Conecte-se agora

Projeto musical promete dar vida nova a jovens carentes de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O programa ‘Musicalizando com Amor e Carinho’ é a nova aposta do projeto social Conservatório Musical, do município de Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Juruá. A ideia é introduzir crianças e adolescentes carentes no mundo da música de forma descontraída e agradável.Para isso, o programa promete executar educação musical para promover a formação, a construção da cidadania, o resgate de valores culturais, a descoberta de talentos e a profissionalização.

Desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e Exército Brasileiro, realçado através da parceria com a Sociedade Eunice Weaver de Cruzeiro do Sul – “Educandário” do município, está retirando crianças das ruas e possibilitando a educação cultural musical e profissionalização para futuro ingresso na banda do exército ou formação de futuros professores de música.

“Integrar a música ao processo interdisciplinar, com o escopo de possibilitar a redução das diferenças, contribui com a inclusão social de crianças e adolescentes da comunidade de Cruzeiro do Sul”, afirma o maestro e músico da Banda do 61º BIS, Alexandre Sérgio.

Para o maestro, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de aprendizado, assim como ao raciocínio matemático.

O coral conta hoje com cerca de 50 crianças e adolescentes, sendo 70% do sexo feminino, fato que está destacando as mulheres no seio social e sua importância cultural, estimulando assim a igualdade de gênero para o empoderamento das meninas e mulheres.

O programa ainda viabiliza mecanismo para que amplie o conhecimento de mundo dos participantes, desenvolvendo a sensibilidade e a criatividade, através do contato com a linguagem artístico-musical.

Quem pode participar

Podem participar do programa crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social na cidade de Cruzeiro do Sul, com idade entre 07 a 17 anos de idade.

Atualmente, o projeto conta com mais de 400 crianças e adolescentes ativas no projeto, participando do coral, aulas teóricas (aprendizagem musical e leitura de partituras) e práticas, e mais 100 crianças do Educandário (entre 03 e 05 anos), tendo uma lista de espera em torno de 500 alunos.

O projeto tem apenas dois anos de atividade e as crianças do coral e orquestra já executam óperas em latim.

Propaganda

Cidades

Família afirma que jovem degolado brutalmente não tinha passagem pela polícia

Publicado

em

Logo após a trágica morte do jovem Raimundo Lacerda do Nascimento, de 23 anos, familiares e amigos do rapaz informaram que ele trabalhava como motoboy na Secretaria Municipal de Educação e nunca teve envolvimento com nenhum tipo de crime, tampouco passagem pela polícia. Para a família, Raimundo foi vítima de uma emboscada.

O jovem foi morto ao ser degolado. Imagens do momento da execução foram divulgadas na noite de sexta-feira, 17, através de um aplicativo de celular, meio pelo qual familiares reconhecerem a vítima. Segundo familiares, a vítima não tinha passagem pela polícia e também não mantinha nenhum envolvimento com o mundo do crime.

A motocicleta que o jovem conduzia antes de ser morto, uma CG Start, de cor vermelha e placa QLV 8208, ainda não foi encontrada.

Raimundo era morador do loteamento Sol Nascente, no bairro Vila Acre, em Rio Branco e estava cursando Recursos Humanos. Agora, a Polícia Civil segue com investigações para desvendar os envolvidos no caso.

Continuar lendo

Cidades

Operação Verão: Prefeitura de Brasileia realiza serviços de melhorias em área rural e urbana

Publicado

em

SECOM – Raylanderson Frota

Com a chegada do verão a Prefeitura de Brasileia retomou os serviços da ‘Operação Verão’, com ações de tapa-buracos, pavimentação, recapeamento, recuperação e limpeza de ruas e ramais, parque e praças, desobstrução de canais, córregos, rede de drenagem e serviços de iluminação pública.

A Prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do secretário de planejamento Nevisson Tavares, gerente de serviços urbanos Lima, gerente do setor de cadastro Silvio e engenheiro do município Anderson, esteve visitando uma das frentes de serviços que está sendo realizada no município.

A gestora do município já deu a ordem de serviços para realizar os trabalhos, contemplando aproximadamente 10 ruas por meio de convênios com a bancada federal do Acre, realizando Operação Tapa Buracos com recursos próprios, trabalhos paliativos e recuperação de ramais, priorizando ramais escolares e assegurando a permanência dos estudantes nas escolas.

Para Emiliana Silva, moradora há sete anos no Bairro Novo Horizonte, a ação que a equipe da Prefeitura está realizando é muito aguardado, garantindo dignidade para todos. “A dificuldade era tão grande que na época do inverno nós tínhamos que levar nossas crianças no colo para que elas pudessem ir para a escola, nem bicicleta passava por essa localidade e com esse trabalho que está sendo realizado nos trás mais dignidade. Nós agradecemos a prefeita Fernanda pelo trabalho que tem realizado no nosso bairro e em todo município”, destacou Emiliana.

A Operação Verão esteve em recesso durante o período do inverno amazônico, que devido as fortes chuvas que atingiam a região prejudicava o trabalho que é realizado pela a equipe da Secretaria de Obras na área rural e urbana.

Além dos trabalhos paliativos nas ruas, garantia da iluminação pública e maior acessibilidade a Prefeita Fernanda Hassem realizou contato com o Governador Gladson Cameli que de pronto atendeu ao pedido junto ao Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e garantiu para a população água encanada para as casas naquela região.
“Isso é uma coisa maravilhosa e importante para nós, na idade que nós estamos é difícil ficar puxando água no balde e o que a prefeita está fazendo por nós é uma benção”, ressaltou dona Crecilda Barbosa de 59 anos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.