Menu

Pesquisar
Close this search box.

Socorro Neri e Moisés Diniz abrem caminhos novos na educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Responsáveis pela instrução, segurança e alimentação de 25 mil crianças, os professores Socorro Neri e Moisés Diniz têm apostado na otimização de recursos, descentralização e busca por parcerias.


“Eu entreguei ao professor Moisés Diniz a tarefa de dialogar com a sociedade, as empresas, os sindicatos e os parlamentares, com o objetivo de construir uma Educação que torne o mérito uma causa de vida, melhore as condições de trabalho dos nossos educadores e siga elevando a qualidade do ensino, com segurança e alegria nas escolas”, diz Socorro Neri.

Anúncios


EMPRESA AMIGA DA ESCOLA

Moisés Diniz, há dois meses no cargo, lidera uma proposta de envolver a sociedade, em toda a sua complexidade. O programa “Empresa Amiga da Escola” leva os empresários a ajudar escolas e creches. Doação de Brinquedos, livros, parquinhos infantis, pintura de um muro, reforma parcial de uma quadra de esportes são pedidos que as meninas da SEME, coordenadas por Paula Menezes, levam às empresas.


As empresas que realizam as doações e apoio, às creches e escolas, recebem uma placa de bronze “Empresa Amiga da Escola”, pra afixar na frente do seu empreendimento.


“Nós estamos transferindo essa tecnologia da doação também para os parlamentares. Nossa lógica é a seguinte: a sociedade brasileira destina 25% de todos os seus impostos para a Educação. Nós estamos pedindo aos parlamentares essa mesma proposta na hora de repartir as suas emendas e criando o diploma “Parlamentar Amigo da Escola “, explica Moisés.


OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E COMPRA DE MATERIAL ESCOLAR

A prefeita Socorro Neri e o secretário Moisés Diniz conseguiram lotar em sala de aula mais de 180 professores que estavam em funções fora da Educação ou do município, gerando uma economia de cerca de 5 milhões de reais. Moisés informa que esse trabalho já tinha sido iniciado pelo ex-secretário Márcio Batista, no final de 2018.


A economia possibilitou a compra de material escolar para 25 mil alunos, incluindo as creches comunitárias.


“Essa decisão da prefeita Socorro Neri mexe na qualidade de vida de milhares de mães pobres, desempregadas, que têm apenas o Bolsa Família pra viver. A prefeita evitou que a mãe escolhesse, no começo do ano, entre comprar comida ou comprar material escolar para os filhos”, argumenta o secretário de Educação.



CONCURSO EFETIVO PRA EDUCAÇÃO

Mas, a ação da prefeita Socorro Neri, que mais terá impacto na qualidade do ensino, será a convocação de um concurso efetivo para a Educação.


O secretário Moisés Diniz diz que será corrigida uma injustiça histórica com os Educadores e iniciada uma nova fase na Educação, que permitirá planejamento e qualidade na formação.


“É injusto e até imoral todo ano um professor ficar correndo atrás de seletivo, sem receber no período de descanso, sem carreira profissional e sem perspectiva de aposentadoria. A gente não tem como, sequer, organizar uma formação de qualidade para esses educadores”, questiona o secretário.


ESCOLA DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Outra decisão da prefeita Socorro Neri, que tem enchido os olhos dos educadores, é a proposta de constituir uma Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional. O Estado do Ceará, por exemplo, teve essa iniciativa e colocou 77 de seus municípios entre as 100 melhores cidades do IDEB.


“A decisão da prefeita já nos permitiu criar um Núcleo de Formação, sob o comando da professora Gleice Souza, que está agregando a nossa inteligência docente, com o objetivo de constituir a escola de formação”, explica Moisés.


DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS E APOIO AOS DIRETORES

Outra iniciativa da prefeita Socorro Neri e do secretário Moisés Diniz é ampliar o dinheiro repassado às escolas, com foco nas pequenas manutenções de 86 escolas que, com os anexos, totalizam 102 espaços físicos.


“É humanamente impossível duas ou três empresas fazerem manutenção numa quantidade dessas de prédios, em um mês de recesso escolar. Vamos transferir para os Diretores o papel de contratar as manutenções menores e deixar as mais complexas para as empresas”, argumenta o secretário.

Anúncios


Moisés finaliza dizendo que o objetivo central da prefeita Socorro Neri e da SEME é fortalecer o papel da escola, democratizando decisões, envolvendo a comunidade e descentralizando recursos.


“Na escola, nós temos 258 líderes certificados e eleitos, para administrar a escola e o ensino. São os diretores e coordenadores pedagógicos e administrativos. Nenhuma outra instituição brasileira tem essa complexidade, essa riqueza e essa qualidade. Nosso papel é fortalecer e dar condições de trabalho a esses líderes fantásticos. Eles cuidam de 25 mil crianças da capital do Acre”, argumenta o secretário.



ARTE NAS ESCOLAS E ALEGRIA EM CORAÇÕES INFANTIS

A menina dos olhos da prefeita Socorro Neri é o Centro de Multimeios, coordenado pela professora Marília Bonfim, que leva música, teatro, dança e artes para as escolas.


“Além de toda a agenda do Centro de Multimeios, já estamos trabalhando na preparação do 1º FIMP (Festival Infantil de Música Popular), que vai ajudar a despertar talentos musicais e criar lazer para as nossas crianças e seus pais”, informa o secretário.


Moisés diz que há outras ações em curso, na área do ensino étnico-racial, do esporte e do meio ambiente, de parcerias com a CGU para ensinar ética nas escolas, da realização de um amplo diagnóstico, que identifique as mães educadoras que tenham filhos com deficiência e ainda um levantamento médico das condições de saúde de cada servidor da Educação, especialmente mulheres.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido