Conecte-se agora

Emoção marca entrega do Diploma Bertha Lutz pela senadora Mailza Gomes a mulheres acreanas

Publicado

em

A senadora Mailza Gomes entregou diploma para a ex-governadora Iolanda Lima Fleming e para a filha da ex-senador Laélia Alcântra, Noélia de Alcântara

A entrega do Diploma Bertha Lutz pelo Senado Federal na manhã de hoje (26) as acreanas Iolanda Lima Fleming e Laélia Alcântara (in memoriam) foi marcada pela emoção. A solenidade reconhece pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

A indicação das políticas acreanas foi da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) que fez questão de citar individualmente, a história de cada uma das homenageadas. “Laélia foi a primeira senadora negra do país, sua atividade como cidadã mistura-se à luta do povo acreano, e Iolanda a primeira governadora do país ainda continua nos ensinando a importância participação da mulher na política” destacou Mailza.

A primeira a ser homenageada no plenário do Senado foi Iolanda Lima Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro. Em seu discurso a ex-governadora elogiou o trabalho da senadora Mailza.

“Nos sentimos representados por essa mulher” disse a homenageada. Muito emocionada, Iolanda lembrou do ex-senador Nabor Júnior, de quem foi vice-governadora.

Ao contar sua história como professora de OSPB, disse que todas mulheres do Acre têm histórias de luta, “somos filhas das dificuldades, pessoas humildes, que nasceram na roça, mas destemidas, que buscam o que querem” acrescentou Iolanda.

Noélia de Alcântara destacou que sua mãe estaria com 95 anos se estivesse viva.  Relembrou o fato da mãe ser a primeira senadora negra do país, afirmando que mesmo de origem baiana, Laélia Alcântara tinha o Acre no coração.

“Todo mundo lembra da médica Laélia Alcântara e da senadora também. Eu agradeço a Mailza, que novinha, me lembrou minha mãe. Através das mãos dela é que recebo esse diploma e agradeço a todos” concluiu Noêmia.

Para a senadora Mailza Gomes, as homenagens feitas às mulheres acreanas com um diploma de destaque como o Bertha Lutz, é um momento de fundamental importância no início de sua luta pelo fortalecimento da mulher. “Esse é um momento especial em que todas as mulheres acreanas estão sendo representadas. A minha luta é a luta de cada cidadã e cidadão acreano, pela democracia e a construção de um Brasil mais justo para todos” comentou a senadora.

 

Propaganda

Destaque 5

Homem é condenado por apresentar CNH falsa em blitz

Publicado

em

A 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco condenou Edileudo Castro Sampaio por apresentar carteira de habilitação falsa, em blitz realizada na Gameleira. O crime está previsto no artigo 304, combinado com artigo 297, ambos do Código Penal.

O réu alegou, em sua defesa, que tentou tirar a carteira mais de 20 vezes e, como não conseguiu, confessou que dirigia com documento falso. A pena arbitrada foi substituída por prestação de serviço à comunidade, com jornada semanal de seis horas, mais prestação pecuniária de um salário mínimo.

O policial que realizou a abordagem afirmou que o Edileudo entregou o documento e desde o início desconfiou que fosse falso, porque o papel era diferente. “Ele chegou a declarar que era autêntico, então fizemos a pesquisa e constatamos que ele não tinha habilitação”, depôs. A abordagem foi registrada em gravação audiovisual (que foi anexada aos autos processuais), seguida de prisão em flagrante.

O juiz de Direito Raimundo Maia prolatou a condenação. “Conforme os elementos de prova apurados, o acusado fez uso de documento público falso. A confissão colhida confirmou os fatos e o modus operandi, bem como os motivos que o levaram a praticar o ato ilícito”, pontuou o magistrado.

Continuar lendo

Destaque 5

Candidata do interior é eleita Rainha do Rodeio da Expoacre 2019; confira fotos do evento

Publicado

em

A estudante de Psicologia, Amanda Diniz, foi a escolhida para ocupar o posto de Rainha do Rodeio da Expoacre 2019. O evento que decidiu entre 10 candidatas quem seria a grande vencedora ocorreu na noite dessa quarta-feira, 17, num hotel de Rio Branco.

Agora, além de receber diversos prêmios, Amanda irá ostentar a faixa de Rainha do Rodeio durante a maior festa agropecuária do estado, participando da cavalgada de abertura da Expoacre 2019 e do circuito de rodeio. Antes disso, ela passou por várias etapas, como entrevistas com os jurados e sessão de fotos com fotógrafo profissional.

Após o resultado, a vencedora falou que foi uma grande alegria receber a faixa. “Estava concorrendo com belas garotas, mas graças a Deus e também aos jurados, fui escolhida para ser a Rainha do Rodeio da Expoacre 2019. Dedico esse título a todos os acreanos, e de uma maneira especial a minha querida cidade de Sena Madureira”.

Esta foi a 22ª edição do concurso, que é organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, através da Associação dos Colunistas do Acre (ACOS), com a participação da coordenação da Expoacre 2019.

FOTOS DE JAMES PEQUENO: 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.