Menu

Pesquisar
Close this search box.

Anatel afirma que sinal da Rádio Boas Novas interferiu na comunicação entre torre de comando e aviões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma fiscalização técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou uma situação extremamente grave e preocupante nos céus de Rio Branco.


A denúncia que levou a vistoria afirmava que uma frequência de rádio estava prejudicando a comunicação do Serviço Móvel Aeronáutico, entre a torre de comando no Aeroporto Internacional de Rio Branco e os aviões, em uma frequência de uso exclusivo do Ministério da Aeronáutica.

Anúncios


De acordo com o relatório, a transmissão era uma das fontes causadoras da interferência e que seu transmissor estaria localizado na própria radio Boas Novas/FM.


No último dia 18 de fevereiro a equipe da Anatel realizou uma fiscalização e comprovou que realmente o sinal da emissora é quem prejudicava o contato com os pilotos que sobrevoam o espaço aéreo da capital acreana.


A interferência das ondas da rádio no comprometimento da comunicação entre torre e pilotos poderia ter colocado em risco vários voos e ter causado uma tragédia.


O relatório afirma que a equipe da Anatel fez a fiscalização acompanhada de um técnico da rádio. A dúvida era se o sinal estava sendo gerado por algum defeito no transmissor ou proveniente de uma portadora não autorizada no local, popularmente conhecido como sinal pirata.


A conclusão é que a interferência na comunicação com as aeronaves estava sendo gerado por um defeito no excitador, que é uma peça importante do transmissor da emissora.


Ainda segundo o relatório, foi determinado a troca imediata da peça com defeito. A equipe de fiscalização voltou no dia seguinte, fez novos testes e não identificou mais a interferência no sinal da Aeronáutica, comprovando a troca do equipamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido