Menu

APP avaliado no Acre seleciona árvores para pasto e melhora qualidade do boi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisadores desenvolveram em Estados amazônicos o aplicativo Arbopasto, que ajuda técnicos e produtores rurais planejarem a introdução do componente arbóreo em área de pastagem com as espécies mais adequadas. Nesta quarta-feira (3) a Embrapa anunciou ter disponibilizado a ferramenta no Google Play.


A tecnologia disponibiliza informações de 51 árvores nativas da Amazônia de forma rápida por meio de uma série de funcionalidades, como filtros de busca. A inserção de árvores nas pastagens traz diferentes ganhos: elas podem diversificar os produtos obtidos na propriedade e elevar a renda, melhorar o microclima e oferecer mais conforto térmico e bem-estar ao animal, aumentar a fertilidade do solo e até tornar a paisagem mais agradável.

Publicidade

O app passou pelo crivo dos acreanos. O produtor rural João Evangelista, conhecido como João Paraná, possui uma área de 200 hectares, no município de Senador Guiomard. Para recuperar as pastagens degradadas, João e pesquisadores da Embrapa instalaram uma área de três hectares, em 2009, que combinou, durante a etapa de instalação, o plantio de árvores nativas, como o mulateiro e o bordão-de-velho, com a produção de grãos. Em 2014, a área voltou a ser pastejada e o produtor rural notou melhorias nas forrageiras cultivadas.


“Onde há árvores, o capim tem uma qualidade muito melhor. O gado tanto tem a sombra quanto o alimento. Além disso, o solo não vai ter tanta erosão e as folhas vão virar adubo. Quando você olha o pasto onde não tem uma árvore, o solo está enfraquecido. Próximo às árvores, a terra é mais fértil, é possível notar a diferença na coloração do capim. Por isso eu recomendo que quem tem árvores como essas na pastagem que cuide para manter”, disse o produtor.


(Com informações de Embrapa)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido