Menu

Mara é a parlamentar do Acre mais influente nas redes sociais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Brasília, 26 de fevereiro de 2019 – Por Unidade da Federação, a deputada Mara Rocha (PSDB) é a parlamentar mais influente do Acre. O estado não tem representantes entre os Top20 do ranking FSBinfluênciaCongresso, divulgado esta semana. Mara Rocha ocupa o 129º lugar do total de 577 parlamentares listados. Em 2018, o indicador já monitorava e media a repercussão de todos os posts dos congressistas no Facebook e no Twitter e nessa edição de 2019 verifica também o Instagram.


No recorte estadual, Mara Rocha é seguida pelo senador Marcio Bittar (MDB), que está em 149º lugar e pela senadora Mailza Gomes (PP), na 233ª posição. O MDB é o partido dominante no ranking dos influenciadores do estado, com três parlamentares na lista. A bancada do Acre ficou em último lugar no ranking geral (27º).

Publicidade

O ranking estadual também revela que boa parte dos parlamentares do Acre presentes nas redes sociais são novatos no Congresso. O estado tem seis estreantes e quatro veteranos no ranking.


Dos 594 parlamentares, 17 deputados federais, não figuram no ranking porque não postaram no período analisado, porque não possuem perfis públicos nas redes ou porque são suplentes que assumiram o mandato ao longo dos primeiros dias de fevereiro, e por isso só passarão a ser incluídos no FSBinfluênciaCongresso a partir de março.


Estados UF  e posição: SP 1, PR 2, RJ 3, RS 4, MG 5, DF 6, PE 7, AP 8, ES 9, CE 10, AM 11, BA 12, GO 13, PA 14, TO 15, SC 16, RN 17, MT 18, SE 19, MS 20, MA 21, AL 22, PI 23, PB 24, RR 25, RO 26, AC 27.


Novo FSBinfluênciaCongresso


Para avaliar o desempenho do Novo Congresso nas redes sociais, o Instituto FSB Pesquisa desenvolveu um novo FSBinfluênciaCongresso. Além do Facebook e Twitter, o índice passa a levar em consideração a atuação e a performance dos deputados e senadores no Instagram, rede social que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.


Hoje, a participação dos deputados e senadores nas redes sociais é ainda maior. Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 96,5% no Instagram e 79,3% no Twitter.


Na Câmara, além de 100% dos deputados estarem no Facebook, 97,3% estão no Instagram e 78,0%, no Twitter. Já no Senado, onde todos também estão presentes no Facebook, 91,4% têm perfil no Instagram e 87,7%, no Twitter.


Metodologia


O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º a 20 de fevereiro. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter. Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido