Menu

PT não cumpre o rito de cem dias contra Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PT, Cesário Braga, vem dando sinais nas redes sociais de que o partido não vai cumprir o rito de esperar cem dias para começar a bater duro no governo Gladson Cameli (Progressistas). Tem se manifestado, no que o PT sabe fazer melhor do que ninguém: oposição. Só vale lembrar um velho ditado seringueiro que diz, “Quem leva o saco para bater tem que levar um para apanhar”. O governo não ficará inerte as críticas da oposição. Ao menos é que o governo faz ecoar na Assembleia Legislativa quando o líder, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), ameaça levar supostas denúncias apuradas em secretarias da administração anterior.


. A mudança de domicílio eleitoral acontece seis meses antes das eleições e não dozes meses como na legislação anterior.


. Sobre a questão recebi a seguinte informação muito útil aos pretensos candidatos as eleições municipais do ano que vem.


. Partidos grandes, médios e nanicos fiquem de olhos bem abertos às novas regras.


. Ocorreu a alteração via PEC aprovada pelo Senado valendo a partir de 2020.


. A mudança em relação as coligações proporcionais, as coligações majoritárias não tiveram efeito sobre as eleições de 2018, mas terá sobre a próxima.


. Para os legisladores, não fazia sentido o isolamento do candidato majoritário, pois a intenção era de fortalecer os partidos, por isso apenas a proporcional, forçando o fortalecimento das siglas.


. A PEC também teve o objetivo de evitar os “efeitos Tiriricas”, onde pessoas eram eleitas sem a cara do partido e logo em seguida mudavam de sigla.


. Os partidos serão obrigados a montar chapas competitivas, acabando com os candidatos laranjas, fato que permeou a eleição passada com o envolvimento de mulheres.


. Porém os dirigentes estão completamente perdidos, acreditando que a nova mudança ocorrerá e deixará tudo como era no passado.


. Só vão cair “na real” quando chegar 2020 e olharem para seus partidos e entenderem que, os anos de individualização e personificação acabaram, será uma correria atrás de nomes para montar chapa proporcional.


. Com esta mudança, alguns partidos, principalmente os pequenos, começam a perder força pois a cada eleição terão que alcançar a cláusula de barreira.


. Resumindo: Os partidos que não trabalharem a formação de chapas de vereadores tanto no interior como na capital vão comer poeira.


. O fim das coligações proporcionais também teve como objetivo combater a corrupção do presidencialismo de coalizão que de origem ao Mensalão e a operação Lava Jato.


. Comentários nos corredores da Casa Rosada dão conta de que o nome da preferência do governador Gladson Cameli para disputar a prefeitura da capital é do secretário de Infra, Thiago Caetano.


. No campo evangélico mesmo sem dar uma palavra o pastor Agostinho da Igreja Batista do Bosque é um dos líderes religiosos mais influentes na política do Acre.


. É muito simples: formou líderes, formou quadros.


. O pastor Daniel Batistela, que caminha ombro a ombro com o pr. Agostinho, é do mesmo calibre.


. Pelo campo católico, sem dúvida alguma, o bispo Dom Joaquim (também não dá uma palavra sobre política), mas é um líder de peso dentro do processo.


. Nenhum deles se expõem na linha de frente de campanhas, mas os resultados de seus silêncios aparecem nas urnas.


. Existem denúncias e escândalos na área de Saúde que depois dos fatos checados percebe-se que foi fabricado por parentes de pacientes.


. Estou falando de alguns casos e não de todos, Zé Groselha!


. Deputado federal Alan Rick (DEM) consolidando e avançando muito em sua base eleitoral, principalmente com a ascensão da ministra da Família, Damares Alves.


. PT buscando alianças com partidos de esquerda como o P-Sol; o nome do filme é “Voltando as Origens”.


. Em Brasiléia, a oposição ainda não tem um nome para disputar a prefeitura com Fernanda Hassem (PT), que faz uma excelente gestão.


. Quem ainda chora um olho e remela o outro para ser o candidato é o pecuarista e empresário milionário da cidade, o seu Manoel Prete.


. O ex-vereador Zemar tá quem nem curió de muda, não dá um pio.


. O Zemar nunca estará fora do processo.


. Aliás, a oposição poderá ter uns dez candidatos na próxima eleição no município.


. Para a prefeita Fernanda, quanto mais candidatos na região melhor para a sua reeleição.


. Há quem diga que o governador Gladson Cameli (Progressistas) terá grande influência na região se fizer o anel viário e a ponte.


. Como fez o tio, o governador Orleir Cameli, ao asfaltar até Brasiléia.


. Em Sena Madureira, Orleir pavimentou até os becos fazendo com que Toinha Vieira ganhasse várias eleições sucessivamente.


. Rafael Dene, bom dia e obrigado!