Conecte-se agora

Poderia ter sido um “parto normal” a renovação do convênio da colônia Souza Araújo e Hospital Santa Juliana

Publicado

em

O Governo do Estado e as Obras Sociais da Diocese de Rio Branco selaram um acordo, no sábado (30), para que a instituição dona do Hospital Santa Juliana e da casa de acolhimento para portadores de hanseníase Souza Aguiar mantenha os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde.

As instituições de saúde são de propriedade da Igreja Católica e mantém convênio com o Estado para que possam prestar serviço aos usuários do SUS, principalmente na realização de cirurgia cárdicas no caso do Hospital Santa Juliana. Contudo, o Estado não repassava os recursos para o custeio das despesas desde agosto de 2018, situação que vinha se arrastando da gestão anterior e sem solução na atual, até a celebração de um novo contrato. A dívida com o Hospital Santa Juliana é de R$ 4, 5 milhões, e de 1,5 milhão com a Colônia Colônia Souza Aguiar, segundo informou a instituição no dia 21 de março na ALEAC.

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), médico e vice-presidente da ALEAC, no meio do drama que viveram os internos da colônia Souza Araújo, convidou representantes da igreja para uma audiência na ALEAC para debater o restabelecimento dos repassasses dos recursos e a celebração de um novo convênio, chegou a fazer inclusive uma indicação ao governo.

No parlamento, Dom Joaquim alertou que a situação da saúde pública ficaria ainda mais comprometida caso o Estado não honrasse os compromissos firmados com Hospital. Tendo manifestado interesse na renovação do contrato que viabiliza o hospital Santa Juliana a atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Colônia manter os cuidados aos portadores de hanseníases- haja vista que já estava em falta os insumos para os procedimentos de enfermagem e alimentação dos moradores dos internos da Colônia Souza Aguiar.

No dia 18 de março, com a possibilidade de a Colônia fechar as portas por falta de recursos, os internos e os funcionários da casa realizaram uma manifestação contra o Governo do Estado, na qual resultou no fechamento da BR-364.

O governo acerta em restabelecer o convênio, algo tão necessário para aqueles internos sequelados por hanseníase. É uma questão humanitária. Quase acontece uma nova revolução acreana para renovarem esse convênio. O parto poderia ter sido menos complicado, comenta Jenilson.

Em nota divulgada à imprensa neste domingo, a instituição agradece a sociedade pelas orações e solidariedade e reiterou o compromisso de continuar trabalhando em defesa do bem-estar dos mais pobres. “Agradecemos a toda a sociedade pelas manifestações de apoio e pelas orações e reiteramos o nosso compromisso na defesa dos mais pobres e com o bem-estar da população e de quem necessita dos nossos serviços. As Obras Sociais da Diocese de Rio Branco primam pelo cumprimento de seus valores e de sua missão: amar e cuidar de gente, para que todos tenham vida em abundância (cf. Jo 10,10)”.

Propaganda

Cidades

Brasileia sedia fase regional de futsal dos Jogos Escolares 2019

Publicado

em

Depois de sediar a fase municipal, Brasileia realizou na quinta-feira, 18, a abertura dos Jogos Escolares 2019, fase regional de futsal do Alto Acre, no Ginásio de Esportes Eduardo Lopes Pessoa. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Fernanda Hassem, Gerente de Esportes Clebson Venâncio, professor Vladimilson Coordenador Geral dos Jogos Escolares, Coordenadoras dos Núcleos de Estado de Educação dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, Silvia Pacheco e Rosimari Ferreira e equipe.

A parceria entre governo do estado e prefeitura vem resgatando a autoestima dos estudantes-atletas e também de toda a comunidade local, realizando os jogos escolares desde a fase municipal à regional, onde os campeões irão representar a sua região em Rio Branco, durante a fase estadual.

A prefeita, Fernanda Hassem, destaca a importância dos jogos para o esporte do município.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e equipe de Esporte, além das escolas estaduais. Brasileia está sediando e a prefeitura sempre será parceira das boas ações e iniciativas. Que o estado possa continuar investindo nas atividades esportivas escolares e que possamos estar incentivando ainda mais o esporte em nosso município, ” destaca a Fernanda.

O Coordenador Geral dos Jogos Escolares, professor Vladimir, também falou a respeito. “Os campeões da fase regional irão participar da fase estadual de futsal, que acontecerá em Cruzeiro do Sul e de handebol em Rio Branco. Estamos alegres com essa realização” destacou o coordenador.

A fase regional dos jogos acontecem simultaneamente em Brasileia com o futsal e em Epitaciolândia, handebol, durante três dias e conta com a participação de equipes dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, nas modalidades de 12 a 14, e 15 a 17 anos, masculino e feminino, com participação de mais de 190 atletas.

Continuar lendo

Cidades

Quase 5 mil eleitores do Vale do Juruá têm títulos cancelados, informa justiça eleitoral

Publicado

em

A Justiça Eleitoral do Acre cancelou 4.700 títulos eleitorais em quatro municípios da região do Vale do Juruá. Isso porque o referido número de cidadãos não regularizaram a situação pendente junto ao órgão durante o recadastramento biométrico ocorrido este ano em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Portanto, todos estes que não fizeram regularizaram o documento, terão o título cancelado na região da 4ª Zona Eleitoral do estado. Apesar de ter alcançado mais de 80% do eleitorado nas quatro cidade durante o processo de atualização cadastral, quase 5 mil eleitores deixaram de comparecer ao órgão.

Como consequência do cancelamento do título, os mais de 4 mil eleitores não poderão votar nas eleições municipais do ano que vem, na escolha de prefeito e vereador. Além disso, ficam suspensos do recebimento de benefício social previdenciário, não poderão assumir cargo público, nem fazer empréstimo bancário.

No entanto, os eleitores com pendências podem procurar o cartório até maio do próximo ano para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.