Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vice-prefeito vai à justiça para ter direito de assumir cargo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pode-se dizer que o prefeito do município de Porto Acre, Bené Damasceno, vive seu inferno astral. Depois de três vereadores terem assinado um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis fraudes em licitações públicas, a confusão agora é com o vice-prefeito.


Augusto Aquino, eleito como vice-prefeito na chapa de Bené Damasceno nas eleições municipais de 2016, afirma que desde que assumiram a prefeitura, ele, mesmo com o prefeito se ausentando constantemente para fora do Acre, apenas uma vez pôde assumir o cargo. “É verdade, já passei tudo para o meu advogado e vou entrar na justiça. Desde que ele assumiu, apenas na primeira viagem ele me passou o cargo. Já viajou umas 15 vezes e não me deixa assumir, como determina a lei”, afirma.

Anúncios


Segundo Augusto, quando Bené Damasceno viaja, a cidade fica sem comando. “Quando ele viaja, a prefeitura para e ninguém sabe nem que fica responsável pelo município. Muitas vezes, nem alguns dos seus secretários sabem que ele tá viajando”.


A relação política entre Augusto e Bené durou muito pouco. O próprio vice-prefeito admite que a boa convivência foi apenas no início do mandato. “Nossa relação acabou três meses depois da eleição. Primeiro é que ele é difícil de se relacionar e o segundo é que ele não cumpriu com o acordo que tínhamos. O combinado era que eu iria tocar os serviços aqui na sede do município e ele não fez o que foi acertado”, explica.


Augusto, mesmo sendo o vice-prefeito, tece diversas críticas a atual administração municipal. “Em dois anos ele não fez nenhuma obra em Porto Acre. As que ele inaugurou são obras que foram iniciadas ainda na gestão passada, quando o prefeito era o Carlinhos da Saúde”.


Procurado, o prefeito Bené Damasceno, que se encontra em Brasília, rebateu as acusações de seu vice. “A primeira coisa é que não estou fazendo nada de ilegal. Existe uma lei na Câmara de Vereadores que diz que eu posso me ausentar pelo período de até 15 dias sem a necessidade do vice assumir. É isso que eu tenho feito”.


Bené falou ainda sobre suas agendas em Brasília e a relação com o vice-prefeito. “Eu tenho viajado esporadicamente e todas as minhas viagens foram para Brasília em busca de recursos para o meu município. Estive esses dias visitando todos os nossos parlamentares e alguns ministérios. Infelizmente, eu tive a infelicidade de compor com um cidadão que tem preferido os interesses dele. Eu tenho preferido defender os interesses da coletividade. Eu estou com o coração tranquilo, durmo tranquilo porque tudo que tenho feito é pra que Porto Acre viva dias melhores”, disse o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido