Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fisioterapia é menosprezada em concurso da Saúde, diz profissional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com apenas três vagas no concurso público recentemente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, a Fisioterapia possui um déficit de pelo menos 200 profissionais em todo o Estado. A demanda por tratamento causa uma fila de aproximadamente 500 pacientes apenas no Hospital das Clínicas de Rio Branco, que possui apenas seis profissionais em seu quadro de servidores.


As críticas são do fisioterapeuta Rogério Nascimento, do Corpo de Bombeiros do Acre (CBSaúde) e da Associação dos Servidores Público e Privado do Acre (ASPP). “O tão esperado concurso público chegou como era previsto. Com suspeição de favorecimentos e com o costumeiro menosprezo à carreira dos fisioterapeutas, como se fosse uma função dispensável no restabelecimento de pacientes”, comenta ele.

Anúncios


De acordo com o profissional, que é especialista em fisioterapia de UTI, a fila de pacientes do Hospital das Clínicas levará pelo menos quatro meses para dar conta de atender a todos e a demora no atendimento pode resultar em perda total de movimentos. “Mas, como é de costume, ao realizar concursos o Estado não dá atenção a estes profissionais”, critica Rogério.


De acordo com ele, se os burocratas que dirigem o sistema estadual de Saúde não se importam em aperfeiçoar o serviço de reabilitação dos pacientes, em parte a culpa é dos próprios fisioterapeutas que não têm sequer uma entidade representativa. “O Acre possui mais de 600 profissionais cadastrados trabalhando em clínicas particulares e nunca atendem à convocação para uma reunião, ao contrário de outros profissionais da área de saúde que estão sempre a fazer ruídos para serem atendidos”, observa Rogério.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido