Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jéssica Sales trata com Ministro sobre a vacina anti-HPV e da Saúde Indígena no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Jéssica Sales (MDB) cumpriu agenda no Ministério da Saúde nesta terça-feira (03/04) e foi recebida pelo Ministro Luiz Mandetta quando tratou de questões importantes da área de saúde no Acre. Abriu a reunião relatando o desespero das famílias das 57 meninas que apresentam reações, possivelmente, após tomarem a vacina anti-HPV e reforçou a necessidade de que estes casos sejam investigados.


O Ministro Mandetta se mostrou sensível à situação e disponibilizou a equipe do Ministério Saúde para explicar à parlamentar acreana, o “Plano de Ação Rápida” que está sendo finalizado para avaliação e diagnóstico das suspeitas no Acre. Esse Plano de Ação terá o envolvimento do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Acre e do Hospital da Universidade de São Paulo – USP.

Anúncios


Conforme informações da Dra. Inez Gadelha da Secretaria de Atenção à Saúde – SAS, as adolescentes que apresentam estas reações adversas serão avaliadas por médico cientista e especialista em psiquiatria e neurologia do Instituto de Psiquiatria da USP, considerado o melhor profissional nesta área no país.


O formulário para a triagem das meninas será finalizado nesta quarta-feira (03/04) e os procedimentos para o diagnóstico serão realizados no Hospital da USP em São Paulo, através de protocolo de vídeo encefalografia e observação comportamental durante uma semana.


Na próxima sexta-feira (05/04) acontecerá um a reunião por videoconferência com a participação do Ministério da Saúde representado pela Secretaria de Vigilância em Saúde , Secretaria de Atenção à Saúde, Central de Regulação de Alta Complexidade e pela Secretaria de Saúde do Estado do Acre para tratarem dos detalhes e início dos procedimentos.  


Para Jéssica Sales, a situação é grave, “Como deputada federal e médica ginecologista, cumpri o dever de solicitar às autoridades competentes a agilidade nesse Plano de Ação que nos levará ao diagnóstico. Além do apoio às famílias das adolescentes acometidas é necessário também, restabelecer a tranquilidade de todos com relação a eficácia da vacina sem prejuízos à saúde” – enfatizou


A emedebista tratou ainda, da polêmica questão dos pagamentos das empresas prestadoras de serviços na Saúde Indígena, conveniadas com o Ministério da Saúde. Conforme afirmativa do Chefe de gabinete, Alex Machado Campos, o Ministro Mandetta autorizou pagamento com ressalvas, assim que procedidas algumas correções nos contratos.


Outro questionamento que formalizei ao Ministro Mandetta foi sobre a veracidade da proposta de municipalização da saúde indígena. Este assunto promoveu uma inquietação nas lideranças indígenas e, segundo a com a assessoria do Ministro, a Secretaria de Saúde Indígena – SESAI será mantida no âmbito do Ministério da Saúde e não haverá municipalização da saúde, conforme vídeo explicativo publicado pelo Ministro Mandetta nas redes sociais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido