Conecte-se agora

Revoltados, pacientes da Casa de Acolhida Souza Araújo prometem fechar a BR-364; veja vídeo

Publicado

em

Imagine uma vida marcada pela ausência familiar e pelo abandono. Essa é a realidade dos portadores de hanseníase que hoje são pacientes da Casa de Acolhida Souza Araújo. Portadores de uma doença que, por falta de conhecimento, sempre foi cercada de extremo preconceito, muitos foram deixados pelas próprias famílias no local ou retirados à força do convívio familiar e levadas para o local.

Inaugurado em 1930, milhares de hansenianos já passaram pela casa de acolhida que já foi chamada de colônia e leprosário Souza Araújo. Foi lá que muitos encontraram um lar, afeto de servidores e de outros pacientes que compartilhavam das mesmas dores físicas e emocionais.

Mas, ao longo dos últimos anos, além de todos os infortúnios provocados pela doença, os pacientes convivem com o descaso do poder público.

A casa é administrada pela Diocese de Rio Branco e mantida com repasses do Governo do Estado. Segundo o conteúdo de um vídeo de uma reunião realizada pelos pacientes, há 8 meses o poder público estadual não repassa os recursos para manutenção e aquisição de medicamentos. Com isso, segundo os próprios pacientes, a Souza Araújo estaria prestes à fechar as portas.

Os pacientes afirmam que não possuem materiais básicos, como gaze e curativo, além da falta de remédios.

Não suportando mais as condições precárias e o descaso por parte do governo, os pacientes resolveram tomar uma atitude e prometem na próxima segunda-feira, 18, fechar a BR-364 até que a situação seja resolvida.

Confira o vídeo:

Propaganda

Cotidiano

Monitorado por tornozeleira eletrônica é preso com submetralhadora de origem israelense

Publicado

em

O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Jeremias Cabral da Silva, de 22 anos, foi preso na noite desta sexta-feira, 23, na rua Paraguai, bairro Baixada da Habitasa, em Rio Branco.

A ação ocorreu após policiais terem recebido uma denúncia anônima de que um homem estava com uma arma de fogo.

Com a ajuda do IAPEN para chegar ao local, os policiais teriam encontrado Jeremias na rua em frente de sua casa. A PM então pediu autorização para realizar uma busca na casa e ao fazer uma procura no quintal, os policiais teriam encontrado a submetralhadora UZI de fabricação israelense, calibre nove milímetros, com 33 munições e silenciador.

O suspeito foi preso e levado para a Delegacia de flagrantes e deverá responder por mais um crime.

Continuar lendo

Cotidiano

Casal é preso em flagrante suspeito de cometer seis assaltos seguidos na Capital

Publicado

em

Marilene Martins de 19 anos e Ruslan Mesquita de 20 anos, foram presos pela PM na noite desta sexta-feira, 23, por cometerem assaltos em Rio Branco. Segundo os policiais, o casal foi apreendido com um revólver calibre 32 municiado, telefones celulares e uma moto roubada.

O casal é suspeito de ter feito um arrastão no bairro do Bosque e no Centro da cidade.

Os policiais foram acionados pelo CIOSP para atender a ocorrência de vários assaltos e saíram a procura dos acusados. Eles foram localizados já no bairro 6 de Agosto, onde foram presos pela polícia.

A dupla foi levada para a Delegacia de Flagrantes para os devidos procedimentos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.