Conecte-se agora

Semana é marcada pela chegada do outono com umidade, calor e chuva forte no Acre

Publicado

em

A semana que começa marca o ínício do outono, entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho. Na região Norte, o outono começa em pleno inverno amazônico -o período de chuvas que caracteriza a temporada atual. Esta 3ª semana de março será também marcada, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) por temperaturas altas e umidade do ar sempre acima dos 90% com chuvas fortes.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

Nesta estação, explica a literatura especializada, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Propaganda

Cidades

Vela acesa provoca incêndio em residência

Publicado

em

Militares do Copo de Bombeiros do município de Tarauacá foram acionados por volta das 23 horas do último sábado, 16, para atender uma ocorrência de incêndio em uma residencial situada na rua Severiano Ramos, local conhecido como “Trapiche do Gavião”.

Os combatentes agiram rápido e de forma eficiente, num curto espaço de tempo, já estavam no local. “Era um incêndio grande, onde uma residência estava em chamas”, comentou um dos soldados. Enquanto um grupo combatia o fogo, a outra equipe fazia o resfriamento. Não demorou muito e as chamas do incêndio foram contidas.

Após averiguação, os bombeiros constataram que uma vela causou o incêndio. “Ao conversar com a proprietária da casa, a mesma informou que colocou a vela e foi dormir e acordou com o fogo”, disse um bombeiro.

Uma moradora da casa, Luzivânia de Souza Mesquita, de 18 anos, sofreu queimaduras de primeiro grau e foi encaminhada ao hospital, onde recebeu atendimento e teve apoio dos militares para chegar até a residência de uma irmã.

Com informações do Blog do Accioly

Continuar lendo

Cidades

Danilo de S´Acre: o artista que faz das ruas uma obra de arte surrealista

Publicado

em

Se há um acreano que busca nas ruas os mistérios de sua terra este se chama Danilo de S´Acre, o vigoroso artista que nasceu Danilo Batista de Sá e formou na Itália, fez exposição Brasil afora e, além de berço fez de Rio Branco uma grande fonte de inspiração. Danilo percorre as ruas da capital acreana em busca da melhor imagem da cidade, algo que usa o celular para captar. Ele tem máquina boa, “profissional” mas não gosta muito de dar bobeira com ela. Então, usa o celular. Ele é vídeomaker e já teve filme no roteiro do Festival Pachamama.

Neste último fim de semana, quando viu uma mulher caminhando com guarda-sol havia uma bicicleta próxima -e ele fez a foto, trabalhou ela e a fez virar um quadro. Meio surreal…será? “Ao acaso, o soluço do sol dormente, delírio… Visitações nas ruas cubistas derramadas. Armas apenas, disparos de rosas embriagadas tormento extinto saudade retinta. Tecelagens de diálogos, as primeiras ilusões das fadas, prospecção de desejos provisórios. Por mais tarde, será pouco tempo depois”, responde Danilo de S´Acre com poesia.

Um caminhante, um vendedor de pipoca, a mulher sentada e o cadeado na lama, tudo vira poesia nas mãos do artista.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.