Menu

Ante-projeto de Lei que fortalece turismo nas aldeias indígenas é apresentado na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu com a Secretária de Turismo e Economia Empreendedora Eliane Sinhasique para discutir o fortalecimento do etnoturismo e ecoturismo nas comunidades indígenas do Estado do Acre. Também participou da reunião Eldo Shanenawa, líder da aldeia Morada Nova em Feijó.


Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas. Este tipo de turismo é uma fonte de renda para as aldeias, que conseguem se sustentar financeiramente através deste tipo de negócio.

Publicidade

No Acre, por exemplo, há algumas aldeias que tem sido tornado conhecida através da realização de festivais, na qual reúne dezenas de turistas do Brasil do exterior para conhecer de perto a vivência dos índios acreanos e seus costumes milenares.


Segundo Eliane Sinhasique, a proposta do deputado é muito interessante e também vai ao encontro daquilo que sua gestão pensa. Que é o fortalecimento do turismo nas aldeias, e com isso gerar renda nas comunidades. “Nós sabemos que o potencial etnoturismo e ecoturismo no Acre é maravilhoso, por isso, vamos trabalhar para potencializar, aperfeiçoar as aldeias que já exploram este tipo de negócio, e auxiliar as demais, de forma que os turistas tenham melhores acomodações. Por outro lado, o indígena possa se comunicar melhor com os visitantes estrangeiros falando o idioma inglês e espanhol, além de ensinar, palavras chaves da língua indígena”, assegurou a Secretária.


Para o líder indígena, Eldo Shanenawa, essa reunião proposta pelo deputado, cujas propostas foram acatadas pela gestora da pasta, deixam os povos indígenas otimista.


Além da reunião com a secretária, Jenilson Leite deve apresentar um anteprojeto no campo do etnoturismo acreano para assegurar o trabalho do governo com o turismo nas aldeias do Acre.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido