Conecte-se agora

APP avaliado no Acre seleciona árvores para pasto e melhora qualidade do boi

Publicado

em

Pesquisadores desenvolveram em Estados amazônicos o aplicativo Arbopasto, que ajuda técnicos e produtores rurais planejarem a introdução do componente arbóreo em área de pastagem com as espécies mais adequadas. Nesta quarta-feira (3) a Embrapa anunciou ter disponibilizado a ferramenta no Google Play.

A tecnologia disponibiliza informações de 51 árvores nativas da Amazônia de forma rápida por meio de uma série de funcionalidades, como filtros de busca. A inserção de árvores nas pastagens traz diferentes ganhos: elas podem diversificar os produtos obtidos na propriedade e elevar a renda, melhorar o microclima e oferecer mais conforto térmico e bem-estar ao animal, aumentar a fertilidade do solo e até tornar a paisagem mais agradável.

O app passou pelo crivo dos acreanos. O produtor rural João Evangelista, conhecido como João Paraná, possui uma área de 200 hectares, no município de Senador Guiomard. Para recuperar as pastagens degradadas, João e pesquisadores da Embrapa instalaram uma área de três hectares, em 2009, que combinou, durante a etapa de instalação, o plantio de árvores nativas, como o mulateiro e o bordão-de-velho, com a produção de grãos. Em 2014, a área voltou a ser pastejada e o produtor rural notou melhorias nas forrageiras cultivadas.

“Onde há árvores, o capim tem uma qualidade muito melhor. O gado tanto tem a sombra quanto o alimento. Além disso, o solo não vai ter tanta erosão e as folhas vão virar adubo. Quando você olha o pasto onde não tem uma árvore, o solo está enfraquecido. Próximo às árvores, a terra é mais fértil, é possível notar a diferença na coloração do capim. Por isso eu recomendo que quem tem árvores como essas na pastagem que cuide para manter”, disse o produtor.

(Com informações de Embrapa)

Propaganda

Cidades

Família afirma que jovem degolado brutalmente não tinha passagem pela polícia

Publicado

em

Logo após a trágica morte do jovem Raimundo Lacerda do Nascimento, de 23 anos, familiares e amigos do rapaz informaram que ele trabalhava como motoboy na Secretaria Municipal de Educação e nunca teve envolvimento com nenhum tipo de crime, tampouco passagem pela polícia. Para a família, Raimundo foi vítima de uma emboscada.

O jovem foi morto ao ser degolado. Imagens do momento da execução foram divulgadas na noite de sexta-feira, 17, através de um aplicativo de celular, meio pelo qual familiares reconhecerem a vítima. Segundo familiares, a vítima não tinha passagem pela polícia e também não mantinha nenhum envolvimento com o mundo do crime.

A motocicleta que o jovem conduzia antes de ser morto, uma CG Start, de cor vermelha e placa QLV 8208, ainda não foi encontrada.

Raimundo era morador do loteamento Sol Nascente, no bairro Vila Acre, em Rio Branco e estava cursando Recursos Humanos. Agora, a Polícia Civil segue com investigações para desvendar os envolvidos no caso.

Continuar lendo

Cidades

Operação Verão: Prefeitura de Brasileia realiza serviços de melhorias em área rural e urbana

Publicado

em

SECOM – Raylanderson Frota

Com a chegada do verão a Prefeitura de Brasileia retomou os serviços da ‘Operação Verão’, com ações de tapa-buracos, pavimentação, recapeamento, recuperação e limpeza de ruas e ramais, parque e praças, desobstrução de canais, córregos, rede de drenagem e serviços de iluminação pública.

A Prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do secretário de planejamento Nevisson Tavares, gerente de serviços urbanos Lima, gerente do setor de cadastro Silvio e engenheiro do município Anderson, esteve visitando uma das frentes de serviços que está sendo realizada no município.

A gestora do município já deu a ordem de serviços para realizar os trabalhos, contemplando aproximadamente 10 ruas por meio de convênios com a bancada federal do Acre, realizando Operação Tapa Buracos com recursos próprios, trabalhos paliativos e recuperação de ramais, priorizando ramais escolares e assegurando a permanência dos estudantes nas escolas.

Para Emiliana Silva, moradora há sete anos no Bairro Novo Horizonte, a ação que a equipe da Prefeitura está realizando é muito aguardado, garantindo dignidade para todos. “A dificuldade era tão grande que na época do inverno nós tínhamos que levar nossas crianças no colo para que elas pudessem ir para a escola, nem bicicleta passava por essa localidade e com esse trabalho que está sendo realizado nos trás mais dignidade. Nós agradecemos a prefeita Fernanda pelo trabalho que tem realizado no nosso bairro e em todo município”, destacou Emiliana.

A Operação Verão esteve em recesso durante o período do inverno amazônico, que devido as fortes chuvas que atingiam a região prejudicava o trabalho que é realizado pela a equipe da Secretaria de Obras na área rural e urbana.

Além dos trabalhos paliativos nas ruas, garantia da iluminação pública e maior acessibilidade a Prefeita Fernanda Hassem realizou contato com o Governador Gladson Cameli que de pronto atendeu ao pedido junto ao Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e garantiu para a população água encanada para as casas naquela região.
“Isso é uma coisa maravilhosa e importante para nós, na idade que nós estamos é difícil ficar puxando água no balde e o que a prefeita está fazendo por nós é uma benção”, ressaltou dona Crecilda Barbosa de 59 anos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.