Menu

Pesquisar
Close this search box.

Flaviano Melo: “Kinpara candidato a prefeito, seria a sopa no mel”

O deputado federal Flaviano Melo, que por aclamação foi reeleito presidente do MDB, me disse ontem que o foco do partido nas eleições municipais é ter candidato a prefeito em todos os municípios. “O MDB tem de crescer, não pode só ficar apoiando candidatos de outros partidos”, desabafou. Mas, é na capital para onde estão voltados com uma maior vigor os olhos emedebistas. O nome do ex-Reitor Minoru Kinpara continua a ser a pretendida cereja do bolo da disputa da prefeitura do maior colégio eleitoral. “Fizemos o convite para vir ser nosso candidato a prefeito, o Kinpara como candidato seria a sopa no mel para o MDB e para a sua carreira política, estamos aguardando a sua decisão”, ponderou ontem o velho cacique. O MDB, segundo Flaviano, está numa empreitada de trazer novas lideranças, como forma de encorpar a sigla. Foi o caso do convite ao presidente da FIEAC, José Adriano, para se filiar e somar com seu grupo na eleição do próximo ano. “O Adriano já participou, inclusive, da nossa última convenção e acho que aceitará o nosso convite”, pontua. O dinamismo que se quer dar ao MDB para ser protagonista nas eleições municipais de 2020 é também pelo fato de que acabaram as coligações proporcionais, e cada partido terá de ter chapa própria para vereador. “Teremos candidatos a prefeito em todos os municípios”, planeja Flaviano Melo.


REFORMA DA REFORMA


O governador Gladson Cameli deverá enviar para a Assembléia Legislativa um projeto de lei fazendo algumas adequações ao projeto aprovado da Reforma Administrativa. Já chamado de “Reforma da Reforma”. Dentro do pacote deve acontecer a volta da estrutura antiga do IMC e o fim do “Grupo Estratégico”, que foi gestado pela chamada “República do TCE”, com o objetivo de coordenar as ações financeiras do governo e que tem como coordenador o chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, contra quem há reações de grupos políticos tentando diminuir o seu poder e até lhe tirar do cargo. As articulações da operação “Fora, Ribamar!”, tem o DNA de deputados, secretários e empresários, que querem avançar em mais espaços, poder, e nomeações no governo e se sentem contidos pelo breque do gabinete civil


RIBAMAR X RAPHAEL


Na reunião acontecida ontem no gabinete governamental, entre empresários, secretários, membros do “Grupo Estratégico”, aconteceram muitas queixas, reclamações, e o clima esquentou com a troca dura de acusações entre o chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, e o secretário de Planejamento, Raphael Bastos, confronto que só foi contido graças à interferência do governador Gladson Cameli. Raphael esteve na semana que passou com a cabeça na bandeja da demissão, por conta de ter trombado com a “República do TCE” e foi salvo porque a sua demissão atingiria o deputado federal Alan Rick (DEM), que chancelou a sua posse no cargo e houve pedido pessoal de empresário da comunicação para sua permanência.


UM KINPARA CAUTELOSO


Fui saber do professor Minoru Kinpara se já tinha tomado alguma decisão sobre o convite do MDB para disputar a PMRB. Respondeu “Caro Crica, bom dia! Ainda não tomamos nenhuma decisão se serei candidato em 2020. Acreditamos que é cedo para tomarmos esta decisão. Muitas coisas ainda irão acontecer. Portanto, a mudança ou não de partido não é, na nossa opinião, algo urgente e necessária. Um abraço.” O que se vê, é um Kinpara cauteloso!


PADRÃO IMUTÁVEL


Meu raciocínio não é tacanho, tipo: é do PT, não presta. Pode-se não gostar das posições políticas do Carioca, seu radicalismo, do seu partido, mas não se pode de deixar de reconhecer quem manteve um padrão de vida simples nos 20 anos de poder. Não saiu rico, como alguns companheiros. Por isso, não me estranha que tenha voltado às salas de aula na UFAC.


IDÉIA A SER MELHORADA


O programa “Fala, Governador”, que teve a sua primeira edição sábado na Rádio Aldeia FM é uma boa idéia. Em minha opinião, ele deveria ser gravado, mais curto, enfocando tema de suas metas de governo. Uma mensagem. Ao vivo, ficará exposto a ataques de insanos, que pode num destempero ofender a sua honra e algo mais. É uma exposição desnecessária.


DERRUBOU O ESPETÁCULO


Só os emocionais, acham a soltura do ex- presidente Temer um incentivo á impunidade. Não se julgou o mérito. Seu julgamento ainda vai ocorrer. O que se derrubou foi uma prisão espetaculosa baseada em frágeis argumentos, como preservar a “ordem pública”. Ora, pois!


NÃO É ASSIM


Querem transformar o país num Estado judicialesco em que se prende primeiro para julgar depois, numa inversão de valores da presunção de inocência. Não se pode condenar Temer, ninguém, por antecipação. O caso Lula é diferente, teve duas condenações em segunda instância.


NOVO RUMO


Há toda uma articulação para o AVANTE mudar de direção, no Acre. O partido passaria para o comando do empresário Manoel Roque, que levaria o deputado Chico Viga e o vereador Juruna para a nova casa. Outro que poderá entrar no barco é o vereador Raimundo Neném.


VATAPÁ AZEDOU


Os prefeitos de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), e de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT) ofereceram um lauto banquete ao governador Gladson Cameli, na sua última visita aos dois municípios, mas este deu bolo e não foi. Os prefeitos esperaram tanto que o vatapá azedou.


BÔNUS E ÔNUS


A terceirização do HUERB – em discussão no governo – tem dois lados a serem analisados: uma boa gestão tornaria o serviço profissional, sem protecionismo, e cada um recebendo pelo que realmente produziu. Mas, o governo teria que pagar em dias, para não haver paralisação.


NÃO VÃO ESPERAR


Uma empresa que assumir, por acaso, um HUERB, no primeiro atraso de pagamento, cessa o atendimento. Este é o perigo que já foi até comentado pelo deputado Jenilson Lopes (PCdoB).


INOCENTE, O NOSSO GOVERNADOR!


O governador elogiou no seu discurso em Brasiléia a postura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) de ter colocado seu mandato à disposição. Inocente, o Gladson! Por certo, quando fez a promessa, ela deveria estar com uma mão para trás fazendo figa. Acho é graça.


SEM CLIMA FINANCEIRO


Esqueçam as categorias reajustes salariais para este ano. Foi o que me disse ontem uma alta fonte das finanças estaduais. A prioridade é deixar limite para a contratação de policiais militares e civis aprovados no último concurso, prevista para o mês de julho.


DESPRENDIMENTO POLÍTICO


A deputada Leila Galvão (PT) não aceitou ficar pendurada em nenhum gabinete na Assembléia Legislativa e foi para sala de aula em Brasiléia exercer o magistério. Política, só em 2022.


NOME NOVO


O presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, diz que o seu partido está na busca de um nome novo para lançar candidato a prefeito de Brasiléia, no próximo ano. As articulações estão a cargo do ex-prefeito Aldemir Lopes, que antes buscará a unidade da oposição.


IMPRESSIONADO COM A QUALIDADE


O trabalho de pavimentação com asfalto que o prefeito Ilderlei Cordeiro vem realizando em Cruzeiro do Sul vem chamado a atenção pela qualidade das obras e redução do custo em 40%, com uma nova tecnologia. O deputado federal Alan Rick (DEM), que destinou em 2019, 1,5 milhão em emenda parlamentar á prefeitura, saiu do município entusiasmado, pelo fato da cidade estar em condições urbanas melhores que os demais municípios acreanos.


VAI DAR TRABALHO SIM


Claro que existem muitas ruas a receberem asfaltamento, mas o prefeito Ilderlei Cordeiro terá dois verões para mudar a cara da cidade no quesito conservação das ruas. Na parte administrativa, a chefe de gabinete, Ildecleide Cordeiro, deixou a máquina municipal ajustada.


O QUE VAI VALER


Para o eleitor – isso se aplica a todos os prefeitos que ainda poderão disputar a reeleição – o que vai valer em termos de avaliação política para receber apoio ou não do povo é como estará a cidade no período eleitoral. Com o avanço do Ilderlei na gestão, ele não será carta fora do baralho. É voz corrente que a sua administração superou as dificuldades iniciais.


O CPF É SEU


Antes de cumprir compromisso com o Educandário Santa Margarida o governador Gladson Cameli quer se cercar de legalidade na ajuda. Está certo, o CPF é seu. Deve chegar hoje na ALEAC, um projeto de lei para regularizar este tipo de subvenção, que se aprovado, pode ser aplicado a outras entidades como o Lar dos Vicentinos. É isso mesmo, não se governa no emocional. Ajuda sim, mas dentro da plena legalidade.


ACABA COM O PRÊMIO


Fecho com o projeto do vereador João Marcos (MDB) e não vejo motivo para não ser aprovado: pune com perda da licença de funcionamento o Posto de Gasolina que vender combustível adulterado. Hoje, pagam uma multa, e voltam a funcionar, se flagrados.


CHAPA ATRATIVA


Entre os grandes partidos, uma chapa para vereadores que será atrativa em 2020, é a do PSDB, que não terá nenhum candidato com mandato, o que deixará todos em igualdade na disputa.


SAIU DE CENA


Quem saiu do palco político e foi para a coxia foi o vice-governador Major Rocha. O Rocha tem a consciência de que o seu futuro político está colado no sucesso do sistema de segurança, no combate ao crime organizado. Se der certo, devolver a paz á capital, ele sairá por cima. Caso contrário se queima. E que na campanha colou muito a sua imagem na solução da violência.


NÃO ACREDITO


Por mais que o deputado Luiz Tchê (PDT) fale que o seu partido poderá ter candidato a prefeito de Rio Branco, me recuso em acreditar. Falta um nome com densidade no PDT.


SEGREDO DE POLICHINELO


O senador Márcio Bittar (MDB) não esconde o desejo de ser candidato ao governo em 2022, e nos bastidores anda em articulação com setores da comunicação via DEPASA. O muro é baixo.


DÁ PARA SE TER UMA IDÉIA


Com as primeiras sessões da Assembléia Legislativa já dá para ir se tendo uma noção sobre quais deputados vão se destacar e quantos continuarão como meros recebedores de salários.


REI DO IDAF?


Leitor manda postagem me perguntando se sei que o deputado Neném Almeida (SD) é o rei nas nomeações de cargos no IDAF. “Virou o seu castelo político particular”, diz. É isso mesmo, deputado?


TOMOU SUCO DE ABIU


O Dr. Ribamar, quando presidente do Sindicato dos Médicos, era quem mais cobrava qualidade no sistema de saúde no governo passado. Pois bem, como ocupante de um posto de importância na Secretaria de Saúde, o Ribamar tomou suco de Abiu, os beiços grudaram.


VIROU UM RIO


O temporal que desabou ontem em Rio Branco transformou ruas em rios. Tem chovido na capital como há muito não acontecia. Não se pode culpar a Socorro Neri, com pouco tempo de gestão, por um problema de alagamento crônico de 20 anos em pontos específicos da cidade.


NÃO VIERAM MAIS CARROS?


Pelo menos foi noticiado, mostrado, o recebimento de novos carros pela Polícia Militar. Bairros
como Morado do Sol e Tropical deveriam ter carros e motos da polícia circulando mais amiúde,
por terem ao lado, bairros considerados barras pesadas. E não se vê rondas mais efetivas.


PT NA ELEIÇÃO, NA VISÃO ZEN


Do qualificado deputado Daniel Zen (PT), sobre a reeleição da prefeita Socorro Neri e os quase 100 dias do governo Gladson Cameli: “Ainda é cedo. Tanto poderemos apoiá-la, como poderemos ter candidatura própria. Sobre os três meses do governo Gladson, sem que ele me peça, vou dilatar o prazo de 100 dias. Vou dar 1 ano pra começar a cobrar resultados. Por enquanto, vou só apontar erros que, acredito, podem ser evitados ou, se não podem ser evitados, ao menos podem ser corrigidos”. Eis, uma opinião de um político de oposição, mas que prima pela coerência e equilíbrio, ao contrário de muitos porraloucas dos seus correligionários. As cabeças lúcidas do PT (poucas) vão deixar para cobrar no tempo certo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.