chega a 2 mil reais. Amarrou o recurso público no rabo de um veado, deu uma chicotada e soltou no campo. Para continuar o assalto contra a população, deveria deixar como estava.


ARGUMENTOS DO MAGALHÃES


O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) mandou a seguinte argumentação na defesa da CPI da Energisa. E como todo espaço na coluna tem mão dupla, vamos ao que diz: “temos um horizonte; há sim leituras erradas de consumo, isso será comprovado. Também há cobrança dupla do ICMS, o que foi aprovado quando aprovada a lei e o praticado (nisso é que querem enquadrar o Cameli). São esses dois pontos que trarão resultados. Acredito nisso”.


PRIMEIRA BATALHA


Deixando o resto de lado esta é a primeira grande batalha entre a oposição minoritária e a base do governo majoritária. O resto da discussão vem embutido neste confronto de forças.


POUCOS CONHECEM O LIMITE DE UMA CPI


Tem muita gente falando besteira sobre a tentativa de instalar uma CPI da Energisa. Como isso fosse levar o preço da conta de luz, num passe de mágica, lá para baixo. E outros repetindo como papagaios, culpando os deputados que não assinaram de serem contra o povo. Vamos deixar de falácia! Quem é que não quer uma redução do preço da energia elétrica? Sou o primeiro a querer. Mas isso não me faz deixar de ser racional. O máximo que uma CPI deste porte pode conseguir é abrir o debate, convocar os representantes da empresa para explicar o alto preço da energia, os deputados darem discursos inflamados, e a o final sair um Relatório a ser enviado ao MPE e MPF pedindo providências. E só isso. A CPI não tem poder jurídico para determinar a diminuição no preço da tarifa de energia. Só debato dentro da racionalidade. E se me perguntarem se os deputados Jenilson Lopes (PCdoB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB) estão errados ao articular a CPI, e como pano de fundo querer colocar o governo Gladson na parede por conta da cobrança do ICMS da energia, direi que estão certos. Aliás, certíssimos! Não foram eleitos para ser base do Cameli, mas para ser oposição. A base do governo que lute para que a canoa não tenha tripulantes para sair do porto. Fora isso, é discutir o sexo dos anjos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.