Menu

Pesquisar
Close this search box.

18 dos 22 municípios acreanos somam 82% de áreas protegidas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre é um dos poucos Estados brasileiros que cumpre, como governo subnacional, a   Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário. A CDB estabelece em seu Plano Estratégico para Biodiversidade 2011-2020 que 17% dos biomas terrestres e 10% de áreas marinhas e costeira devem ser conservados por meio de sistemas de áreas protegidas e outras medidas de conservação eficazes. Dos 22 municípios, 18 tem 82% de áreas  de preservação, segundo a pesquisa “O Estado das Áreas Protegidas”, do Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon).


O Brasil foi além em sua Meta Nacional de Biodiversidade e estabeleceu a proteção de pelo menos 30% para o bioma Amazônia, mantendo, porém, as mesmas metas estabelecidas pela CDB para os outros biomas.

Anúncios


Na escala nacional, isso significa que o Brasil alcançou 51% (o que equivale a 41% da Amazônia Legal) de proteção do bioma Amazônia por meio do sistema de áreas protegidas. Contudo, quando essa mesma  avaliação é feita na escala municipal, os pesquisadores concluíram  que muitos municípios não atendem aos 17% de proteção de seus biomas, enquanto outros ultrapassam esse percentual. Neste apresentamos os resultados dessa avaliação realizada nos 753 municípios da Amazônia Legal.



Na análise por estado, Amazonas, Roraima, Acre e Amapá apresentaram os maiores percentuais de municípios com algum tipo de uso de área protegida  em seu território: 94%, 93%, 82% e 81%, respectivamente. Os estados do Pará, Rondônia, parte do Maranhão e Mato Grosso apresentaram proporções menores de municípios com APs: respectivamente 63%, 62%, 55% e 54%. Por fim, o Tocantins é o estado com o menor percentual de municípios com áreas protegidas  (33%).


Dos 753 municípios da Amazônia Legal analisados neste estudo, 436 (58%) possuem Áreas Protegidas  ‒ Terras Indígenas  ou  Unidades de Conservação ‒ e 317 não possuem APs (42%).


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido