Menu

Prefeita assina decreto que regulamenta a manipulação do açaí em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O decreto nº 709, de 13 de março de 2019, que estabelece requisitos higiênico-sanitários para a manipulação de polpa de açaí fluido e congêneres por pequenos batedores, foi assinado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, durante reunião com produtores e comerciantes de açaí, na manhã dessa quarta-feira (13).


O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura de Rio Branco como objetivo de prevenir surtos por doenças transmitidas por alimentos (DTA). O decreto estabelece que todo estabelecimento com atividade de interesse à saúde desenvolvida na capital deverá possuir alvará sanitário expedido pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

Publicidade

Além de representantes da prefeitura, a reunião também contou com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério público do estado do Acre (MPAC). Todos compõe a força-tarefa que acompanha o processo de regularização dos batedores de açaí na Capital.


Socorro Neri disse que a criação de um marco regulatório concreto vai agregar valor ao produto comercializado em Rio Branco, além de garantir a prevenção de doenças como o Mal de chagas à população. “Sabemos dos traumas que a redução do consumo de açaí nos últimos dias tem causado a vocês, no entanto a regularização é o primeiro passo para que tenhamos todos a segurança de que o produto vendido aqui é boa procedência”, enfatizou a prefeita.


O comerciante Genival Rebouças, mais conhecido como “Val”, afirmou que decreto assinado por Socorro Neri chega em boa oportunidade.


“A gente lutou muito por isso, graças a Deus nós conseguimos. Agora, todo mundo vai se sentir na obrigação de se legalizar, para que não aconteça mais o que aconteceu há poucos dias”, enfatizou, fazendo referência à fiscalização realizada no mês de fevereiro pelo Município, quando ficou constada a presença de fragmentos do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas, cujo vetor é o mosquito conhecido como barbeiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido