Conecte-se agora

Entenda sua conta

Publicado

em

Acre

Gladson: “vai eu, o Rocha e o Coutinho apagando o fogo”

Publicado

em

Como já é de costume, cada solenidade protagonizada pelo Governador Gladson Cameli é uma pérola solta no ar. Na manhã desta sexta-feira, 23, não foi diferente. Em visita a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), durante café da manhã, ele ironizou o assunto do momento no país e no mundo inteiro: queimadas na Amazônia.

Ao mencionar a chegada das 110 caminhonetes que servirão a segurança do estado, Cameli brincou: (…) no dia vou colocar uma atrás da outra, vou na frente puxando. Vou colocar os dois helicópteros um de um lado e do outro, o avião e no rebojo vai eu, o Rocha [vice-governador Major Rocha] e o Coutinho [ajudante de ordens do Corpo de Bombeiros] apagando o fogo”, disse aos risos. A ideia é fazer muito barulho, já que segundo ele, ainda “tem ‘nego’ duvidando, achando que é mentia, então vai ser barulho, vai ser confusão”.

As declarações irônicas do governador vão de encontro à situação de alerta comentada por vários países acerca da incidência de queimadas na Amazônia Legal. Inclusive, nesta sexta, 23, o governo do Acre decretou estado de emergência devido ao período de estiagem no estado e ao número de queimadas.

Relação de confiança

Na mesma ocasião, Cameli afirmou que confia nos profissionais da Segurança Pública. “Temos pesquisas internas que comprovam que as pessoas estão gostando da atuação de todos vocês e quero dizer que este trabalho precisa ser feito em união com todos os órgãos que integram a Segurança Pública para que possamos enfrentar os desafios e restabelecer a paz paras as famílias acreanas”, disse o governador.

Segundo o chefe do Executivo, levantamentos oficiais já apontam a redução de 35,4% no número de assassinatos no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

Continuar lendo

Cotidiano

Vídeo mostra paisagem tomada pelo fogo n o bairro Vila Acre, em Rio Branco

Publicado

em

O período de estiagem no Acre alcança níveis alarmantes de queimadas nas zonas urbanas e rurais. Uma série de imagens e vídeos divulgados por meio da web acaba unindo a população contra a incidência de focos de incêndios. Hoje, 23, mais imagens mostram a situação da capital encoberta de fumaça após uma série de queimadas, desta vez, no Ramal do Rodo, próximo a Chácara Jocum, localizada no bairro Vila Acre.

O acúmulo de fumaça e incêndios tem provocado diversos problemas respiratórios de saúde na população. De janeiro a agosto, mais

de 30 mil pessoas procuraram unidades de saúde com algum tipo de problema relacionado a queimadas.

O governador Gladson Cameli acaba de decretar emergência ambiental por causa das queimadas. Um relatório elaborado por diversos órgãos de defesa e fiscalização, indica que desde o início do ano o Acre está no 8° lugar do ranking com 2.533 focos de queimadas, ou 4,7% do total de mais de 53 mil focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Amazônia.

As cidades de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram o número de focos de queimadas. Enquanto a terra do Açaí registrou de 1 de janeiro até o dia 21 de agosto, 517 focos, a Terra do Abacaxi registrou 394. Sena marcou 270 focos. Rio Branco aparece na quinta colocação com 215 focos e Cruzeiro do Sul em sétimo com 117 registros.

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.