Conecte-se agora

Prefeita assina decreto que regulamenta a manipulação do açaí em Rio Branco

Publicado

em

O decreto nº 709, de 13 de março de 2019, que estabelece requisitos higiênico-sanitários para a manipulação de polpa de açaí fluido e congêneres por pequenos batedores, foi assinado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, durante reunião com produtores e comerciantes de açaí, na manhã dessa quarta-feira (13).

O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura de Rio Branco como objetivo de prevenir surtos por doenças transmitidas por alimentos (DTA). O decreto estabelece que todo estabelecimento com atividade de interesse à saúde desenvolvida na capital deverá possuir alvará sanitário expedido pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

Além de representantes da prefeitura, a reunião também contou com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério público do estado do Acre (MPAC). Todos compõe a força-tarefa que acompanha o processo de regularização dos batedores de açaí na Capital.

Socorro Neri disse que a criação de um marco regulatório concreto vai agregar valor ao produto comercializado em Rio Branco, além de garantir a prevenção de doenças como o Mal de chagas à população. “Sabemos dos traumas que a redução do consumo de açaí nos últimos dias tem causado a vocês, no entanto a regularização é o primeiro passo para que tenhamos todos a segurança de que o produto vendido aqui é boa procedência”, enfatizou a prefeita.

O comerciante Genival Rebouças, mais conhecido como “Val”, afirmou que decreto assinado por Socorro Neri chega em boa oportunidade.

“A gente lutou muito por isso, graças a Deus nós conseguimos. Agora, todo mundo vai se sentir na obrigação de se legalizar, para que não aconteça mais o que aconteceu há poucos dias”, enfatizou, fazendo referência à fiscalização realizada no mês de fevereiro pelo Município, quando ficou constada a presença de fragmentos do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas, cujo vetor é o mosquito conhecido como barbeiro.

Propaganda

Cotidiano

Idoso é atropelado ao atravessar rua e vai parar em estado gravíssimo no PS

Publicado

em

O idoso Estêvão Nunes de Sousa, de 67 anos, foi atropelado e foi parar no Pronto Socorro em estado de saúde gravíssimo no final da manhã desta sexta-feira (18). O acidente aconteceu na Avenida Ceará próximo da concessionária FIAT.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, Estêvão estava atravessando a rua para pegar o seu carro, quando um motociclista que não teve o nome revelado que trafegava no sentido bairro-centro atropelou o idoso. Com o impacto Nunes foi arremessado, bateu a cabeça sobre o asfalto e desmaiou.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e ao chegar no local prestou os primeiros atendimentos e conduziu a vítima ao Pronto Socorro de Rio Branco. De acordo com médico do Samu, Estêvão sofreu um traumatismo craniano e se encontra em estado de saúde gravíssimo.

A área foi isolada pelos policiais de trânsito para o trabalho dos peritos. O condutor da moto foi conduzido à Delegacia para prestar esclarecimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Ladrões são presos após cometerem assalto em avenida de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

No inicio da tarde desta sexta-feira, 18, a Policia Militar de Cruzeiro do Sul agiu rápido e prendeu dois ladrões que haviam acabado de assaltar pessoas que estavam em frente a uma loja de material de construção, localizada na Avenida Mâncio Lima.

Com os criminosos a PM encontrou um revólver calibre 38 e os itens roubados que foram devolvidos aos donos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.