Conecte-se agora

Bestene, Mara, Minoru , Marfisa e Socorro Neri disputam a prefeitura em 2019

Publicado

em

A corrida para a sucessão da prefeita Socorro Neri (PSB) já começou. Além da própria prefeita, que deverá ser candidata à reeleição, o MDB, PSDB, PSD, PDT e PP estão decididos a lançar candidatos na capital. As eleições municipais do ano que vem vão servir de base para os partidos disputarem o pleito de 2022, quando vai estar em jogo o mandato do governador Gladson Cameli (Progressistas), da senadora Mailza Gomes (Progressistas), dos oito deputados federais e dos 24 estaduais. Parece longe, mas não é.

SITUAÇÃO DO MDB

O MDB vem articulando o nome do ex-reitor da Ufac, Minoru Kimpara, para estruturar sua chapa majoritária. Também procura nomes com densidade eleitoral na tentativa de eleger o maior número de vereadores. O MDB formou uma comissão de lideranças do partido para convidar prováveis novos filiados.

SITUAÇÃO DO PSDB

A princípio os tucanos trabalhavam a possibilidade de Minoru Kimpara se filiar o partido e disputar a eleição de prefeito. O MDB saiu na frente. Nesse caso, o PSDB tem um seu plano B: será lançar a deputada federal Mara Rocha, a mais votada da eleição, para disputar a prefeitura.

SITUAÇÃO DO PSD 

O senador Sérgio Petecão (PSD) vai lançar sua mulher, a ex- deputada federal Marfisa Petecão. Segundo um dos dirigentes do partido, essa questão está pacificada dentro da sigla. Não interessa ao PSD fazer coligações proporcionais, já que todos os partidos caminham na mesma direção para sobreviverem.

SITUAÇÃO DO PDT 

O presidente do PDT, deputado Luís Tchê, declarou que o partido terá candidato a prefeito na capital e em vários municípios do interior. Para ele, com o fim das coligações proporcionais todos os partidos vão ter que buscar espaços para poder sobreviver politicamente. As formações das chapas no interior estão bem adiantadas.

SITUAÇÃO DO PROGRESSISTAS 

A novidade no processo é a entrada do deputado José Bestene no páreo para disputar a prefeitura de Rio Branco. Uma fonte próxima a ele disse que o partido do governador Gladson Cameli terá candidato a prefeito sim e será Bestene. Disse mais: será apoiado pelo governador.

SITUAÇÃO DO PSB/PC DO B/PT

A prefeita Socorro Neri não comenta sobre eleição para não antecipar o processo e trazer prejuízos a sua gestão. Porém, ela está no cargo e é natural disputar a reeleição. O PT e o PC do B aceitam não lançar candidatos e apoiá-la no processo. Dirigentes dos dois partidos aliados já declararam esse posicionamento.

SITUAÇÃO DO PARTIDOS NANICOS

Os partidos nanicos que não tiverem candidato a prefeito poderão coligar, compor ou apoiar os que lançarem candidatos majoritários. A lei não permite mais que se realizem coligações proporcionais como vinha acontecendo a cada eleição. Com isso, a tendência é que os partidos grandes elejam mais parlamentares e os nanicos comecem a desparecer do mapa.

Propaganda

Acre 01

Navio Hospital feito pelo ex-governador Orleir Cameli é destaque em programa da Globo

Publicado

em

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro, construído pelo ex-governador Orleir Cameli, para prestar atendimento de saúde à população ribeirinha, e foi doado à Marinha do Brasil pelo ex-governador Jorge Viana, foi destaque neste sábado, 15, do Programa do Luciano Huck, exibido pela Rede Globo.

O programa mostrou o atendimento médico feito à moradores dos Rios Juruá, Tefé e Solimões na Amazônia, a vida da comunidade ribeirinha e da tripulação do navio, bem como modernos equipamentos, que permitem a realização de exames como o de ultrassonografia.

No Rio Juruá, o atendimento é feito anualmente até Marechal Thaumaturgo entre os meses de novembro à março. A tripulação composta por 80 pessoas inclui médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde que atendem a população ribeirinha do Acre por 4 ou 5 meses.

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro foi construído em 1997 sob encomenda do então governador Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus. Prestou assistência nos rios da região e ficou aportado em Cruzeiro do Sul, até que em janeiro de 2000, foi cedido pelo ex-governador Jorge Viana, por meio de Cessão de uso, à Marinha do Brasil, que dotou a embarcação com modernos equipamentos que permitem a realização de vários tipos de exames.

A viúva do ex-governador Orleir, Beatriz Cameli, diz que ficou muito emocionada ao assistir o programa na TV Globo e ver “que o sonho de Orlei é realidade ainda hoje. Ele ficaria orgulhoso de ver o alcance desse projeto e a importância pros moradores de grande parte da Amazônia”.

O governador Gladson Cameli, sobrinho de Orleir, já a anunciou que pretende reaver a gestão do Navio de Assistência Hospital Dr. Montenegro.

Nome de Doutor Montenegro

Doutor Montenegro é uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, cruzeirense , nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927. Formado em medicina em 1956, retornou para Cruzeiro do Sul-AC, onde começou a trabalhar como médico, dando atenção especial aos hanseníanos.

Continuar lendo

Acre 01

Aprovados em cadastro de reserva na PM serão convocados após curso de formação

Publicado

em

Na solenidade que marca os 57 anos de emancipação, que ocorre neste sábado, 15, na Gameleira de Rio Branco, o governador do Acre, Gladson Cameli garantiu que os cadastros de reserva da Polícia Militar, que realizaram o último concurso, serão convocados assim que encerrar o curso de formação militar que acabara de iniciar, com os candidatos já nomeados.

Uma comitiva dos candidatos que se encontram na situação de reserva de fez presente na Gameleira e assistiu pessoalmente a promessa do governador. Raimundo Coelho da Silva, de 33 anos, é um dos candidatos que, agora, será convocado dentro de alguns meses, conforme determinação de Cameli.
“Para mim é a realização de um sonho. Lutamos muito para conseguir e vimos aqui que o governador vai cumprir com sua promessa”, comemorou.

Gladso afirmou que acaba de determinar a convocação. “Vamos convocar todos imediatamente, assim que acabar o curso de formação que já iniciou”.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.