Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia campanha de vacinação contra gripe H1N1

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 10, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, também chamada de influenza.


A população, que faz parte do grupo prioritário, deve se dirigir aos postos médicos para receber doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio.

Publicidade

O Ministério da Saúde antecipou este ano em 15 dias o início da campanha que vai até o dia 31 de maio. O Acre já teve nove casos confirmados e outros 40 estão sob investigação. Um deles, inclusive, registrado e confirmado em Cruzeiro do Sul.


“A gente pede que as pessoas procurem os postos de saúde e tomem a dose da vacina. O vírus quando se agrava, leva a óbito. Por isso, pedimos a compreensão de todos. A paciente confirmada com a gripe, em Cruzeiro, recebeu atendimento e passa bem, mas a prevenção é sempre a melhor opção”, salienta a secretária de Saúde, Juliana Pereira.


Gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças com idade entre 1 e 6 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores, pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade estão entre o público alvo. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A secretaria municipal de saúde estima que mais de 22 mil pessoas estão dentro do grupo prioritário em Cruzeiro do Sul.


“A vacina protege a gente dessa gripe. E eu que sofro de renite, me protege ainda mais, evitando que eu adoeça e fortalecendo a minha imunidade”, observa a aposentada Letes do Nascimento, 65, que todos os anos é vacinada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido