Conecte-se agora

Painel do Valor Econômico mostra bancada acreana dividida

Publicado

em

Apesar do governador Gladson Cameli (Progressistas) ter garantido em conversas preliminares ao Ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que influenciaria a bancada federal em Brasília, pertencente a sua base de apoio, a votar favorável pela aprovação da Reforma da Previdência, os deputados federais do Acre tem demonstrado até o momento divisão em relação ao tema. Pelo menos é o que mostra o Painel Online do Jornal Valor Econômico, que informou nesta quinta-feira, 14, que 149 parlamentares apoiam abertamente a Reforma capitaneada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Dos oito deputados do Acre, somente Flaviano Melo (MDB) se declara favorável. Quem aparece “parcialmente favorável” são os deputados Alan Rick (DEM) e Mara Rocha (PSDB). Somente dois parlamentares se declaram contra a reforma: Perpétua Almeida (PCdoB) e Jesus Sérgio (PDT). Os que até agora não afirma nem ser contra e nem a favor e constam no painel do Valor como indefinidos são os deputados Manuel Marcos (PRB), Vanda Milani (Solidariedade) e Jéssica Sales (MDB).

O texto da reforma da Previdência enviado pelo governo à Câmara tem o apoio decidido de 95 deputados federais, de acordo com dados apurados e tabulados pela empresa de consultoria Atlas Político. Outros 54 parlamentares da Casa concordam com grande parte da redação, mas têm restrições a aspectos do projeto. Com isso, é razoável estimar que, se fosse levada hoje à votação no plenário, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) defendida pelo presidente Jair Bolsonaro teria, pelo menos, 149 votos favoráveis, ressalvados os destaques (votações separadas de trechos segregados do texto principal, a pedido de bancadas partidárias).

Os dados são da primeira rodada de um monitoramento permanente da taxa de apoio à reforma da Previdência publicado em primeira mão pelo Valor. Para ser aprovada na Câmara e então seguir para o Senado, são necessários 308 votos de um universo de 513 deputados – três quintos do total. Os 149 votos mais seguros favoráveis ao texto da PEC são 48% do necessário para a aprovação.

Em recente reunião de governadores em Brasília, Gladson Cameli reafirmou seu posicionamento de ser favorável a Reforma da Previdência, como saída para que os Estados voltem a respirar.

Propaganda

Destaque 6

Promotor irá investigar situação precária de creche no Bujari

Publicado

em

O promotor de justiça, Luis Henrique Corrêa Rolim, do Ministério Público do Acre (MP/AC) abriu um procedimento preparatório após receber uma denúncia das mães de alunos da Creche Municipal Profª Dona Bela, as quais, relataram a situação precária na qual se encontra a creche, e informaram que falta talco, fraldas, sabonetes e material de limpeza, os quais deveriam ser fornecidos pela Prefeitura Municipal de Bujari.

As mães relataram que a merenda das crianças é precária, e que quando algo é servido para elas é farofa de ovo ou salsicha com macarrão, comida esta servida para crianças de dois a quatro anos, disseram ainda, que a creche não possui limitações nos fundos e nas laterais e, em certos casos, as crianças fogem quando estão brincando.

Logo após a denúncia, foi expedido oficio para a Secretaria Municipal de Educação, bem como, para a Prefeitura Municipal de Bujari, solicitando informações acerca das condições da Creche Municipal, e ainda, solicitado que a assessoria fosse fazer uma verificação da instituição de ensino.

Por fim, o promotor resolveu instaurar procedimento preparatório tendo como objetivo “Apurar a precariedade da estrutura física da Creche Municipal Dona Bela” e determinou que sejam tomadas todas as medidas necessárias para promover a coleta de informações, realizando-se as diligências indispensáveis à instrução do presente procedimento.

Continuar lendo

Destaque 6

Apenas 11 ramais entram nos planos do governo do Acre

Publicado

em

Apenas 11 ramais estão contemplados no plano de recuperação de estradas vicinais do Governo do Acre. Serão investidos R$ 90 milhões para melhorar 247,48 quilômetros em seis municípios, informa o jornal A Tribuna em sua edição desta sexta-feira (18).

Os mais beneficiados serão Porto Acre e Epitaciolândia, onde dois prefeitos se filiaram esta semana ao Progressistas, partido do governador Gladson Cameli. Serão 72,08 km em três ramais de Porto Acre, e 86,23 km em Epitaciolândia, também com três ramais.

Entre os critérios para contemplar os ramais está a proximidade com os materiais e insumos das obras. A planilha do governo informa quais produtos terão escoamento facilitados com a melhoria dos ramais.

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.