Menu

Videomaker do ac24horas mostra a realidade de Porto Acre, o lugar que já foi o coração do Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“O que me chama atenção em qualquer lugar são as pessoas. A movimentação, as conversas, a interação e as cores. Foi assim que imaginei minha pauta desse fim de semana em Porto Acre”, diz o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos,


A Cidade, que há anos atrás era um lugar tranquilo, de um povo sorridente e cheio de orgulho se perdeu com o tempo. “Cheguei em Porto Acre no domingo, lá pelas 15 horas, logo de cara já percebi um clima triste, estava irreconhecível”, relata Kennedy.

Publicidade

Comum como muitos municípios do Acre, Porto Acre é apontado pelos moradores mais antigos como um lugar “que não tem nada para fazer”. A constatação é do aposentado Francisco Cezário.


A rua principal do município, onde a história conta que começou a cidade, abriga comércios antigos, vendedores de banana, macaxeira e bares.


“Entrei nos prédios abandonados lembrando das vezes que fui ali como cinegrafista para ajudar a entrevistar políticos, empresários, porém, o que vi foi tristeza e mau cheiro. Um raio de alegria é despertado quando chego na varanda da casa limpa e bem cuidada que fica em frente a antiga sede do município. Dona Didi, 107 anos, me atrai com um sorriso salvador”, conta Santos.


A prefeitura Porto Acre mudou de lugar e não aproveitou o prédio antigo deixando tudo às moscas. O único hotel da cidade fechou e o museu não abre mais. Veja tudo isso na reportagem especial do ac24horas.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido