Menu

Pesquisar
Close this search box.

Zen diz que lotações na educação seguem critérios políticos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Daniel Zen (PT) publicou um vídeo em uma rede social para criticar a falta de critérios nas nomeações dos professores aprovados no concurso simplificado realizado pelo Governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE).


Segundo Zen, em alguns municípios, os núcleos de educação não estão respeitando o direito de precedência. Ou seja, não estariam respeitando o direito de quem passou em melhor posição no concurso ter o direito de escolher seu local de lotação.

Anúncios


“O que está acontecendo agora é uma inversão. É a preterição do direito de precedência. O que isso quer dizer é que eles estão favorecendo, permitindo a escolha das pessoas não pela ordem de classificação, mas por conveniência política”, afirma o parlamentar.


Zen citou o exemplo de uma professora da zona rural que fez o concurso e mesmo morando na mesma comunidade da escola, um outro professor, que ficou abaixo na classificação no processo seletivo e que não mora no local, foi lotado na referida unidade de ensino. O motivo da injustiça seria perseguição política.


Daniel Zen, que antes de ser deputado, foi gestor da educação estadual, fez questão de isentar o atual secretário de educação, Mauro Sérgio da Cruz. “Tenho certeza e espero não está enganado que o secretário não tá ciente. E a partir disso creio que ele vá tomar todas as medidas para sustar esses procedimentos que estão vindo dos coordenadores dos núcleos da educação do interior. Não estou dizendo que acontece em todos os municípios, mas recebi denúncias e isso precisa ser resolvido”.


O ac24horas tentou contato com a assessoria de comunicação da SEE, mas não obteve êxito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido