Conecte-se agora

Idaf garante que trocas na direção técnica não compromete política de combate à aftosa no Acre

Publicado

em

Um samba do Criolo Doido. Assim pode ser resumido o cargo de diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, o IDAF.

Em pouco mais de dois meses, três profissionais já ocuparam o cargo. Adriane Pires assumiu, passou pouco tempo e pediu pra sair. Na sequência, quem foi para o cargo foi Daniel Nunes. Esse, ficou apenas dois dias no cargo e também pediu pra sair. Agora, o diretor técnico é Jessé Monteiro, nomeado na última quinta-feira, 14.

O temor é que essa dança de cadeiras absurda, que a troca no comando técnico, possa prejudicar os planos do Acre de virar zona livre de aftosa sem vacinação a partir de maio deste ano.

É o seguinte, para que o Acre, junto com o Estado de Rondônia, integrassem o bloco pioneiro para a retirada da vacinação contra Febre Aftosa após maio deste ano, houve uma auditoria do Ministério da Agricultura que apontou quantidade insuficiente de veterinários para atender as atividades de defesa animal nos municípios do interior do estado.

Aí vem os problemas. O primeiro deles é que a orientação foi para contratação de 30 novos profissionais. O governo autorizou um concurso simplificado, mas para apenas metade do pedido.

A outra denúncia que chegou até nossa redação é que alguns novos contratados não irão assumir as Unidades de Defesa Agropecuária nos municípios como deveriam.

O segundo problema é que por conta da mudança na direção técnica, o IDAF não teria enviado um relatório com as correções exigidas pela auditoria.

E tem mais. A contratação desses profissionais não resolve o problema da falta de veterinários nos frigoríficos, que pode comprometer a liberação do alvará de funcionamento e tornar real, o que hoje é apenas uma possibilidade, de faltar carne na mesa do consumidor acreano. É que os 15 novos profissionais foram contratados para o setor de defesa animal e não para a inspeção, que é responsável em fiscalizar o abate nos frigoríficos.

O outro lado

Procurada, a direção do Idaf se manifestou por meio de uma nota, explicando todos os pontos denunciados à nossa reportagem.

Informou que todas as informações solicitadas foram enviadas para a Superintendência Federal da Agricultura no prazo limite, que foi na última quinta-feira, dia 14.

Segundo a lotação dos veterinários, o instituto afirma que todos os novos profissionais vão para o interior. Esperando apenas terminar um processo de capacitação.

Por fim, esclarece que apesar de a crise econômica no Acre limitar contratações, os frigoríficos não vão ser prejudicados, pois, o Idaf está contando com a parceria da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) que está cedendo veterinários do seu quadro de pessoal e também com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec) que irá ajudar na contratação de mais profissionais.

Propaganda

Destaque 6

Promotor irá investigar situação precária de creche no Bujari

Publicado

em

O promotor de justiça, Luis Henrique Corrêa Rolim, do Ministério Público do Acre (MP/AC) abriu um procedimento preparatório após receber uma denúncia das mães de alunos da Creche Municipal Profª Dona Bela, as quais, relataram a situação precária na qual se encontra a creche, e informaram que falta talco, fraldas, sabonetes e material de limpeza, os quais deveriam ser fornecidos pela Prefeitura Municipal de Bujari.

As mães relataram que a merenda das crianças é precária, e que quando algo é servido para elas é farofa de ovo ou salsicha com macarrão, comida esta servida para crianças de dois a quatro anos, disseram ainda, que a creche não possui limitações nos fundos e nas laterais e, em certos casos, as crianças fogem quando estão brincando.

Logo após a denúncia, foi expedido oficio para a Secretaria Municipal de Educação, bem como, para a Prefeitura Municipal de Bujari, solicitando informações acerca das condições da Creche Municipal, e ainda, solicitado que a assessoria fosse fazer uma verificação da instituição de ensino.

Por fim, o promotor resolveu instaurar procedimento preparatório tendo como objetivo “Apurar a precariedade da estrutura física da Creche Municipal Dona Bela” e determinou que sejam tomadas todas as medidas necessárias para promover a coleta de informações, realizando-se as diligências indispensáveis à instrução do presente procedimento.

Continuar lendo

Destaque 6

Apenas 11 ramais entram nos planos do governo do Acre

Publicado

em

Apenas 11 ramais estão contemplados no plano de recuperação de estradas vicinais do Governo do Acre. Serão investidos R$ 90 milhões para melhorar 247,48 quilômetros em seis municípios, informa o jornal A Tribuna em sua edição desta sexta-feira (18).

Os mais beneficiados serão Porto Acre e Epitaciolândia, onde dois prefeitos se filiaram esta semana ao Progressistas, partido do governador Gladson Cameli. Serão 72,08 km em três ramais de Porto Acre, e 86,23 km em Epitaciolândia, também com três ramais.

Entre os critérios para contemplar os ramais está a proximidade com os materiais e insumos das obras. A planilha do governo informa quais produtos terão escoamento facilitados com a melhoria dos ramais.

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.