Menu

Pesquisar
Close this search box.

Brasileira presa na Bolívia que foi estuprada por policiais será liberada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro da Justiça Hector Arce, da Bolívia, ordenou a emissão da ordem de soltura em favor da cidadã brasileira detida que alegou ter sido estuprada por oito agentes na cela do posto policial da cidade Rurrenabaque, no país vizinho. Arce ordenou que a determinação fosse cumprida rapidamente, em favor da brasileira.


Antes disso, o ministro havia recebido o pedido do Ministro da Justiça da República Bolivariana dos Assuntos Sociais, José Luis Rodríguez, que revesse o processo onde a brasileira E.C de A. depois de alegar ter sido violentada. Perante o Tribunal de Justiça, a violação se deu em diversos aspectos, o que significa uma violação dos direitos humanos evidente.

Anúncios


A situação ocasionou na ordem de prisão preventiva a nove policiais de Rurrenabaque (Beni). Entre os policiais presos preventivamente, está uma mulher, acusada de ser cúmplice e encobrir o crime cometido à vítima.


Na cidade de Trinidad, onde a brasileira foi transferida, estão o Diretor Nacional de Defesa Pública e o diretor do Serviço de Prevenção da Tortura, que devem continuar com o caso e ajudar a estrangeira.


Durante audiência pública que ocorreu na capital de Trinidad, o juiz analisou a o pedido fim de cancelar o processo que acusa a brasileira de crime de evasão. A resolução judicial ainda ordena a liberação da brasileira para retornar ao país de origem.


Ouvida hoje

Raúl Zarate também estará nesta quinta-feira, 21, em audiência que deve encerrar o procedimento do caso em que a brasileira é acusada.


Orlando Aramayo, o promotor Rurrenabaque, informou que, segundo investigação preliminar sobre a denúncia de estupro feita pela estrangeira, há mais testemunhas do assédio e disse que a proteção será dada a vítima.


Com informações de El Deber.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido