Conecte-se agora

Projeto musical promete dar vida nova a jovens carentes de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O programa ‘Musicalizando com Amor e Carinho’ é a nova aposta do projeto social Conservatório Musical, do município de Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Juruá. A ideia é introduzir crianças e adolescentes carentes no mundo da música de forma descontraída e agradável.Para isso, o programa promete executar educação musical para promover a formação, a construção da cidadania, o resgate de valores culturais, a descoberta de talentos e a profissionalização.

Desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e Exército Brasileiro, realçado através da parceria com a Sociedade Eunice Weaver de Cruzeiro do Sul – “Educandário” do município, está retirando crianças das ruas e possibilitando a educação cultural musical e profissionalização para futuro ingresso na banda do exército ou formação de futuros professores de música.

“Integrar a música ao processo interdisciplinar, com o escopo de possibilitar a redução das diferenças, contribui com a inclusão social de crianças e adolescentes da comunidade de Cruzeiro do Sul”, afirma o maestro e músico da Banda do 61º BIS, Alexandre Sérgio.

Para o maestro, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de aprendizado, assim como ao raciocínio matemático.

O coral conta hoje com cerca de 50 crianças e adolescentes, sendo 70% do sexo feminino, fato que está destacando as mulheres no seio social e sua importância cultural, estimulando assim a igualdade de gênero para o empoderamento das meninas e mulheres.

O programa ainda viabiliza mecanismo para que amplie o conhecimento de mundo dos participantes, desenvolvendo a sensibilidade e a criatividade, através do contato com a linguagem artístico-musical.

Quem pode participar

Podem participar do programa crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social na cidade de Cruzeiro do Sul, com idade entre 07 a 17 anos de idade.

Atualmente, o projeto conta com mais de 400 crianças e adolescentes ativas no projeto, participando do coral, aulas teóricas (aprendizagem musical e leitura de partituras) e práticas, e mais 100 crianças do Educandário (entre 03 e 05 anos), tendo uma lista de espera em torno de 500 alunos.

O projeto tem apenas dois anos de atividade e as crianças do coral e orquestra já executam óperas em latim.

Propaganda

Cidades

Brasileia sedia fase regional de futsal dos Jogos Escolares 2019

Publicado

em

Depois de sediar a fase municipal, Brasileia realizou na quinta-feira, 18, a abertura dos Jogos Escolares 2019, fase regional de futsal do Alto Acre, no Ginásio de Esportes Eduardo Lopes Pessoa. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Fernanda Hassem, Gerente de Esportes Clebson Venâncio, professor Vladimilson Coordenador Geral dos Jogos Escolares, Coordenadoras dos Núcleos de Estado de Educação dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, Silvia Pacheco e Rosimari Ferreira e equipe.

A parceria entre governo do estado e prefeitura vem resgatando a autoestima dos estudantes-atletas e também de toda a comunidade local, realizando os jogos escolares desde a fase municipal à regional, onde os campeões irão representar a sua região em Rio Branco, durante a fase estadual.

A prefeita, Fernanda Hassem, destaca a importância dos jogos para o esporte do município.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e equipe de Esporte, além das escolas estaduais. Brasileia está sediando e a prefeitura sempre será parceira das boas ações e iniciativas. Que o estado possa continuar investindo nas atividades esportivas escolares e que possamos estar incentivando ainda mais o esporte em nosso município, ” destaca a Fernanda.

O Coordenador Geral dos Jogos Escolares, professor Vladimir, também falou a respeito. “Os campeões da fase regional irão participar da fase estadual de futsal, que acontecerá em Cruzeiro do Sul e de handebol em Rio Branco. Estamos alegres com essa realização” destacou o coordenador.

A fase regional dos jogos acontecem simultaneamente em Brasileia com o futsal e em Epitaciolândia, handebol, durante três dias e conta com a participação de equipes dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, nas modalidades de 12 a 14, e 15 a 17 anos, masculino e feminino, com participação de mais de 190 atletas.

Continuar lendo

Cidades

Quase 5 mil eleitores do Vale do Juruá têm títulos cancelados, informa justiça eleitoral

Publicado

em

A Justiça Eleitoral do Acre cancelou 4.700 títulos eleitorais em quatro municípios da região do Vale do Juruá. Isso porque o referido número de cidadãos não regularizaram a situação pendente junto ao órgão durante o recadastramento biométrico ocorrido este ano em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Portanto, todos estes que não fizeram regularizaram o documento, terão o título cancelado na região da 4ª Zona Eleitoral do estado. Apesar de ter alcançado mais de 80% do eleitorado nas quatro cidade durante o processo de atualização cadastral, quase 5 mil eleitores deixaram de comparecer ao órgão.

Como consequência do cancelamento do título, os mais de 4 mil eleitores não poderão votar nas eleições municipais do ano que vem, na escolha de prefeito e vereador. Além disso, ficam suspensos do recebimento de benefício social previdenciário, não poderão assumir cargo público, nem fazer empréstimo bancário.

No entanto, os eleitores com pendências podem procurar o cartório até maio do próximo ano para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.