Menu

Pesquisar
Close this search box.

‘Desafio do Lixo’ quer incentivar moradores a recolher entulho de espaços públicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O serviço da secretaria municipal de Zeladoria de Rio Branco se esforça, mas não consegue manter a cidade totalmente limpa devido a grande quantidade de lixo que é depositada – diariamente, nos espaços públicos da cidade pela própria população, principalmente nos bairros mais distantes do Centro.


Para ajudar o município a dar conta da grande quantidade de entulho, a secretaria municipal de Meio Ambiente aderiu o desafio online, que está rodando o mundo, e lançou o “Desafio do Lixo” em Rio Branco: um desafio que leva o cidadão a recolher lixo em locais públicos e divulgar através da internet.

Anúncios


Na capital acreana, a #TrashtagChallenge- hashtag do Desafio, lançada a menos de uma semana, ainda não recebeu fotos de nenhum participante. “O desafio visa conscientização ambiental e maior envolvimento da população. A conscientização é feita através de pequenas ações da população, onde é dada ampla divulgação”, afirma a secretária de meio ambiente do município, Paola Daniel.


Basicamente, o participante tem que escolher um ambiente público que esteja poluído, limpar o local e enviar para as redes da secretaria mostrando o antes e o depois, ou em suas próprias redes sociais utilizando as tags do desafio.


A proposta é mudar o cenário de praças, parques e terrenos baldios, além de conscientizar a cerca da limpeza da cidade. Segundo o órgão, não existe uma meta específica a ser atingida, pois quanto mais pessoas participarem melhor. ”Acreditamos que vai ser muito importante o engajamento da população porque eles vão conseguir perceber a quantidade de resíduos que é jogada nas ruas”, alerta a secretária.


Como surgiu?

O Trashtag Challenge foi criado em 2015 pela fabricante de produtos de camping UCO Gear, como parte de uma campanha para proteger áreas silvestres. Mas foi com um post publicado no Facebook, voltado a “adolescentes entediados”, que a ideia ganhou novo fôlego e a hashtag acabou viralizando.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido