Menu

População reclama que Sindcol não está atendendo toda a demanda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos dias, são inúmeras as reclamações de estudantes e pais de alunos que vão à OCA renovar o cartão de ônibus e são obrigados a voltar para casa devido ao grande fluxo de pessoas que desejam fazer o mesmo serviço, junto ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol), situado na Quintino Bocaiúva, em Rio Branco.


Rosanete de Paula é mãe de dois estudantes e está há uma semana indo diariamente à OCA na tentativa de renovar o passe escolar dos filhos. Porém, sem sucesso. Na manhã desta quinta-feira, 21, mais uma vez ela foi informada por funcionários do Sindcol que teria de retornar outro dia. “Todas as vezes o órgão alega que está sem sistema ou que o sistema está muito lento e que não é possível atender à todos que lá estão”, reclama.

Publicidade

Segundo ela, o período mais crítico é na parte da manhã e pede que as autoridades solucionem esse problema. “Vejo que algumas das opções a serem feitas para melhorar isso seriam abrir novos locais de atendimento e potencializar o sistema para atender a enorme demanda”, sugere de Paula.


Lentidão no sistema

O diretor em exercício da OCA, Airton Queiroga, garante que o caso do Sindcol é específico, pois trata-se de um órgão privado que administra o cartão de passe escolar. Segundo Queiroga, a lentidão no atendimento vem se dando por dois motivos.


Além disso, dois postos de atendimento estão funcionando na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde os acadêmicos não precisam se dirigir à OCA para fazer a renovação.


“A oscilação do sistema do órgão e a concentração nesse período do ano, a elevada demanda, causa essa lentidão. Para minimizar a situação, o Sindicol nos informou que abriu dois postos de atendimento na UFAC para desafogar um pouco a OCA, mas mesmo assim, os alunos daquela instituição continuam a vir a OCA”.


OCA

A OCA é uma organização que agrega 26 órgãos das esferas municipal, estadual, federal e da iniciativa privada de cunho público. O órgão tem realizado uma média de 8 mil atendimentos em serviços diários.


“Cada órgão tem sua equipe de atendentes e normativas específicas, as quais não temos governabilidade nem nos critérios legais e formais de seus procedimentos, nem na contratação de seus servidores (exceto os vinculados diretamente a OCA”, informa Airton, diretor da OCA.


Ele ainda garante que a OCA possui sinal de internet próprio e sistema de gerenciamento de senhas. “E, os órgãos têm também os deles, de modo que nem todos os problemas devam ser atribuídos a OCA e sim aos órgãos”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido