Menu

Rachado, PSL decide amanhã adesão ao governo Cameli

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A executiva regional do PSL deve decidir em reunião tensa marcada para a noite de amanhã, se acata a proposição do secretário-geral Tião Bocalom do partido entrar na base de sustentação do governo Gladson Cameli. O grupo do presidente Pedro Valério é contra a idéia. Na eleição passada o PSL apoiou o Coronel Ulysses Araújo para governador. A decisão sobre a adesão sairá dos dez membros da executiva. Ontem, á coluna, Bocalom negou que tenha recebido depois da posse de Cameli, qualquer convite para ocupar cargo de confiança no governo. Nega estar na sua meta ser secretário de Agricultura. “O Paulo Wadt é meu amigo, sofreu nas mãos do PT, e é uma pessoa altamente preparada para o cargo”, destacou. O PSL conta hoje com um deputado estadual, Wendy Lima, e um vereador na capital, N. Lima. O grupo ligado ao Bocalom acredita que a sua proposta deve ser aprovada por ter maioria entre os membros votantes da direção regional. A justificativa de Bocalom (foto) na defesa da sua tese é de que a maioria esmagadora da bancada federal acreana está apoiando o presidente Jair Bolsonaro, o governador Gladson Cameli também está engajado neste apoio; não sendo por isso, justo que, o PSL, partido do Bolsonaro, não se engaje nesta frente. Tião Bocalom ficou na primeira suplência de deputado federal com 27 mil votos. Não esperem consenso no encontro de amanhã.


O BURACO NO PSL É MAIS EMBAIXO


O presidente do PSL, Pedro Valério, diz que não vê sentido do partido manifestar este apoio ao governo Gladson. Fala não conhecer nenhum caso de deputado federal cujo voto o governador virou para o Bolsonaro. Quem apóia já é por convicção, garante. Ficou surpreso com a convocação da executiva: “não fui avisado, não sei nem se o Bocalom tem a prerrogativa da convocação, vou consultar o estatuto”, ressaltou ontem á coluna um Valério nada contente.


TUDO MUITO ESTRANHO


Para o presidente do PSL, Pedro Valério, está tudo muito estranho nesta convocação para a reunião com Bocalom. E retruca: “nunca vi um aceno do governador Gladson a favor de ter o PSL em sua aliança. Nem um gesto de boa vontade. Não tem sentido o PSL se oferecer”.


REUNIÃO PODE SER VETADA


O presidente Pedro Valério diz que a reunião pode até não ocorrer. Promete consultar o regimento interno do PSL para saber se o secretário Tião Bocalom tem poder convocatório.


SEM ÓDIO E SEM RANCOR


Num ponto o governo Cameli se mostra superior que o anterior: a liberdade de expressão. Não tem o rancor, o ódio, uma aura vingativa, de reagir a qualquer crítica com processo. Isso é bom para a democracia. O Gladson mostra ser democrático na prática, o PT era apenas na teoria.


POPULARIDADE PODE SUBIR


Com o anúncio que o presidente Jair Bolsonaro fará no Nordeste esta semana de que os que recebem o bolsa-família ganharão este ano o 13º salário, a sua popularidade deve subir na faixa da baixa renda do eleitorado. Foi neste nicho que o Lula sedimentou a sua popularidade.


FORA DO CONTEXTO


O nome da vereadora Janaína Furtado (REDE) está fora deste contexto na Ação Popular contra os vereadores de Tarauacá por uso abusivo da cota de gasolina. Sua citação não tem razão. No início do mandato abriu mão do benefício, o que deve comprovar no momento que for ouvida. Foi a única a recusar o mimo, utilizado pelos demais vereadores.


ESTAVA ESCRITO


No dia posterior em que a então vereadora Lucila Brunetta deixou o MDB e filiou-se ao PROGRESSISITAS, coloquei na coluna que o MDB reivindicaria seu mandato e ela perderia. Não é novidade para este colunista a decisão da justiça eleitoral de decretar a perda do mandato.


MUITO PRIMÁRIOS


O vereador Marivaldo Figueiredo, que também teve o mandato cassado pelo mesmo motivo, como a ex-vereadora Lucila Brunetta, foram primários, por ser do conhecimento geral a decisão judicial de que o mandato é do partido. Serão substituídos pelos suplentes do MDB.


MAIORIA MANTIDA


Mesmo com a posse dos dois suplentes do MDB, o prefeito Ilderlei Cordeiro continuará a ter maioria na sua base de apoio na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.


ERA PARA SER EXALTADO


Não há irregularidade no pagamento pelo prefeito Ilderlei Cordeiro de produtividade aos servidores da Saúde. É tudo transparente. É um recurso carimbado e com todas as informações dos pagamentos enviadas ao Ministério da Saúde. O pagamento era para estar sendo exaltado, por ser um incentivo aos funcionários para melhorar o atendimento.


NÃO É ASSIM


Ninguém pega um recurso do Ministério da Saúde e vai distribuindo ao sabor do vento. Há um controle rígido sobre cada centavo aplicado. Hoje, os gestores são auditados constantemente.


NATAL ANTECIPADO


A entrega pelo governo de 22 ruas pavimentadas em Plácido de Castro foi um Natal antecipado do governador Gladson Cameli ao prefeito Gedeon Barros (PSDB), que poderá usar como bandeira na campanha do próximo ano, quando deverá disputar a reeleição.


TENDENCIA DE REJEIÇÃO


A tendência na votação que começa às 8 horas desta manhã na Câmara Municipal de Brasiléia é de rejeitar a decisão do TCE, que enquadrou a ex-prefeita Leila Galvão em crime de responsabilidade. Para ter valor de impedimento eleitoral terá de ter o aval dos vereadores.


PROVANDO DO MESMO TEMPERO


Com esta CPI no seu calcanhar o prefeito de Senador Guiomard, Gilson da Funerária, está vivendo o mesmo inferno astral que viveu o prefeito afastado André Maia, quando ele fez toda uma campanha para lhe tirar do cargo. A política é uma roda viva com os seus altos e baixos.


COMO VOTA JESUS?


O PDT nacional já se posicionou contra a Reforma da Previdência. O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) tem cargos no governo Gladson Cameli, que é pela aprovação do projeto da Previdência do presidente Bolsonaro. Como votará o Jesus? É a grande pergunta que fica.


MONTANDO BASE


Decididamente, a deputada Maria Antonia e o seu marido, o Deda, estão transferindo as suas bases eleitorais do Juruá para o Alto Acre, reforçando cada dia mais o PROS com novas adesões na região, onde na última eleição a parlamentar teve uma votação acima da média.


NÃO SERÁ SURPRESA


Não será surpresa se o grupo da deputada indicar a vice da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, na eleição do próximo ano. Já estiveram próximos na última campanha eleitoral.


IMPEDIMENTO JURÍDICO


Não se pode usar o nome do ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) em enquetes sobre a disputa da prefeitura de Rio Branco na campanha de 2020, por um fato: está impedido legalmente.


VAI PAGAR POR TODO O PATO


Caso o ex-presidente da EMURB, Jackson Marinheiro, fique calado vai assistir ao desfilar de envolvidos no mesmo processo lhe denunciando como o chefe de todo o esquema, e pode acabar pagando por um pato que, possivelmente, não comeu sozinho.


MUITO SIMPLES


O governador Gladson Cameli se mostra pressionado ao ponto de declarar que tem vontade de acabar com os cargos de confiança. Nem o céu e nem a terra. A solução é manter os cargos que restaram na Reforma Administrativa e nomear para ocupar aliados competentes. Só isso.


RESTA Á POPULAÇÃO DIZER: OREMOS!


A guerra cruel de facções que só este ano já causou a morte de mais de oitenta pessoas, não choca só pelo número, mas pelo fato de começar atingir pessoas inocentes, como o crime contra esta jovem que abriu de forma violenta a semana em Rio Branco. Resta dizer: oremos!


NÃO ESTÁ FILIADO


Nesta guerra pelo comando do PSL, o Coronel Ulysses Araújo, é o grande interessado no resultado, pois, quer ser candidato a prefeito de Rio Branco pela sigla. Mas não terá direito a voto, pois, como militar da ativa não pode estar filiado a partido político.


SOBROU PARA O ALÉRCIO


Ao desistir de indicar o nome do ex-deputado federal Alércio Dias para comandar o ACREPREVIDÊNCIA, o governador Gladson Cameli se baseou em dois aspectos: a manifestação contrária do MP e por ter informações da sua base na ALEAC de que o nome seria rejeitado.


DETALHE DO REGIMENTO


Para a indicação rejeitada da AGEACRE voltar a ser submetida a nova votação teria que ser requerida pela maioria absoluta do plenário da ALEAC. E recurso contra a decisão só cabe ao plenário. É bom ficarem atento para não darem novas mancadas.


ASSESSORIA ESPECIAL


Como compensação pela perda do ACREPREVIDENCIA já foi oferecido pelo chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, em nome do governador, uma assessoria para acalmar Alércio Dias.


NOME TÉCNICO


Ainda não foi definido quem será o seu substituto, mas deverá ser um nome técnico.


VIOLENTA, MUITO VIOLENTA, MAS A PC NÃO ESTÁ OMISSA


Com duas mortes por execução e feridos assim se iniciou a semana em Rio Branco. Mas não é por falta de ações das forças de segurança, que são vistas agindo em pontos estratégicos da cidade. Para se ter um exemplo, a Polícia Civil em 90 dias cumpriu 390 mandados de prisão, 73 de busca e apreensão, grande apreensão de drogas, armas de fogo, munições, além da instauração de 1.500 inquéritos policiais. Sob o comando do secretário Rêmullo Diniz.


PONTO MARCANTE DO ALYSSON


A administração do secretário de Saúde, Alysson Bestene, que já recebeu tantas críticas neste início de gestão, também, deve ser ressaltada em seus acertos. Só merece elogios a decisão de fazer retornar a parceria que o Estado tinha com o Dr. Tércio Genzini, que foi o responsável pela montagem e êxito da Central de Transplantes, um dos poucos setores da Saúde que funcionou bem no governo passado. Temos filas na espera de transplantes de fígado. Vidas que somente poderão ser salvas por este tipo de procedimento. O Acre é um Estado onde existe o maior número de portadores de hepatites. Por tudo isso e para a certeza desses pacientes de que terão novamente um atendimento de ponta, é que faço o registro com elogios. Para que os que não sabem, o Dr. Tércio é referência nacional em transplantes.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.