Menu

Pesquisar
Close this search box.

Casos de H1N1 foram tratados e curados; vírus continua circulando, alerta Saúde do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Todos os nove casos de H1N1 registrados em Rio Branco já foram tratados e curados, confirmou na noite deste domingo (17) Socorro Martins, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco. “Mas o vírus está circulando”, alerta a especialista.


O sistema público de saúde do Acre esclarece que A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe suína, o H1N1 é um subtipo do Influenza A, que se tornou conhecido quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também.

Anúncios


Os casos registrados em 2019 concentraram-se na capital. “Nos demais municípios não tivemos registros”, informou Gloria Nascimento, da Secretaria de Estado da Saúde. O contexto, diz a Saúde Estadual, possibilita pedido ao Ministério da Saúde de antecipação da campanha contra a gripe Influenza no Acre. “Os cuidados devem ser tomados. Usar álcool gel para manter as mãos limpas é importante”, disse uma técnica da saúde pública, afirmando que o Estado detém todos os recursos para prevenir e tratar o H1N1. Sobretudo, assegura ela, todas as medidas para barrar o avanço do vírus foram e vem sendo tomadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido