Menu

Faltam 25 medicamentos e médicos no único hospital de saúde mental

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) é a maior referência em saúde pública mental no Estado há mais de 20 anos. Contudo, os pacientes que necessitam de tratamentos junto à unidade denunciaram esta semana que estão sofrendo com a falta de pelo menos 25 tipos de medicamentos, além da redução de 60 horas semanais no atendimento por falta de médicos.


A sala de espera está quase que constantemente lotada. José Francisco Ferreira, de 58 anos, teve que procurar o Hosmac três dias seguidos para conseguir atendimento- uma vez que nunca havia vagas, mesmo chegando cedo à unidade. “É difícil porque não conseguimos resolver o problema num único dia, temos que abandonar nossos afazeres de pelo menos uma semana para conseguir ser atendido. Isso acaba prejudicando a gente”, desabafa.

Publicidade

Além de seu Francisco, a situação tem suscitado inúmeras reclamações de demais pacientes. A direção da unidade informou que a falta dos medicamentos já ocorre há aproximadamente oito meses. Já o desfalque de dois médicos no hospital se deu por conta da não renovação do contrato de profissionais provisórios neste ano.


Em entrevista a uma emissora local, o diretor interino do Hosmac confirmou a falta dos medicamentos e a redução no atendimento devido à falta de profissionais. “Dois médicos não renovaram a situação do contrato provisório, com isso, tivemos um déficit de 60 horas semanais de profissionais. Os remédios estão em falta há oito meses”, afirmou Marcos Araripe.


Ao ac24horas, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a situação da falta de médicos será resolvida após o processo seletivo simplificado da Sesacre. “Será disponibilizado médicos para lotação no Hosmac”.


Com relação aos medicamentos, a assessoria garantiu que a compra já foi realizada e estão aguardando somente a entrega dos referidos remédios.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido