Conecte-se agora

Prefeita assina decreto que regulamenta a manipulação do açaí em Rio Branco

Publicado

em

O decreto nº 709, de 13 de março de 2019, que estabelece requisitos higiênico-sanitários para a manipulação de polpa de açaí fluido e congêneres por pequenos batedores, foi assinado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, durante reunião com produtores e comerciantes de açaí, na manhã dessa quarta-feira (13).

O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura de Rio Branco como objetivo de prevenir surtos por doenças transmitidas por alimentos (DTA). O decreto estabelece que todo estabelecimento com atividade de interesse à saúde desenvolvida na capital deverá possuir alvará sanitário expedido pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

Além de representantes da prefeitura, a reunião também contou com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério público do estado do Acre (MPAC). Todos compõe a força-tarefa que acompanha o processo de regularização dos batedores de açaí na Capital.

Socorro Neri disse que a criação de um marco regulatório concreto vai agregar valor ao produto comercializado em Rio Branco, além de garantir a prevenção de doenças como o Mal de chagas à população. “Sabemos dos traumas que a redução do consumo de açaí nos últimos dias tem causado a vocês, no entanto a regularização é o primeiro passo para que tenhamos todos a segurança de que o produto vendido aqui é boa procedência”, enfatizou a prefeita.

O comerciante Genival Rebouças, mais conhecido como “Val”, afirmou que decreto assinado por Socorro Neri chega em boa oportunidade.

“A gente lutou muito por isso, graças a Deus nós conseguimos. Agora, todo mundo vai se sentir na obrigação de se legalizar, para que não aconteça mais o que aconteceu há poucos dias”, enfatizou, fazendo referência à fiscalização realizada no mês de fevereiro pelo Município, quando ficou constada a presença de fragmentos do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas, cujo vetor é o mosquito conhecido como barbeiro.

Propaganda

Cotidiano

Homem é ferido com um tiro no peito em via pública na Baixada da Sobral

Publicado

em

Mais uma tentativa de homicídio foi registrada em Rio Branco. Ricardo Queiroz Sales de Souza, de 30 anos, foi ferido com um tiro, no final da tarde desta quarta (22), na rua Adalberto Sena, no bairro João Paulo II, na região da Baixada da Sobral.

De acordo com informações da polícia repassadas ao ac24horas, a vitima estava caminhando na rua quando um homem não identificado em uma motocicleta se aproximou, parou a moto e de posse de uma arma de fogo efetuou um tiro. Mesmo ferido, Ricardo ainda conseguiu correr e pedir ajuda em uma residência. Após a ação, o criminoso fugiu do local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, prestou os primeiros atendimentos e conduziu Ricardo ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). De acordo com a Médica do Samu, o estado de saúde de Queiroz é grave, pois a vítima foi atingida com um tiro no peito esquerdo e o projétil ficou alojado no lado direito.

Policiais Militares do 3° Batalhão estiveram no local e após colher as características do criminoso e da moto saíram em busca de prendê-lo, mas o acusado não foi encontrado. O caso sera investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Polícia não soube informar a motivação do crime.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura de Mâncio Lima abre 25 vagas em processo seletivo para Educação

Publicado

em

Foi publicado edital no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 21, em que a prefeitura do município de Mâncio Lima determina a abertura de um processo seletivo para o preenchimento de vagas na área da Educação. Ao todo, são 25 vagas com oportunidade para cargos de nível médio. Além das 25 vagas, também foram abertas 28 vagas para cadastro de reserva.

Com taxa de inscrição a R$ 40, as inscrições devem ser realizadas presencialmente, entre os dias 3 e 14 de junho, no Teatro de Cultura Márcia Alencar, na Avenida Japiim, em Mâncio Lima.

Para a zona rural, as vagas são para agentes pedagógicos para o Programa Asinhas da Florestania. Na zona urbana, as vagas são para assistente educacional. Ainda há oportunidade na zona urbana e rural para tradutor/intérprete de Libras.

A remuneração para todos os cargos é de um salário mínimo. O referido processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Inscrição

Para se candidatar, é necessário que o interessado preencha o formulário de inscrição, disponibilizado no site da prefeitura, e leve cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), junto ao comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Prova

De acordo com o documento, a prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 30 de junho e terá duração de quatro horas, iniciando às 08 horas e encerrando às 12 horas. O local da prova será divulgado pela prefeitura.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.