Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um seminário além das expectativas

O que poderia ser mais um evento para discutir trivialidades sobre o papel da mulher na sociedade, o seminário promovido pela senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS), que se encerrou ontem, na capital, foi marcante e além das expectativas. Primeiro que, não é fácil conseguir vaga na concorrida agenda de uma ministra como a Damares Alves, da pasta de Direitos Humanos, de figuras de projeção política nacional como a ex-senadora Ana Amélia e a Tia Eron, para se deslocarem ao Acre. A Damares, com a sua figura envolvida em tantas polêmicas neste curto espaço de tempo do governo Bolsonaro, deu uma visibilidade nacional ao evento. Mas o destaque principal ficou por conta de se jogar no debate o sofrimento de dezenas de jovens, que enfrentam sérios problemas de saúde desde que tomaram a vacina contra o HPV. E a ministra Damares reconhecer que a responsabilidade de apurar o que houve e, punir culpados, se for o caso, é do governo federal, afinal, este é um programa nacional do Ministério da Saúde. Espera-se que, a senadora Mailza (foto) pegue esta bandeira e busque com que a ministra leve para a prática a sua promessa de uma apuração e tratamento dessas jovens. É de se destacar também a organização, bem planejada e executada. No mais, não se pode deixar de reconhecer que a senadora Mailza (PROGRESSISTAS) faz um belo início de mandato.


APRENDEU RÁPIDO
Uma assessoria de gabinete competente e a divulgação do mandato são essenciais para que qualquer parlamentar torne visíveis as suas ações. Fora Isso, o mandato acaba e o parlamentar fica no anonimato. A senadora Mailza (PROGRESSISTAS) aprendeu rápido essa lição política.


NÃO DEVIA NEM TER ENTRADO
O governo investiu 40 milhões de reais na Peixes da Amazônia, um projeto sem planejamento, nascido da megalomania que imperou no governo passado, que fracassou e se encontra em recuperação judicial, executada por bancos e credores, e por tudo isso; o governador Gladson Cameli tem toda a razão, em não jogar mais um centavo no empreendimento. Iria para o ralo.


NÃO PODE TER O LUXO
Um governo com sérios problemas a serem sanados, principalmente, nas áreas de Segurança e Saúde, não pode ter o luxo de jogar dinheiro do contribuinte para recuperar um projeto falido.


NINGUÉM VIU ESTA VALENTIA
Acompanhei tudo o que aconteceu no governo passado. Os empresários acreanos nunca levantaram a voz para denunciar a alta tributação do Estado, mas foi só o governo petista acabar que se tornaram valentes em cobranças fiscais à atual administração. Ora, bolas!


DESCONHECIMENTO DA REALIDADE
Vez por outro aparecem questionamentos sobre os gastos do Legislativo acreano. Para início de conversa, falo do que sei, é só comparar a estrutura da ALEAC com as demais do país para notar que se tornou enxuta. Se algum deputado não justifica o que ganha, não muda a importância do Legislativo em uma democracia. Não se vê essa valentia contra o Judiciário.


VOLTO ALERTAR
No momento em que o governador Gladson Cameli meter um palmo de asfalto nas destruídas Ruas do Povo estará encobrindo a porcaria que foi a sua execução e estará dando o seu aval.


NÃO É CASA DE CARIDADE
O ex-vereador e médico Carlos Beiruth mostra que com gestão a coisa anda. Sem um centavo de governo (e se este usar a estrutura da unidade terá de pagar, não é casa de caridade), transformou uma Pronto Clínica abandonada, numa unidade moderna, trabalha em projetos de uma maternidade, UTI, aumentou o número de leitos, num exemplo de como se gerir a Saúde. Já basta o calote que levou de quatro meses de serviço prestado ao Pronto Socorro.


NÃO PODE CAPINAR SENTADO
Na administração pública, não se capina sentado.  E o bom gestor se destaca na adversidade econômica. Nunca conversei pessoalmente com o secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, mas acompanho as suas ações. É um destaque no governo Gladson. Pegou o conjunto Andirá em escombros e deixou prontas 74 casas, para entrega pelo governo.


É MUITO FÁCIL
Administrar uma secretaria em tempos de vacas gordas nas finanças do Estado é fácil.


PAUTA POSITIVA
O Gladson Cameli precisa de secretário que crie pautas positivas para decolar seu governo.


MAIOR INFANTILIDADE
É a maior infantilidade se jogar na fogueira da inquisição os secretários integrantes do chamado Grupo de Planejamento Estratégico do governo, atribuindo-lhes equívocos desta administração. Acordem, como subalternos, nada fazem sem o aval do Gladson Cameli.


NÃO FOI CÔMICA
O discurso da ministra Damares Alves ontem na ALEAC foi sóbrio. Falou sem a aura cômica de que menino tem de vestir azul e menina rosa, ao contrário, foi comedida e parcimoniosa, usou mais a sua verve de uma Pastora evangélica, e com uma boa oratória dominou o ambiente.


FORA DO JOGO
O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (MDB), não pode ser mais candidato à reeleição. Mas pelo que ouço até dos que não comungam com as suas idéias, ele ganharia novamente.


CACIQUE SEM COCAR
Concordo com a afirmação que o PT não tem mais caciques. De fato, depois da derrota histórica e humilhante que o partido sofreu no Acre, varrido do Governo, Senado e Câmara Federal, sumiram todos os que posavam de caciques no poder, ninguém quer mais o cocar.


COMPANHEIROS UNIDOS……
Defensor Público manda a informação de que a Defensora Geral indicada pelo ex-governador Tião Viana no apagar das luzes, está causando descontentamentos na categoria ao abrigar ex-secretários do Tião em cargos de confiança, como a ex-presidente do ITERACRE, Janaína, e o ex-secretário de Pequenos Negócios, José Reis. Companheiros unidos, jamais serão vencidos.


MELHORES NOMES POARA DERROTAR
Ao comentar as supostas candidaturas dos ex-prefeitos Luizinho Hassem e Leila Galvão a prefeito de Epitaciolândia, no próximo ano, o prefeito Tiao Flores, foi mordaz sobre a possibilidade: “bons nomes para serem derrotados, tomara mesmo que saiam candidatos”.


PROTESTOS PIPOCANDO
A direção do DEPASA já devia ter ocupado os órgãos de comunicação para explicar o que está causando a falta de água na cidade. Nestes tempos de redes sociais não adianta calar. E como sempre, os protestos vão pipocar na conta do governador Gladson. Comunicação é essencial.


ROUPA SUJA
O PT tem reunião marcada para hoje com as suas lideranças, a primeira depois que o partido foi derrotado na última eleição. A pergunta que rondava ontem: o Jorge Viana vai comparecer ou continuará recluso e sem emitir uma opinião? Sem sua presença, a reunião ficará capenga.


DILEMA QUE PERSEGUE
O dilema que persegue qualquer avaliação dos dirigentes do PT sobre a derrota é que não podem discutir deixando fora do contexto os últimos quatro anos do governo passado. Qualquer discussão sem este componente ficará sem o menor sentido, e sabem disso.


DISTRIBUINDO
O ex-governador Tião Viana não deixou os seus assessores mais próximos abandonados. Conseguiu colocar três na PMRB, dois na Defensoria Pública, um no Tribunal de Justiça, onde também já se encontra o ex-prefeito Marcus Alexandre. O restante foi deixado ao relento.


NÃO APRENDEU?
O ex-prefeito Tião Bocalom (PSL) não descarta uma candidatura à prefeitura da capital. É um nome honrado, tem votos cativos, mas candidatura majoritária sem estrutura é precipício.


AÇODAMENTO O DERROTOU
O açodamento é seu inimigo. Tivesse saído na eleição passada pela coligação do Gladson Cameli estava eleito, preferiu apostar numa chapa de federal do PSL mais fraca do que caldo de piaba. Não se faz política com cabeça dura. Parece que não contaram ao Bocalom.


SERVIÇO DE VERGONHA
As ruas da cidade estão esburacadas, não há como esconder a realidade. E quem critica (não quem ofende) não deixa de ter razão. O problema é que se a prefeita Socorro Neri iniciar agora, com chuvas diárias, uma grande operação para recuperar as ruas danificadas, sairá um serviço porco. E o que se precisa é de um serviço de vergonha, por isso é aguardar o verão, que está na porta.


MAIS PRATICIDADE
Da mais votada deputada federal do Acre, Mara Rocha, se espera mais praticidade no mandato, do que trazer a comissão de agricultura da Câmara Federal para conversar com os agricultores acreanos. O que eles precisam é de ramais com tráfego e financiamento agrícola.


REFORMA DA PREVIDÊNCIA
O presidente Bolsonaro tem de aprovar a Reforma da Previdência enquanto estiver forte no Congresso, que é em início de mandato. E sobre a Reforma não cabe discussão ideológica, ou se faz ou então a economia brasileira entrará em crise, com o rombo cada vez maior no setor previdenciário. Com a aprovação pode-se pensar em geração de emprego e numa economia estabilizada, sem isso a recessão caminhará a passos largos, não há um caminho alternativo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.