Menu

Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de combate ao Aedes Aegypti

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) intensificou, em Rio Branco, o combate ao mosquito Aedes Aegypti. No bairro Recanto dos Buritis, a Prefeitura está realizando vistoria de rotina nos imóveis, bloqueio-controle de criadouros e em situações de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zika, as ações incluem reforço dos fumacês (veículos com equipamentos de nebulização usados para matar o mosquito).


Francisco Rocha Coelho, presidente da Associação de Moradores do Recanto dos Buritis, acompanhou o trabalho dos agentes de endemia da SEMSA. “Hoje, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está, aqui, realizando esse trabalho com os agentes de combate às endemias. Fazendo visita domiciliar, conversando com os moradores, orientando-os, isso faz toda diferença”, destacou.

Publicidade

O líder comunitário acrescentou que a Prefeitura mantém uma campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue, seguindo diagnóstico da vigilância epidemiológica, que aponta as áreas com maior incidência de infestação da doença. A blitz contra ao Aedes Aegypti, conta com o reforço dos agentes comunitários de saúde, servidores que estão na comunidade no dia-a-dia fortalecendo as ações específicas de combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.


A eliminação dos criadouros é a principal ação de combate ao Aedes Aegypti. Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.


Dona Maria Gomes, de 78 anos, recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde com alegria. “Fico feliz com a visita à minha casa. Nós aqui, eu e minha filha, nunca pegamos essa doença, mas já vi vizinhos se queixando de dor, de febre, essas coisas ruins. A gente tem o cuidado de manter tudo sempre limpo”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido