Menu

Pesquisar
Close this search box.

Câmara Criminal do TJ nega habeas corpus de Tenente Farias, que continuará preso por tempo indeterminado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sob cárcere no Batalhão Ambiental da Polícia Militar há 92 dias, o tenente do BOPE, Josemar Barbosa de Farias, continuará preso por termpo indeterminado. A decisão é dos desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, Élcio Sabo Mendes, Samoel Evangelista e Luís Camolez, que por unanimidade, negaram o pedido de Habeas Corpus impetrado pelo advogado Mário Rosas, que pedia a anulação dos atos decisórios da 3° Vara Criminal que decretou a prisão do militar na Operação Sicário, desencadeada pela Polícia Civil em dezembro de 2018. O julgamento do HC ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28.


Os magistrados levaram em conta também a manifestação contrária do Ministério Público, que por meio do procurador de Justiça, Danilo Lovisaro, entendeu que não há qualquer mácula no pedido e decretação da prisão para anular os atos decisórios, que de acordo com o MP, deveria ser aplicado apenas em sentenças, o que não é o caso, pois o Tenente é apenas réu e não condenado.

Anúncios


Em fevereiro, os juízes Raimundo Nonato Maia, Maria Rosinete dos Reis Silva e Ivete Tabalipa que estudavam o caso do Tenente Farias acataram o pedido da defesa e concederam a ele o direito de ser julgado pela Justiça Militar, porém o processo ainda não foi encaminhado para a 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, que tem como titular o juiz Alesson José Braz.


Em janeiro, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, o GAECO, do Ministério Público do Acre, protocolou denúncia contra 23 pessoas acusadas de de serem membros da facção criminosa Comando Vermelho, presas preventivamente durante a Operação Sicário, desencadeada pela Força-Tarefa da Polícia Civil no dia 27 de dezembro. Entre os denunciados, estão líderes da organização criminosa e o Tenente Josemar Barbosa de Farias, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), apontado pelas investigações como o principal responsável por favorecer o crescimento da facção na capital do Acre. O militar foi denunciado por Promoção de Organização Criminosa, Peculato, Corrupção Passiva e Prevaricação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido