Menu

Alunos da Ufac passam mal após refeição em restaurante universitário

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dezenas de estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, relataram por meio de redes sociais nesta quinta-feira, 11, que sofreram intoxicação alimentar após almoçarem no Restaurante Universitário (RU) ontem, dia 10. Alguns expuseram que precisaram procurar atendimento médico devido às graves complicações.


O cardápio dessa quarta-feira continha as seguintes preparações: bife ao molho de acerola; arroz branco; feijão carioca; salada de feijão branco com cenoura cozida e ervas finas; macarrão ao molho de tomate com bacon; suco de caju e tangerina.

Publicidade

Uma estudante do curso de letras, que preferiu não ser identificada, disse que almoçou no RU e logo depois passou a sentir dores no estômago e ânsia de vômito. “Antes de eu comer alguns colegas me disseram que a carne estava com cheiro diferente e gosto ruim. Mas mesmo assim eu comi e passei muito mal”.


Já um acadêmico de enfermagem contou que após ter almoçado teve que ir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta dos sintomas de intoxicação alimentar.


Por meio de nota, a Universidade informou que não identificou problemas nos gêneros alimentícios, na água e nem na preparação das refeições, mas, repassou alguns esclarecimentos. “Bife ao molho de acerola apresenta sabor ácido, típico da fruta, o que pode ter ocasionado estranheza ao paladar. A salada com feijão branco, cenoura cozida e ervas finas pode apresentar aroma e sabor forte”.


A instituição disse ainda que as refeições são preparadas diariamente e seguem as Boas Práticas de Fabricação (BPFs), estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, frente às reclamações, garantiu que “irá analisar aceitação dos ingredientes utilizados nas preparações das refeições para não somente garantir o valor nutricional, mas o bom paladar”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido