Menu

Pacientes denunciam falta de medicamento para portadores de hepatite crônica e transplantados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem é portador de hepatite B ou passou por um transplante de fígado sabe que para ter qualidade de vida vai precisar tomar medicação a vida inteira.


Um dos aliados desses pacientes é um medicamento que tem como substância ativa o entecavir.

Publicidade

Os pacientes que precisam dessa medicação no Acre estão vivendo momentos de angústia.


Pacientes e familiares procuraram o ac24horas para relatar a falta do medicamento desde o dia primeiro de março. Segundo a denúncia, a Secretaria Estadual de Saúde não deu um prazo para a distribuição do produto.


“É muito difícil. Já tá com mais de uma semana que minha mãe tá sem a medicação. Eles nem dizem quando vai chegar, não dão uma previsão sequer. Esse medicamento é muito caro e nem tem aqui em Rio Branco”, diz a filha de uma paciente que pediu pra não ser identificada.


Em uma consulta rápida na internet, o preço do medicamento foge da realidade de praticamente toda a população. Uma caixa com 30 comprimidos custa por volta de mil reais.


“Isso é um absurdo. Minha mãe para receber essa medicação sempre tem que entrar na justiça. E não é só ela. A última vez que fui saber se o remédio tinha chegado, encontrei várias pacientes e familiares de gente que passou por transplante, que precisa do medicamento voltando de mãos vazias. A gente precisa pelo menos, de uma previsão”, completou a jovem.


Consultada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a aquisição desse medicamento é uma competência do Governo Federal, que o adquire e depois repassa aos estados. Segundo a Sesacre, já foi pedido providências ao Ministério da Saúde que, por sua vez, teria informado um problema na compra do medicamento.


Até o momento, o Governo Federal não deu uma previsão para o envio da medicação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido